A Espada de Totsuka, também conhecida como Sakegari no Tachi (酒刈太刀, Espada Longa Cortadora de Saquê), é uma variação da Espada de Kusanagi. Ela é embainhada numa jarra de saquê; a lâmina é de fato o líquido dentro do recipiente que é solto e moldado, ao invés do que uma espada convencional. Ela é uma arma etérea, com uma lâmina encantada capaz de selar qualquer coisa que ela perfure. Aqueles que são perfurados por ela são sugados para dentro da jarra e presos num “mundo de sonhos embriagados” como um genjutsu por toda eternidade; e além disso, Itachi também conseguiu remover o selo amaldiçoado de Sasuke ao perfurar e remover Orochimaru do corpo de Sasuke. Orochimaru procurou pela espada por toda sua vida e Zetsu comentou que ele nunca pôde achá-la.[1]

Junto com o Espelho de Yata, a espada de Totsuka é uma arma carregada pelo Susanoo de Itachi e é usada pela terceira mão que cresce de seu antebraço direito. Juntas, elas tornavam Itachi quase invencível.[2]

Influência

  • A espada de Totsuka é a lâmina usada por Izanagi para matar seu filho recém-nascido Kagu-Tsuchi, após seu nascimento ter queimado sua mãe Izanami até a morte. Do sangue na espada nasceram oito novos deuses Shinto.
  • A espada Totsuka é a espada usada pelo deus Susanoo para exterminar a cobra de oito cabeças e oito caudas Yamata no Orochi, assim como ela foi usada pelo Susanoo de Itachi para derrotar a técnica Técnica de Oito Ramificações de Orochimaru.

Curiosidades

  • A espada tem sido popularmente mal-traduzida como “o oposto perfeito da Kusanagi”.
  • No mangá, a espada aparece como uma lâmina etérea composta de líquido, mas no anime ela tem uma aparência flamejante.[3]
  • O Susanoo de Itachi carrega a Espada de Totsuka em uma cabaça. Uma arma etéreo dentro de uma cabaça poderia ser uma referência ao Hyōtan-Kozo, um espírito cabaça do folclore japonês. Isso também pode ser uma referência à forma como Susanoo deixou o Yamata no Orochi bêbada antes de matá-la com a espada de Totsuka.
  • No anime, a forma final de Susanoo de Sasuke foi erroneamente representada com uma cabaça na mão secundário direita.[4]
  • O Susanoo completo de Itachi foi mostrado empunhando uma adaga no mangá, enquanto no anime parecia com a Espada de Totsuka completa com a cabaça [5]

Veja Também

Referências

  3. Naruto Shippūden episódio 138
  4. Naruto Shippūden episódio 214
  5. Naruto Shippūden episódio 337