FANDOM

Trata-se de um golpe que é desferido pelo usuário em algum ponto frágil do corpo de seu inimigo, podendo atordoar ou até mesmo desacordar o inimigo.[2]

Usos Comuns Editar

  • Em um dos OVA da Parte I de Naruto, Sakura foi atingida na nuca. Esse ataque foi forte o suficiente para desacordá-la por um tempo.
  • Combinado com a força que recebeu do Selo Amaldiçoado do Céu, Sasuke foi capaz de lançar Zaku longe.[3]
  • No anime, Guren foi capaz de desacordar um prisioneiro muito maior do que ela apenas acertando seu pescoço.[4]
  • Durante alguns eventos no anime, alguns ninjas mostraram a capacidade de realizar golpes fatais em pontos de pressão no inimigo com o pé, dedo ou a própria palma da mão.
  • Em alguns casos foram usados punhais para desacordar algum alvo, tirando proveito da solidez do equipamento em questão pressionando algum ponto fraco do corpo do mesmo, geralmente sendo na nuca ou na parte superior das costas.

Curiosidades Editar

  • Esta técnica pode ter sido inspirada na arte marcial chinesa Qinna, que tem por objetivo acertar os pontos de pressão do oponente e imobilizá-lo.
  • No anime, a técnica mostrou-se efetiva mesmo contra seres sem vida e sensibilidade, como por exemplo:

Referências Editar

  1. Naruto CCG, ID CUSJ-125
  2. Naruto capítulo 113, páginas 13-14
  4. Naruto: Shippūden episódio 91
  5. Naruto episódio 217
  6. Naruto: Shippūden episódio 319