FANDOM

Por favor, note que este é um artigo da Wiki Naruto sobre a técnica original para manipular marionetes. Caso você esteja procurando o artigo sobre a técnica do clã Fūma, você deve ir para Fios de Chakra.

Fios de Chakra (チャクラの糸, Chakura no Ito) é uma técnica que normalmente é usada por marionetistas que lhes permite controlar suas marionetes em batalha.

Uso Editar

Uma vez que estes fios são feitos de chakra muito concentrado, eles podem ser vistos por pessoas além do usuário. Curiosamente, assim como puxar objetos em direção à ele com os fios, o usuário também pode "empurrar" objetos para longe dele, e até mesmo parar objetos em movimento como serras.[2] Chakra também pode ser transferido através dos fios, como para ativar algumas habilidades em marionetes.[3] Os fios de chakra também pode ser anexados a outros objetos, permitindo ao usuário controlar, ou pelo menos atrapalhar outras coisas.

Em um exemplo, Kankurō usou os fios de chakra para fazer Naruto Uzumaki tropeçar quando eles se conheceram.[4] Em outro, Chiyo usa os fios de chakra para controlar uma pessoa como uma marionete. Um usuário habilidoso pode suprimir o chakra a ponto de que os fios se tornem invisíveis, como Chiyo fez com o Ataque de Lâminas Manipuladas para esconder um fio para conectá-lo à cauda de ferro de Hiruko.[5] Kankurō mostrou a habilidade de anexar seus fios de chakra para aqueles de outro usuário.[6] Esta técnica é limitada a um fio principal por dedo para os seres humanos normais, mas o núcleo modificado de Sasori foi capaz de emitir fios suficientes para controlar mais de cem marionetes.

Outros Usos Editar

No anime, o uso dos Fios de Chakra tem sido ampliado para além da manipulação de marionetes:

  • O Clã Fūma possuía sua própria versão dessa técnica, em que os fios eram usados para ligar o coração do alvo ao do utilizador. Dessa forma, qualquer dano recebido por um, será replicado no outro. Em última análise, se um morrer, o outro também morrerá.[7]
  • Alguns shinobi de Sunagakure foram vistos usando arcos cujo o fio era feito de chakra. Eles usavam isso para disparar kunai.[8]
  • podia usar os Fios de Chakra para formar um casulo em torno de si para proteção pessoal e inibir a ação de técnicas de absorção de chakra.[9]

Curiosidades Editar

  • No anime, os fios foram mostrados podendo atravessar objetos sólidos.[10]

Referências Editar

  2. Naruto capítulo 268, páginas 4-7
  6. Naruto capítulo 518, páginas 2-3
  7. Naruto, episódio 140
  8. Naruto Shippūden, episódio 400
  9. Naruto Shippūden, episódio 412
  10. Naruto Shippūden, episódio 449