FANDOM

Anbus sob a ordem do Segundo Hokage

Uma das especializações mais secretas: Anbu.

Anbu (暗部; Literalmente significa: Esquadrão Assassino), abreviação para Esquadrão Especializado em Táticas de Assassinato (暗殺戦術特殊部隊, Ansatsu Senjutsu Tokushu Butai), é uma das especializações ninjas, considerada como esquadrão dentro de cada vila com um respectivo nome. Os ninjas desta especialização são selecionados minuciosamente para serem designados em missões de alta periculosidade, independente de suas características, exigindo, sobretudo, especialização em técnicas de assassinato, tortura, hipnose e conhecimento da anatomia humana. Embora reconhecidos em escala global, em sua maioria são desconhecidos, devido ao uso de máscaras e de falsas identidades. Os responsáveis pela divisões têm autonomia para recolocar um membro em uma outra posição ou designá-lo a uma troca de origem,[1] passando a ser um ninja de outra vila por tempo indeterminado.[2][3]

A fim de garantir maior segurança e êxito nas missões, há uma linha hierárquica baseada em méritos e experiências obtidas por cada indivíduo. Cada missão requer um novo time, com a supervisão de um membro com maior conhecimento e responsabilidade de auxiliar os membros mais novos em campo de batalha, na tentativa de evitar quaisquer falhas em uma missão, como a captura de informações valiosas — preferindo o sacrifício, em vez disso.[4] Esses membros são chamados de líderes de esquadrão (分队长, Buntaichō).

Uniforme Editar

Com exceção de Sunagakure, o uso de máscaras é padrão para esconder suas identidade. Também há uma diferença entre os padrões das máscaras; ora perturbadoras, ora sem detalhes.

Em Konoha, é comum o uso de máscaras com características assustadoras ou de animais, especialmente nas cores verde, vermelha, roxo, amarelo e azul. Os detalhes das máscaras de Konoha são similares às usadas pelo Grupo Prajñā, embora o grupo use máscaras de porcelana anexadas à faixas brancas em todo o rosto.

Já o modelo de máscara de poucos detalhes, somente com linhas e o símbolo da vila, é usado pelos ninjas de Kiri. Em Hoshigakure, devido aos altos índices de gases tóxicos, os ninjas utilizam uma máscara de gás.[5]

As vestimentas também seguem um padrão por vila; preta com armadura cinza no peito e braceletes da mesma cor, além de luvas e sandálias abertas, em Konoha; para os membros menores, em Kiri, as luvas são azuis e armaduras marrons, enquanto para os ninjas-caçadores, um kimono azul de listras amarelas; por fim, em Suna, uniformes de mangas curtas, com luvas pretas e armaduras marrons. Líderes de esquadrões podem usar capas, muitas vezes nas cores bege ou preta.

Os ninjas desta especialização recebem uma tatuagem e uma katana nas costas. No entanto, os membros da Raiz e os ninjas-caçadores não seguem esse padrão, sendo que em Kiri a aparência deve ser similar à de uma gueixa, com armação no cabelo e duas tranças presas por um tique metálico e unhas pintadas.

Finalidade Editar

Em princípio, esta classificação foi criada como meio de evitar às forças estranhas de adentrarem e vazarem qualquer informação e riqueza da vila, tal como os jinchūriki são.[6] Essa finalidade propôs aos membros à livre-execução de missões de risco elevado, geralmente notadas de rank-S. São comuns a designação para atividades de espionagem, assassinato ou proteção contra atentados.[7][8] Ainda que o regulamento deriva em cada vila, os membros desta classificação raramente são punidos com detenção, mesmo que tenham cometido algum crime enquanto realizavam uma missão.[9] Todas as informações obtidas pelo esquadrão são repassadas para o líder da vila, em seguida discutidas dentro do Conselho.

Kirigakure Editar

Semelhante ao padrão de Konoha sobre esta especialização, Kiri possui duas divisões: os quais estão sob ordens do Mizukage e os ninjas-caçadores, que, embora um grupo mais misterioso, também estão sob ordens do Mizukage. O regulamento dos esquadrões são semelhantes aos de outras vilas, exceto enquanto no reinado de Yagura, pois, nesse momento, os grupos detinham de liberdade para assassinar, capturar inimigos ou tirar vantagem sobre outras vilas. Essas medidas foram alteradas mais tarde por Mei Terumī.[10]

Ninjas-caçadores Editar

Criada para capturar e eliminar todos os desertores, esta subdivisão consiste em ninjas altamente capacitados e, normalmente, apoiados pelo Mizukage.[11] Devido às suas atividades, eles são conhecidos como "Esquadrão Funerário" (当る隊, Atarutai) e "Equipe de Diligência de Cadáveres" (死体処理班, Shitai Shorihan).[12] Em combate, é característico decapitar a vítima e descartar o corpo, mas, ainda assim, o desertor pode ser encaminhado ao Mizukage antes.[13]

Konohagakure Editar

Há duas divisões desta especialização em Konoha: aqueles sob ordens do Hokage e aqueles às de Danzō Shimura — grupo conhecido pela alcunha de "Raiz" (根, Ne). Os membros sob tutela do Hokage mantêm como ideal o bem-estar de todos na vila, incluindo corrigir choques de interesses na vila, impedindo de uma dissolução de clã ou deserções se repitam, em exemplo de Orochimaru e Madara Uchiha.

Raiz Editar

Faces da Ne

Os membros da Raiz.

Oposta à forma original, Danzō criou esta subdivisão após perder a corrida ao posto de Hokage contra Hiruzen Sarutobi,[14] uma vez que seu ideal baseado na falta de sentimentos ingênuos poderia vir a se tornar prejudicial à segurança dos aldeões contra ameaças externas.[15] Nesta facção, os membros recebem um selo especial em suas línguas para impedir o vazamento de informações a respeito de Danzō ou da facção como um todo. A facção é desconhecida, de modo a possibilitar que muitas missões sejam opostas ao desejo do Hokage. Com a derrota de Danzō contra Sasuke Uchiha, a facção foi dissolvida e submetida a Kakashi Hatake.[16][17]

Curiosidades Editar

  • No anime, muitos anos depois de ser atacado por Yashamaru, Gaara é novamente atacado por um grupo de ninjas com máscaras e vestimentas de Suna, porém é desconhecido se eles são de alguma facção privada, uma vez que Gaara já havia se tornado querido na vila.[18]
  • Em Shikamaru Hiden: Uma Nuvem se Acumulando na Escuridão do Silêncio, a fim de evitar o reconhecimento como espiões, os ninjas interagem com os aldeões, inclusive indo a restaurantes ou festas ao ar-livre.
  • O Modo História de Naruto: Clash of Ninja Revolution 2 é completamente baseado nos ninjas desta especialização, pouco oscilante com a obra original.

Referências Editar

  1. Naruto: Shippūden episódio 359
  2. Naruto capítulo 583
  3. Itachi Shinden capítulo 3, página 133
  4. Naruto: Shippūden episódio 90
  5. Naruto episódio 178
  6. Naruto capítulos 500-502
  7. Naruto capítulo 115
  8. Naruto capítulo 421
  10. Segundo Fanbook, página 123
  11. Naruto: Shippūden episódio 456
  12. Primeiro Fanbook, página 42
  13. Naruto: Shippūden episódio 147
  14. Primeiro Fanbook, página 44
  17. Boruto episódio 10
  18. Naruto: Shippūden episódio 182

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Anbu

  • Cadê a Anbu em Boruto?

    • Bom. A Anbu parece ter sumido em Boruto. Nem não filme e nem Anime. No filme houve um ataque a Konoha e nada de Anbu, nem protegendo o Hokag...
  • anbu

    4 mensagens
    • Fwy escreveu:Não. em quais vila possui?
    • Fwy
      Geralmente em todas as grandes vilas.