FANDOM

Esta é uma técnica única para Gaara, desencadeada pela vontade de sua mãe, Karura.

Uso Editar

Sempre que Gaara está prestes a ser golpeado, a areia irá cercar automaticamente e protegê-lo graças à vontade de sua mãe.[4][5] A areia vai reagir independentemente da vontade de Gaara, protegendo-o até mesmo de ferimentos auto-infligidos.[6] Embora o Gaara também possa controlá-la.[7]

Defesa de areia frontal

A areia defendendo ataques frontais.

O escudo é formidável em termos de velocidade e força,[8] capaz de resistir a ataques consideravelmente fortes[9] e bloqueando projéteis rápidos.[10][11] No entanto, Rock Lee e Sasuke Uchiha foram capazes de superar essa defesa em sua forma básica com velocidades extremas e uma grande quantidade de força bruta.[12][13] O Escudo de Areia e a Armadura de Areia juntos eram conhecidos como Defesa Absoluta (絶対防御, Zettai Bōgyo) de Gaara,[7] bem conhecida e elogiada mesmo por Naruto, que havia acabado de presenciar as defesas de A.[14]

Formas Editar

Defesa circular de areia

A areia do escudo combinada com minerais.

Quando uma das formas de essa defesa é rompida, Gaara é capaz de melhorar e criar outras defesas mais poderosas.[15]

Gaara também pode alterar a forma do escudo e sua densidade,[16] bem como combinar com minerais pré-existentes no solo, para aumentar a velocidade e a resistência da defesa.[17][11][18] Os escudos podem ser de vários tamanhos e, embora a forma mais comumente usada seja em forma de muro para defender de ataques diretos,[19][20] o usuário pode definir diferentes formatos para o bloqueio, sendo os mais conhecidos: o Casulo de Areia[21], a Defesa Absoluta Rígida Final: Escudo de Shukaku (最硬絶対防御・守鶴の盾, Saikō Zettai Bōgyo: Shukaku no Tate)[22] e o Escudo de Areia — Karura (砂の盾・加流羅, Suna no Tate — Karura).[23]

A falha do escudo frontal

Um ataque passa pelo vão da defesa.

Justamente por deixar aberturas para ataques em outras direções,[24] o formato de muro pode ser modificado para as outras formas. Uma das aplicações de transformação da forma na técnica cobre seu entorno, de forma circular, cobrindo a falha da forma de muro, mas deixa suas extremidades de cima e de baixo ainda desprotegidas,[15][25] enquanto a forma de Casulo de Areia é usada por Gaara para cercar-se completamente no escudo, aumentando seu alcance defensivo,[26] mas faz com que o usuário perca todo seu campo de visão,[27] fazendo-se necessário o uso do Terceiro Olho para observar os movimentos de seus oponentes.[11] Para se proteger de um ataque direto, ele também pode criar uma réplica do brinquedo de Shukaku usando um chapéu de aba larga rural, que é aproximadamente três vezes o seu tamanho, sendo praticamente indestrutível por ser formada sob extrema pressão e construída dos mais fortes minerais.[17] A forma do busto de Karura, podendo incluir até seus braços e mãos para proteger o alvo,[18] pode ser utilizada para formar um molde mais amplo do escudo de areia, sendo resistente o suficiente para proteger um pelotão inteiro[8] e auxiliar na defesa de outra técnica.[28] Todas as formas podem ser utilizadas no ar, sem qualquer prejuízo.[11][18][29]

O usuário ainda é capaz de controlar a areia da defesa para combater os inimigos, criando espinhos perfurantes de areia[30] ou esmagando membros do oponente,[31] embora isso torne-se uma desvantagem, já que a areia utilizada desfalca a defesa de redoma perfeita.[32]

Melhorias Editar

Gaara protege Sasuke

A areia segurando um golpe de A e ignorando os efeitos do Amaterasu de Sasuke.

Depois de assumir o posto de Kazekage, o escudo de areia de Gaara tornou-se tão rápido que mesmo o Amaterasu não conseguiu rompê-lo[33] e o escudo tornou-se ainda tão forte que mesmo a força extrema da Queda da Guilhotina de A não conseguiu atravessá-lo.[34]

Após a Quarta Guerra Mundial Ninja, Gaara foi capaz de incorporar suas outras habilidades à essa técnica, como a Liberação de Vento e a sua kekkei genkai em seus escudos. Misturando suas partículas metálicas brilhantes em seu Escudo de Areia, ele foi capaz de criar uma complexa a poderosa defesa, capaz de burlar técnicas criadas especificamente para explorar as fraquezas de sua areia.

Variações da Forma Editar

Os escudos criados pela técnica assumem as seguintes formas vistas até o momento:

Curiosidades Editar

  • Esta habilidade foi primeiro creditada sendo promulgada pelo desejo do Shukaku para sobreviver, mas mesmo depois da besta ser extraída do corpo de Gaara, a habilidade permaneceu com ele. Tanto o pai quanto o tio de Gaara, afirmaram que é a vontade de sua mãe que move a areia para proteger o filho por amor e não o desejo do Shukaku.[5][18]
  • Durante os Exames Chūnin, Gaara usou esta técnica na forma de casulo para se proteger de Sasuke na tentativa de ter tempo o suficiente para realizar sua transformação em Shukaku,[35] mas o mesmo foi capaz de superar essa defesa com seu Chidori.[36]

Veja Também Editar

Referências Editar

  1. Primeiro Databook, página 202
  2. Naruto: Shinobi Collection Shippū Ranbu, moveset de Gaara
  3. Naruto CCG, ID ANCJ-414
  5. 5,0 5,1 Naruto capítulo 547, página 16
  7. 7,0 7,1 Primeiro Databook, página 55
  8. 8,0 8,1 Naruto capítulo 557, páginas 10-11
  10. Naruto capítulo 215, páginas 7-8
  11. 11,0 11,1 11,2 11,3 Naruto capítulo 248, páginas 15-17
  12. Naruto capítulo 82, páginas 16-18
  13. Naruto capítulo 111, páginas 17-18
  17. 17,0 17,1 Naruto capítulo 217, página 3
  19. Naruto capítulo 82, páginas 5-8
  21. Naruto CCG, RARJ-138
  22. Segundo Databook, página 225
  23. Studio Pierrot: Arquivo 3910
  24. Naruto: Shippūden, episódio 411
  25. Naruto: Shippūden, episódio 182
  26. Naruto capítulo 112, páginas 10-13
  28. Naruto capítulo 563, páginas 9-10
  29. Naruto capítulo 557, páginas 13
  32. Naruto capítulo 249, páginas 2-3
  35. Naruto capítulo 114, páginas 10-11
  36. Naruto capítulo 113, páginas 16-17