FANDOM

Por favor, note que este é um artigo da Wiki Naruto sobre a técnica. Caso você estiver procurando o artigo sobre o episódio 137 de Naruto: Shippūden, você deve ir para Amaterasu!.

O Amaterasu é uma técnica ocular do Mangekyō Sharingan. Dito como a técnica de fogo de mais alto nível[3] e a representaçào do "Mundo Material e Luz" (物質界と光, Busshitsukai para Hikari), Amaterasu é a antípoda do Tsukuyomi.[1]

Visão Geral

Uma técnica que consiste em materializar chamas negras no ponto de foco da visão do usuário.[4] Em situações comuns é quase impossível evitar o Amaterasu, no entando, se o alvo conseguir se mover rápido o suficiente para evitar ser focalizado, será impossível materializar as chamas no local desejado.[5] As chamas negras podem continuar queimando por sete dias e sete noites, sendo impossível extinguí-las com água ou outros métodos normais,[6] a menos que o usuário as apague de acordo com sua vontade.[7] As chamas negras do Amaterasu, que dizem ser "o fogo do inferno" e também dito que elas são tão quente quanto o sol,[4] queimam qualquer material (incluindo outras chamas) até que reste apenas suas cinzas.[8] Ao longo da série, alguns objetos mostraram certo grau de impermeabilidade às chamas, como a areia com infusão de chakra de Gaara[9] e o manto de chakra da versão 1 de Naruto.[10]

Normalmente o Amaterasu não requer o uso de selos de mão, apesar de Sasuke Uchiha ter usado o selo de mão do Tigre, sendo um selo comum para técnicas da liberação de fogo.[2] Graças à habilidade de seu Mangekyō Sharingan direito, Sasuke pode controlar e dar forma às chamas de Amaterasu, utilizando a Liberação de Chama: Kagutsuchi. Essa técnica pode ser selada dentro do Sharingan de outra pessoa.[2] É possível utilizar as chamas do Amaterasu como uma barreira ao cercar-se com as mesmas, impossibilitando possíveis avanços de ataques físicos diretos.[11] O uso dessa técnica causa uma grande pressão sobre o usuário, geralmente causando sangramento em seus olhos. Apesar de todo o seu potencial letal, o Amaterasu não queima de forma instantânea, permitindo que os alvos removam roupas em chamas antes que seu corpo seja pego ou remova partes do corpo antes de se espalhar.[12][13][14] Também é possível se livrar delas através de técnicas de selamento, afastando as chamas utilizando forças intangíveis,[15] absorvendo-as,[16] usando técnicas de espaço-tempo[17] ou afastando as chamas com as Esfera da Busca da Verdade.[18]

Variações

Chama de Calamidade (禍焔, Kaen)[19]
Chama de Calamidade (2)

A forma de vórtice que a técnica é lançada.

A técnica consiste em focar em um determinado ponto e enviar as chamas negras na direção do oponente em forma espiral, que vai queimando seu alvo até que nada sobre além das chamas negras.[8] Em Naruto: Ultimate Ninja 2, Itachi utiliza a Chama de Calamidade (禍焔, Kaen; Bandai: Chama Infortuna) como um de seus principais movimentos, porém com a animação do oponente correndo até ele antes do uso efetivo da técnica.

Outras Mídias

  • Em Naruto: Ultimate Ninja 2, Itachi inflama o Amaterasu em uma pedra atrás do oponente, destruindo-a parcialmente, depois inflama novamente atrás do oponente para assustá-lo, criando uma pequena cratera. Depois do opotente estar completamente assustado, Itachi inflama um Amaterasu mais potente, queimando o oponente e criando uma enorme cratera. Essa versão é conhecida como Sol Nascente (旭日, Kyokujitsu; Bandai: O Sol Nascente).
  • Em Naruto: Ultimate Ninja Heroes, Itachi ativa o Amaterasu, consumindo o oponente com um grande pilar de chamas negras. Após o ataque terminar, o Modo Tsukuyomi de Itachi é ativado.

Influência

A partir do mito e religião milenar japonesa do xintoísmo, Amaterasu, Tsukuyomi e Susanoo são todos deuses. Quando Izanagi lavou o rosto, depois de escapar do submundo, seu olho esquerdo tornou-se a Deusa do Sol, Amaterasu.

Curiosidades

  • No anime, o Amaterasu mostrou ser capaz de queimar através do manto da versão 2 de Yagura,[20] enquanto no mangá e posteriormente no anime, ele foi incapaz de queimar manto de chakra da versão 1 de Naruto.[10]
  • Em Naruto: Ultimate Ninja 2, Itachi aparece utilizando o Amaterasu com o olho esquerdo, enquanto que no mangá e anime ele executa a técnica com o olho direito.
  • Em Naruto: Ultimate Ninja Heroes, Itachi lança a técnica com seu Sharingan padrão de três tomoes. Esse erro, no entanto, foi corrigido mais tarde em Naruto: Ultimate Ninja Heroes 2: The Phantom Fortress.
  • Em Naruto Shippūden: Ultimate Ninja Storm 4, o Amaterasu de Sasuke e Itachi possui uma mistura de cor, de preto com lilás.

Veja Também

Referências

  1. 1,0 1,1 Segundo Databook, página 200
  2. 2,0 2,1 2,2 Naruto capítulo 682, página 4
  3. Terceiro Databook, página 289
  4. 4,0 4,1 Naruto capítulo 390, página 3
  7. Naruto capítulo 415, páginas 7-8
  8. 8,0 8,1 Naruto capítulo 390, página 2
  10. 10,0 10,1 Naruto capítulo 697, páginas 6-7
  13. Naruto capítulo 464, páginas 5-6
  16. Naruto capítulo 657, páginas 2-3
  17. Naruto capítulo 397, páginas 2-8
  18. Naruto capítulo 642, página 1-3
  19. Naruto: Ultimate Ninja 2, moveset de Itachi
  20. Naruto: Shippūden episódio 456

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Amaterasu