Wiki Naruto
Advertisement
Wiki Naruto

Esta é uma técnica que permite ao usuário animar os desenhos feitos a partir do método de pintura de Konoha[6] de forma como se a tinta ganhasse vida e faz com que os desenhos ajam conforme as vontades do usuário, tornando-a extremamente versátil.

Uso

Usando uma tinta especial diluída em óleo e água[6] e infundida com chakra,[7] o usuário flui o próprio chakra através do pincel, podendo rápida e precisamente desenhar figuras em seu pergaminho e, no momento que o pincel é removido do pergaminho, a figura é preenchida com um sentimento de vida e "salta" do papel, crescendo em tamanho real do que foi desenhado e agindo de acordo com a vontade do usuário.[1] Para comunicações discretas enquanto disfarçado, Sai é capaz de transformar palavras que ele escreve em pequenos animais, permitindo-as viajarem sem serem percebidas para o alvo pretendido, que, no entanto, necessita de um pergaminho para que o animal seja revertido novamente em uma informação escrita.[8] Sai ainda é capaz de produzir e adicionar selos explosivos nas figuras que desenha.[9]

Desvantagens

A técnica falhando de forma desastrosa.

Por ser feito de tinta, um único golpe ou impacto ou ainda o usuário cair inconsciente, normalmente são motivos o suficiente para dissipar a figura[10][11][12][13] e a técnica ainda torna-se frágil na chuva.[14] No anime, para que os desenhos permaneçam estáveis ao emergir, o estado emocional do usuário deve possuir uma verdadeira paixão por eles, pois, caso contrário, os desenhos imediatamente se dissipam,[5] bem como a tinta usada especialmente para a técnica é capaz de tomar conta do usuário caso ele não consiga controlar suas emoções negativas.[15]

Melhorias

O usuário pode potencializar a técnica ao criar vários desenhos para animar de uma vez, criando muitas figuras do mesmo desenho.[1] Ele ainda é capaz de criar um clone feito de tinta perfeito através dessa técnica[13] e performar uma poderosa técnica de selamento que prende o alvo em um pergaminho.[16] Como os desenhos são infundidos com o chakra do usuário e se movimentam, no anime, Inojin os utilizou para estender o alcance da percepção de sua Técnica Sensorial e localizar um alvo em uma ampla área.[17]

Variações Artísticas

A diferença estética do desenho de Inojin em contraste com o de Sai.

O uso de Inojin Yamanaka da técnica difere do seu pai em termos de design estético. Ao contrário dos desenhos curvos e em preto e branco de Sai, os de Inojin possuem linhas finas, angulosas e retas, além de serem normalmente coloridos. Inojin observou que o senso de estilo de seu pai parece ser "antiquado" comparado ao seu próprio.[18] Apropriadamente, seu design é chamado de Desenho de Imitação da Super Besta: Era Moderna (超獣偽画・現代, Chōjū Giga: Gendai).[19]

Lista de Desenhos

A característica mais marcante desta arte ninja é sua capacidade de criar vários efeitos com base unicamente no engenho do usuário.

Design de Sai

Leão Tomoe (巴獅子, Tomoe Shishi),[20] ou apenas Leão (獅子, Shishi)[21][22]

Leões de tinta de Sai.

Usados para atacar à distância, são normalmente criados em pequenos grupos como Leões Selvagens (乱獅子, Ranjishi)[23] para atacar oponentes diretamente.

Cobra (蛇, Hebi)[23]

Cobras de tinta de Sai.

Normalmente utilizadas como suporte, as cobras podem ser usadas como cordas a fim de restringir alguém.[24] Com a capacidade de de passar entre pequeninas fendas sem qualquer ruído, elas podem também ser usadas para fins de assassinato,[25] bem como um fluxo contínuo de tinta as fortalece.[26]

Rato (鼠, Nezumi)[27]

Ratos de tinta de Sai.

Geralmente usados em ninhada, eles podem fazer uma busca em área para encontrar um alvo muito mais rapidamente do que o usuário seria capaz por conta própria.[28] Sendo tão pequenos, os ratos são imperceptíveis, tornando-os também adequados para serem convertidos na entrega de mensagens.[29]

Falcão (鷹, Taka)[30]

Falcão de tinta de Sai.

É normalmente utilizado como montaria para reconhecimento[31] ou viagens em alta velocidade,[32] mas pode ser usado para aterrissar contra um oponente a fim de infligir dano[33] ou ataque surpresa aéreo.[31]

Pardal (燕雀, Enjaku)[20]

Pardais de tinta de Sai.

São versões menores dos falcões e podem ser usados para obstruir a visão do oponente,[34] carregar selos explosivos[9] ou entregar mensagens.[8]

Coruja[35]

Coruja de tinta de Sai.

Vista exclusivamente em filme, é utilizada como montaria durante a batalha.

Morcego (蝙蝠, Kōmori),[36]

Morcego de tinta de Sai.

Visto exclusivamente no anime, pode se transformar em um guarda-chuva improvisado,[37] ou lançar-se contra o rosto do inimigo a fim de cegá-lo.[38]

Peixe[39]

Peixe de tinta de Sai.

Utilizado para enviar mensagens pela água, o peixe nada de encontro ao destinatário e se dissipa na água, revelando o seu conteúdo.

Lesma[40]

Lesma de tinta de Sai.

Vistas exclusivamente no anime, são usadas para distração e podem ser desenhadas de vários tamanhos e pesos.

Pássaro de cauda bifurcada[41]

Pássaro de tinta mensageiro de Sai.

Visto exclusivamente no anime, foi usado para carregar uma mensagem criptografada até Tsunade.

Gato, Coelho e Esquilo[33]

Gato, coelho e esquilo de tinta de Sai.

Vistos exclusivamente no anime, são usados para distração durante o dia de folga de Sai.

Dragão (龍, Ryū)[20]

Dragão de tinta de Sai.

É usado para atacar inimigos em um uma velocidade muito alta, a fim de engoli-los.[42]

Reis Benevolentes (仁王, Niō)[43]

Humanoides de tinta de Sai.

São dois gigantescos seres poderosos, Agyō (阿形) e Ungyō (吽形),[44] usados ​​para atacar fisicamente o inimigo com a sua grande força.[45]

Pássaros Explosivos[9]

Pássaros explosivos de tinta de Sai.

Os selos explosivos criados através dessa técnica possuem o intuito de criar um ataque destrutivo surpresa, embora não se sabe como ocorre o efeito explosivo.

Tigre (虎, Tora)[46]

Tigre de tinta de Sai.

Assim como os leões, os tigres são usados cercar o alvo e atacar,[47] bem como são usados para selar o inimigo em um pergaminho.[16]

Caranguejo[48]

Caranguejo de tinta de Sai.

Visto exclusivamente em filme, trata-se de uma imitação do Guardião do Portão que Sai foi capaz de copiar, sendo forte o suficiente para aguentar colisões e explosões.

Design de Inojin

Falcão (鷹, Taka)[30]

Falcão de tinta de Inojin.

É normalmente utilizado para capturar e carregar itens.[49]

Pardais (燕雀, Enjaku)[20]

Pássaros de tinta de Inojin.

São versões menores dos falcões que podem ser usados para distrair[50] e obstruir a visão do oponente[51], bem como para expandir o escopo da percepção sensorial de Inojin através de seu chakra infundido neles.[17]

Cobra (蛇, Hebi)[23]

Cobras de tinta de Inojin.

Normalmente utilizadas como suporte, as cobras podem ser usadas para distrair e enganar o oponente.[52]

Lagarto[50]

Lagarto de tinta de Inojin.

São usados principalmente para causar pânico e tumultuo.

Anomalocaris[53]

Anomalocaris de tinta de Inojin.

Usados especialmente para distrair o oponente e explodir em tinta[53], também podem ser utilizados para capturar um ou mais oponentes.[54]

Leão Tomoe (巴獅子, Tomoe Shishi),[20] ou apenas Leão (獅子, Shishi)[22]

Leões de tinta de Inojin.

São usados para atacar à distância, sendo normalmente criados em pequenos grupos como Leões Selvagens (乱獅子, Ranjishi)[23] para atacar oponentes diretamente.[5]

Bico-de-Tamanco[5]

Bico-de-tamanco de tinta de Inojin.

Utilizado como montaria para resgates[5] ou observação da área.[51]

Desenho de Himawari[5]

Desenho de Himawari animado por Inojin.

Um desenho cheio de alegria e paixão feito a giz por Himawari Uzumaki e animado por Inojin ao infundir seu próprio chakra na folha.

Tigre (虎, Tora)[46]

Tigre de tinta de Inojin.

É usado para selar o inimigo em um pergaminho[55] ou para atacá-lo diretamente.[17]

Influências

Esta técnica referencia o "Chōjū-jinbutsu-giga" (鳥獣人物戯画, literalmente significa: caricaturas de animais antropomórficos), ou "Chōjū-giga" de forma abreviada, um conjunto de quatro pergaminhos ilustrados pertencentes ao Templo Kōzan-ji (高山寺) em Kyōto, no Japão e às vezes creditado como o primeiro mangá. Os pergaminhos descrevem vários animais antropomórficos dançando e brincando durante uma animada cerimônia, que parece ser a base para a capacidade de Sai em animar seus próprios desenhos para diversos propósitos.

Outras Mídias

Curiosidades

  • "Chōjū Giga", com o kanji de "caricatura", é o nome de uma obra ilustrada do Período Heian (anos 794-1185), por volta do século XII, de autoria de um monge budista chamado Toba. A história, contada com imagens sequenciais, é uma sátira sobre o comportamento de fanáticos religiosos e da nobreza, onde os personagens são animais que falam e se vestem como humanos. É uma das mais antigas histórias em quadrinhos do Japão.
  • Embora as criaturas sejam preenchidas por emoções, elas não possuem quaisquer sentimentos e são controladas única e exclusivamente pela vontade do usuário.[1]
  • A técnica possui um cheiro característico de adesivo com óleo queimado, segundo Sakura Haruno, provindo do método de pintura.[6]
  • O método de pintura usado na execução da técnica é tipicamente de Konohagakure, a ponto de fazer Sakura questionar se o livro encontrado em Redaku teria sido feito naquele país ou se ele veio da vila, concluindo ainda que ele poderia ser originalmente ilustrado por alguém provindo de Konoha que passou algum tempo em Redaku. Baseado nisso, os shinobi do País do Fogo deduziram que o livro de alguma forma estava relacionado a Hagoromo Ōtsutsuki, indicando que o sábio tinha domínio do método, mas é incerto se ele tinha alguma ligação com a técnica.[6]
  • Embora seja necessária uma tinta especial diluída em óleo e água[6] infundida com chakra[7] e fluir seu chakra pelo pincel[1], Inojin foi capaz de executar a técnica no desenho de Himawari feito com giz de cera ao infundir seu próprio chakra na folha.[5]
  • De acordo com Sai, esta técnica não funciona tão bem na chuva.[14] No anime, no entanto, Sai pode usar esta técnica como um guarda-chuva[37] e como um peixe[39] capaz de nadar e enviar mensagens pela água.
  • Em Naruto Shippūden o Filme: Laços, Sai cria um pardal grande o suficiente para servir de montaria, mas ele não se assemelha com um falcão.
  • No anime, Sai notou que a paixão de Boruto Uzumaki pelos seus desenhos poderia fazer dele um usuário bem sucedido da técnica.[5]

Veja Também

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 Terceiro Databook, páginas 286-287
  4. Naruto Shippūden: Ultimate Ninja Storm 4, moveset de Sai
  5. 5,0 5,1 5,2 5,3 5,4 5,5 5,6 5,7 Boruto: Naruto Next Generations episódio 33
  6. 6,0 6,1 6,2 6,3 6,4 Sasuke Retsuden: Os Descendentes Uchiha e a Poeira Estelar capítulo 3
  7. 7,0 7,1 Naruto: Shippūden episódio 95
  8. 8,0 8,1 Naruto capítulo 457, página 4
  9. 9,0 9,1 9,2 Naruto capítulo 520, página 19
  10. Naruto capítulo 633, páginas 13-14
  12. Naruto capítulo 656, páginas 15-17
  13. 13,0 13,1 Naruto capítulo 482, páginas 6-8
  14. 14,0 14,1 Naruto capítulo 573, página 12
  15. Naruto: Shippūden episódio 284
  17. 17,0 17,1 17,2 Boruto: Naruto Next Generations episódio 177
  18. Naruto capítulo 700+1, página 10
  19. Volume 2 de Boruto, perfil de personagem do Inojin
  20. 20,0 20,1 20,2 20,3 20,4 Naruto Shippūden: Ultimate Ninja 5, moveset de Sai
  22. 22,0 22,1 Naruto Shippūden Carddass, ID J-085
  23. 23,0 23,1 23,2 23,3 Naruto Shippūden: Ultimate Ninja Storm 2, moveset de Sai
  24. Naruto capítulo 288, páginas 10-11
  26. Naruto: Shippūden episódio 104
  27. Naruto Shippūden Carddass, ID J-159
  28. Naruto capítulo 305, páginas 4-5
  33. 33,0 33,1 Naruto: Shippūden episídio 238
  34. Naruto: Shippūden episódio 276
  35. Naruto Shippūden o Filme: Laços
  36. Naruto CCH, ID KSN-1458
  37. 37,0 37,1 Naruto: Shippūden episódio 81
  38. Naruto: Shippūden episódio 149
  39. 39,0 39,1 Naruto: Shippūden episódio 109
  40. Naruto: Shippūden episódio 145
  41. Naruto: Shippūden episódio 148
  42. Naruto: Shippūden episódio 290
  43. Naruto: Shippūden episódio 263
  44. Quarto Databook, página 270
  45. Naruto capítulo 518, páginas 13-14
  46. 46,0 46,1 Quarto Databook, página 288
  47. Novela Shikamaru Hiden capítulo 11
  48. The Last: Naruto o Filme
  49. Boruto: Naruto Next Generations episódio 2
  50. 50,0 50,1 Boruto: Naruto Next Generations episódio 4
Advertisement