FANDOM

O Fio de Aço é uma fina fibra constituída de aço, servindo a diversos propósitos. Por sua maleabilidade e por sua fina espessura — comparado a outros materiais maleáveis, seus usos são virtualmente infinitos, como por exemplo: manipular espelhos, manipular armas,[2][3][4] conectar o usuário com o alvo a fim de executar uma técnica,[5][6] segurar uma pessoa,[7] rappel,[8] estilingue,[9] prender e restringir os movimentos de alguém,[10][11] delimitar um perímetro,[12] contra-atacar,[13] cortar objetos duros — como madeira,[14] músculos e ossos[15] — e, principalmente, criar de armadilhas comuns[16] e explosivas.[17][18]

A espessura do fio também pode determinar a resistência e a capacidade de corte que ele possui, podendo um fio ser fino e afiado o suficiente para dilacerar carne e ossos, mas não para cortar uma kunai de ferro.[15] Ele pode também ser fino o suficiente para ser estourado por uma kunai e ativar uma armadilha[19] ou ainda ser estourado com os dentes.[20]

Um uso específico para a Nuibari é costurar os oponentes entre si e em cima de outros objetos,[21] uma vez que o fio de aço está ligando a uma das extremidades, a qual possui um buraco, por onde passa o fio e ele é amarrado. A precisão para que isso possa acontecer deve-se à habilidade do usuário em manusear a grande espada e no formato de agulha que ela tem, uma vez que uma de suas pontas é afiada e a outra carregar um fio interligado, permitindo ao usuário "dar pontos".[22]

No anime, Monju utiliza os fios como seu principal estilo de combate, sendo capaz de aprimorar seu uso através da aplicação de seu chakra. Ele faz isso deixando os fios afiados o suficiente ao ponto de cortar os mais resistentes objetos feitos de metal, como portões e cascos de navio, apenas projetando seu chakra através do fio.[23] Monju ainda pode utilizar as linhas com seu chakra para criar um emaranhado de fios a fim de protegê-lo e para prender alguém dentro.[20]

Técnicas Utilizadas Editar

Curiosidades Editar

  • Um erro em relação à espessura do fio foi cometido em diferentes mídias de Boruto: Naruto Next Generations. Inicialmente, quando Sarada saca o fio de sua bolsa de ferramentas, o fio é visto com espessura grossa, porém, quando a cena muda para o fio salvando Boruto de cair na tinta, ele é visto com uma espessura muito mais fina.[7][24][25]
  • Não fica claro se Monju é capaz de criar naturalmente a partir de seu corpo esses fios, uma vez que em diversas cenas do anime os fios aparentam sair de sua mão instantaneamente.
  • Os selos de mão performados por Monju refletem no desenho que os fios fazem antes de começar a técnica, bem como o formato do ataque ao finalizar.[23]

Referências Editar

  1. Naruto Shippūden: Ultimate Ninja Storm 2, moveset de Chiyo
  4. Naruto capítulo 358, páginas 12 e 18
  7. 7,0 7,1 Boruto: Naruto Next Generations capítulo 3, página 17
  8. Naruto, episódio 30
  9. Naruto, episódio 212
  11. Naruto capítulo 178, páginas 3-5
  14. Naruto capítulo 268, páginas 4-5
  15. 15,0 15,1 Naruto: Shippūden episódio 288
  20. 20,0 20,1 Naruto episódio 211
  21. Naruto: Shippūden episódio 284
  22. Naruto capítulo 523, páginas 11-12
  23. 23,0 23,1 Naruto episódio 209
  24. Boruto: Naruto Next Generations episódio 56
  25. Boruto: Naruto o Filme