Wiki Naruto
Advertisement
Wiki Naruto

As Esferas do Caminho da Verdade são esferas negras maleáveis de chakra no qual os usuários podem alterar sua forma e obter diversos tipos de efeitos de acordo com a sua vontade.

Aquisição

Foram mostradas diversas maneiras de como as esferas foram adquiridas. Dentre as apresentadas foram:

Uso

O número de Esferas do Caminho da Verdade varia de usuário para usuário. Obito e Madara ganharam dez esferas quando se tornaram jinchuuriki do Dez-Caudas. Obito inicialmente tinha apenas duas esferas, porém quando ganhou o controle sobre a besta, ganhou mais oito. Naruto ganhou apenas nove esferas após obter o Modo Sábio dos Seis Caminhos e manifestar o chakra das nove bestas com caudas,[7] e Toneri Ōtsutsuki é retratado com uma quantidade indeterminada de esferas.[8] Quando não estiverem sendo usadas, as esferas geralmente ficam flutuando atrás das costas do usuário em uma formação circular, no caso de Hamura foram retratadas em formação sigmoideo.[8] Os orbes estão sempre em modo de espera desde que são criadas,[9] e os usuários não podem criar orbes adicionais após o número inicial de aquisição. Quaisquer clones produzidos pelo usuário não terão suas próprias Esferas do Caminho da Verdade, podendo assim distinguir os clones do usuário real.[10] Os clones podem, no entanto, ter as esferas passadas para eles. As Esferas do Caminho da Verdade são compostas de todas as cinco naturezas básicas e o Estilo Yin-Yang,[11] superando as Kekkei Genkai e Kekkei Tōta.[12] Uma das habilidades mais interessantes que as esferas podem oferecer, é a capacidade de manipular os elementos contidos dentro delas, a fim de criar novos elementos e novos efeitos a partir disso.[1] Quando Obito obteve o controle sobre o Dez-Caudas, ele pode combinar o elemento Yin-Yang presente na esfera, podendo anular qualquer forma de ninjutsu e por consequência, tornando qualquer ninjutsu inútil contra ele. Essa habilidade foi capaz de anular as habilidades regenerativas da técnica Reencarnação do Mundo Impuro, tornando possível, matar ou danificar permanentemente os que foram trazidos de volta a vida através desse jutsu.[13] Se o usuário morrer, ou seu chakra desaparecer de alguma maneira, as esferas iram se desintegrar assim como ocorre com os receptores negros.[14] As Esferas do Caminho da Verdade são extremamente destrutivas, capazes de transformar alvos em poeira de uma maneira muito parecida com a Estilo Pó de Ōnoki, como observado por Hiruzen.[12] As esferas também são semelhantes às Bola da Besta com Cauda,[4] fato demonstrado por Naruto ao usá-las para formar o Rasenshuriken da Bola de Besta com Cauda.[15] Enquanto em sua forma esférica padrão, elas podem ser utilizadas como projéteis, podendo ser lançadas em alta velocidade[16], como explosivos, fazendo-as expandir e destruir tudo ao seu redor,[17] ou para curar ferimentos do usuário através de contato físico.[18]

Formas Variantes

Esta técnica pode ser manipulada numa variedade de formas para várias finalidades. De acordo com Hiruzen, existe um limite de tempo para cada transformação de forma diferente executada. Obito usou a substância negra como receptores de chakra, atirando-os em seis direções para realizar a Seis Formações Vermelhas Yang.[19] As esferas também podem ser usadas ​​para criar a Espada de Nunoboko.[20] A técnica é altamente durável, apenas tendo danos causados por técnicas extremamente poderosas, como o Elefante do Anoitecer e uma Bola da Besta com Cauda reforçada com o senjutsu.[21][22]

Desvantagens

De acordo com Hiruzen, há um limite para a duração das transformações de forma que podem ser executadas.[12] Segundo Minato Namikaze, o usuário pode somente controlar as Esferas do Caminho da Verdade a 70 metros de sua localização. Ele também observou que quando a técnica é usada, ela não pode ser desativada.[23] Depois de ver os efeitos da técnica imbuída de energia natural de Gamakichi, Naruto e Tobirama perceberam que as esferas não podiam anular ao senjutsu, somente ao ninjutsu.

Outras Mídias

  • Carma: Esferas do Caminho da Verdade (業刻・求道玉, Gōkoku: Gudōdama): Obito infla suas esferas e as lança em direção a seu oponente, que explodem ao colidirem.
  • Esferas do Caminho da Verdade: Três Mundos Mortos (求道玉・三界死滅, Gudōdama: Sangaishimetsu): Obito inflama suas esferas e então as reúne em uma única maior, que ele lança sobre seu alvo.
  • Estilo Yin-Yang: Aniquilação do Mundo de Poeira (陰陽遁・塵界滅消, Omnyōton: Jinsakai Metsushō): Obito lança três esferas em seu oponente, explodindo-o. Em seguida, ele produz três grandes braços com as esferas restantes e o esmaga entre os punhos.
  • Tumba: Lado da Prisão (輪墓・辺獄, Wahaka: Hengoku): Madara executa um ataque sequencial com suas quatros sombras do Limbo: Lado da Prisão, então ele inflama suas esferas e as lança contra seu oponente, incinerando-o.

Curiosidades

  • O termo Caminho da Verdade (求道, Kyūdō; Gudō) vem do Budismo Mahayana. O kanji 求 significa desejar, enquanto o Caminho (道, ) na doutrina Mahayana é encontrar a verdade suprema dentro de sua própria mente.
  • Uma vez que Obito havia se transformado no Sábio dos Seis Caminhos anteriormente, ele foi capaz de tomar parte do poder de Madara,[24] assim sendo capaz de alterar a forma do Zetsu Negro e usá-lo efetivamente como uma Esfera do Caminho da Verdade.[25]
  • Quando um jinchūriki do dez-caudas ganha o controle sobre a besta, a variante shakujō parece formar-se instintivamente em sua mão. Tanto Obito quanto Madara, cada um deles exercia a metade do shakujō completo de Hagoromo.
  • Apesar do quarto databook afirmar que as Esferas do Caminho da Verdade aparecem quando alguém desperta o Senjutsu do Seis Caminhos, o databook não classifica esta técnica como senjutsu. Hamura e Toneri fizeram uso desta técnica sem possuir o Senjutsu do Seis Caminhos.
  • Em Naruto Shippūden: Ultimate Ninja Storm 4, algumas variações podem ser observadas, como:
    • Obito e Madara empregam as esferas de várias maneiras, tais como foices, brocas, discos giratórios, shuriken de dez pontas, projéteis de alta velocidade e como mãos com as quais a disparam Bolas da Besta com Cauda.
    • As Esferas do Caminho da Verdade têm um reflexo roxo.
    • A variação explosiva assume uma coloração escura ao invés da reluzente apresentada em outras mídias.
    • Madara molda uma das esferas em uma espada fluida, semelhante à espada do Susanoo em sua forma esquelética, embora ainda de cor escura. Essa espada se difere muito da Espada de Nunoboko.

Veja Também

Referências

  1. 1,0 1,1 Quarto Databook, página 249
  3. Naruto capítulo 690
  4. 4,0 4,1 Quarto Databook, página 309
  5. Quarto Databook, página 249
  6. The Last: Naruto o Filme
  8. 8,0 8,1 The Last: Naruto o Filme
  10. Naruto capítulo 675, páginas 10-11
  12. 12,0 12,1 12,2 Naruto capítulo 639, páginas 7-8
  13. Naruto capítulo 642
  14. Naruto capítulo 680, páginas 10-11
  17. Naruto capítulo 640, páginas 5-8
  19. Naruto capítulo 643
  20. Naruto capítulo 651
  21. Naruto capítulo 669, páginas 15-16
  22. Naruto capítulo 649, páginas 4-5
  23. Naruto capítulo 669, páginas 6-7
  24. Naruto capítulo 665
  25. Naruto capítulo 666
Advertisement