FANDOM

Gamabunta (ガマブン太, Gamabunta) é o sapo chefe do Monte Myōboku. Ele é às vezes chamado simplesmente de Bunta (ブン太, Bunta).

Personalidade Editar

Gamabunta é um sapo mal-humorado e extremamente apático. Ele não gosta de receber ordens de ninguém, a menos que o invocador seja muito talentoso e ganhe seu respeito. Jiraiya, Minato e Naruto são três das poucas pessoas que ele deixa andar em cima de sua cabeça. Apesar dele ser bastante confiante em suas habilidades como lutador, ele está bem ciente de suas limitações e é perspicaz sobre os poderes de seus inimigos, mostrado na sua apreensão quando confrontou Shukaku de cabeça erguida.

Ele fala no dialeto de Hiroshima e utiliza algumas palavras em japonês que apenas um gangster yakuza usaria, mas ele é retratado como uma força poderosa e positiva em última instância. Ele é ferozmente protetor de seus parentes, onde, só decidiu lutar contra Shukaku depois de ouvir que o adversário atacou seus filhos apesar de dizer que seria suicídio momentos antes. Ele odeia ser subestimado por qualquer pessoa, sendo que ambos têm precedência sobre sua apatia normal. Muitas vezes, é um ou uma combinação desses dois fatores que o estimula a lutar.

No geral, apesar de seu exterior mal-humorado, ele mostra simpatia para Naruto como se fosse um filho. Ele ainda explicou a Jiraiya que estava ciente dos talentos e potenciais de Naruto. Ele e Jiraiya parecia ser bons amigos e, como está implícito na série, companheiros de bebida, admitindo a falta que Jiraiya faz para Gamabunta. No entanto, ele se repreende na ocasião.

Aparência Editar

Gamabunta Full

A aparência de Gamabunta.

Gamabunta é um grande sapo, que se eleva sobre as árvores, formações rochosas ficam pequenas perto dele, é muito maior do que a maioria dos edifícios. Seu tamanho é comparável com as gigantescos Bestas com Cauda, como Shukaku e Kurama, com ele sendo tão grande como todo o tronco de Kurama. Sua cor é um vermelho enferrujado sem brilho, mas ao redor dos olhos, nos lábios e no peito ele tem marcas vermelhas mais brilhantes. Ao longo de seu olho esquerdo, ele recebeu uma cicatriz em algum momento no passado. A língua, tem uma série de perfurações semelhantes em ambos os lados superior e inferior. Ele sempre usa um grande colete azul happi que tem o kanji 蝦 (ebi) na parte de trás, e sempre carrega uma enorme lâmina dosu em seu quadril. Ele também carrega uma grande cachimbo que muitas vezes ele fuma.

História Editar

Passado Editar

Quando Bunta era mais jovem, Jiraiya, na esperança de encontrar um animal para ele se filiar, naturalmente foi convocado no reverso para o Monte Myōboku onde ele derrotou uma cobra que Bunta estava lutando.[5] Mais tarde, após o jovem começar a treinar com os sapos, Bunta foi o único a dizer-lhe que o Grande Sapo Eremita estava procurando por ele, a fim de conceder uma profecia sobre ele.[6]

Manda, Katsuyu e Gamabunta Jovens

Gamabunta na Segunda Guerra Mundial Ninja.

Gamabunta depois foi invocado por Jiraiya, ao lado de Manda e Katsuyu durante a Segunda Guerra Mundial Ninja.[7]

Durante a invasão de Tobi em Konohagakure em sua tentativa de capturar Kurama, a Kyūbi, Minato invocou Gamabunta através da Invocação: Técnica do Cesto de Compra Destruidor bem em cima de Kurama que estava preparando uma Bola da Besta com Cauda. Minato, então, pediu para Gamabunta segurar o animal, enquanto ele transportava o animal para fora da aldeia, usando sua Técnica do Deus Voador do Trovão. Embora Gamabunta reclamou que nem mesmo ele poderia segurar o animal por muito tempo, ele conseguiu segurar até Minato teletransporta-la.[8]

Parte I Editar

Exames Chūnin Editar

Artigo principal: Exames Chūnin (Arco)

Naruto invoca Gamabunta

Gamabunta é invocado no penhasco.

Quando Naruto o invocou pela primeira vez ao cair no penhasco, Gamabunta não acreditava que uma criança como Naruto poderia ter invocado ele. Naruto, irritado com o comentário, alega que, como invocador do Gamabunta, ele era o mestre do sapo. Isso fez com que Gamabunta perdesse a paciência com Naruto, e ele ameaçou matá-lo. Amedrontando Naruto, mas ele prometeu tornar-se o mestre do sapo. Gamabunta não acreditou até ver o pergaminho de contrato de invocação, só ai que ele acreditou que Naruto tinha realmente o invocado, embora ele não estava muito surpreso com o fato, indicando que ele sabia que Naruto era realmente o único que tinha o invocado, e que, caso contrário, o rapaz não teria persistido para ganhar o seu respeito. Depois de Naruto desmaiar de cansaço por permanecer em Gamabunta enquanto este o tentava derrubar, o chefe sapo o leva para o hospital, deixando sua pegada como uma assinatura.

Esmagamento de Konoha Editar

Artigo principal: Esmagamento de Konoha (Arco)

Gamadosuzan

Gamabunta e Naruto lutando contra Gaara em sua forma de Shukaku.

Durante o Esmagamento de Konoha, Naruto invocou Gamabunta para salvar a si mesmo de ser esmagado pelo Funeral do Deserto de Gaara. Gaara estava em sua forma de Shukaku completa, embora a personalidade de Gaara ainda era dominante. Gamabunta estava mal-humorado como sempre, e se recusou a lutar por Naruto.

Naruto exigiu que ele demonstrasse o devido respeito como seu invocador. Isso só o irritava mais, levando-o a afirmar que ele não poderia levá-lo a sério — observando que Naruto era "jovem demais para beber saquê com ele." Então Gamakichi, que tinha sido acidentalmente invocado por Naruto antes, diz ao pai que Gaara tentou matá-lo e que Naruto o salvou. Gamabunta, impressionado com Naruto, oficialmente o aceita como seu subordinado, declarando: "Eu vou te mostrar muita honra e dever!" assim puxando sua tantō.

Na primeira, Gamabunta foi capaz de conquistar seu espaço, mas isso mudou rapidamente quando Gaara forçou si mesmo a dormir, deixando Shukaku assumir. Devido a Gaara não estar dormindo por muito tempo, Shukaku não tinha atingido pleno poder. Apesar disso, Shukaku provou ser muito para Gamabunta derrotar. No entanto, Naruto e Gamabunta usaram uma Transformação Combinada para assumir a forma de uma raposa gigante (no anime, foi na forma de Kurama), permitindo que Gamabunta chegue perto o suficiente para Naruto socar e acordar Gaara. Gamabunta fica mais uma vez impressionado com Naruto, e ainda lamenta que ele não seria capaz de ver o fim dessa batalha, porque ele tinha chegado ao seu limite e teve que voltar para casa.

Busca por Tsunade Editar

Artigo principal: Busca por Tsunade

Liberação de Terra - Técnica de Esconder-se Como uma Toupeira (Manda-Anime)

Manda surpreende Gamabunta.

Durante a batalha entre Jiraiya, Tsunade e Orochimaru, Gamabunta foi invocado, junto com Katsuyu, para combater Manda. Finalmente eles tiveram a chance de enfrentar uns aos outros como inimigos, Gamabunta troca ameaças de morte com Manda antes de atacar a cobra com sua tantō quando Katsuyu fica presa na serpente. Quando Katsuyu fica livre de Manda, Gamabunta usa a Liberação de Vento: Projétil de Chamas do Óleo de Sapo junto com Jiraiya para incinerar Manda antes de saber que a serpente trocou sua pele durante o ataque e o emboscou no subsolo. Gamabunta segurou a cauda de Manda enquanto Tsunade, usava a tantō de Gamabunta, Manda é empalado pela boca, efetivamente terminando a batalha.

Missão de Captura ao Kaima Editar

Artigo principal: Missão de Captura ao Kaima

Gamabunta vs. Umibozu

Gamabunta vs. Umibozu.

No País do Mar, Naruto invocou Gamabunta para a batalha contra Umibozu, mas não percebeu que os sapos são animais de água doce. Embora infeliz de estar na água do mar, quando lhe deu uma erupção cutânea, Gamabunta aceita apenas para ajudar Naruto, alegando que ele estava sendo subestimado por seu oponente. Mas uma vez que ele e Naruto derrotaram a criatura de água evaporando-o, Gamabunta jogou o menino no ar como punição por invocá-lo na água do mar. No entanto, ele observou que ele ainda estava feliz por Naruto tomar conta de seus filhos.

Parte II Editar

Ataque de Pain Editar

Artigo principal: Ataque de Pain (Arco) Gamabunta fez sua estréia na Parte II, quando Naruto foi informado da morte de Jiraiya. Ele disse a seu filho Gamakichi para ficar quieto e deixar Fukasaku dizer-lhe o que tinha acontecido com Jiraiya.

Bunta vs. Cão

Gamabunta ataca o Cão Gigante de Várias Cabeças.

Gamabunta, junto com Gamakichi, Gamaken, Gamahiro, Fukasaku e Naruto foram posteriormente invocados para Konohagakure por Shima para ajudar na luta contra Pain. Eles combateram os vários animais invocados pelo Caminho Animal onde Gamabunta prendeu o grande Cão depois que ele caiu em cima dele.[9] Depois de Naruto usar seu Rasenshuriken e ficar com pouco chakra sennin, mas ainda queria derrotar mais um Pain, antes que ele terminasse. Vendo como os três sapos estavam sendo presos pelas muitas invocações, Gamabunta engoliu Naruto e o Chikushōdō, para que Naruto poderia matá-lo sem os outros Pain perturbarem, enquanto Gamabunta mantêm os Pain restantes longe.

Depois que ele cuspiu Naruto e o Chikushōdō, as invocações desapareceram, mas Naruto também estava sem o chakra sennin.[10] Então o Caminho Deva viu sua chance de atacar e até mesmo evita o ataque de Gamabunta com sua tantō, pousando em frente de Naruto. Naruto luta contra o Caminho Deva, Gamabunta pede para Naruto sair do caminho, pois ele iria atacar, mas Naruto diz o mesmo para ele, pois ele iria entrar no Modo Sábio novamente e não queria que ele fosse pego pelo seu Rasenshuriken. Embora Gamabunta ainda atacasse, o Caminho Deva evitava o ataque mais uma vez.[11]

Depois de Naruto matar o Caminho Naraka, o Caminho Deva finalmente recupera suas habilidades de manipulação gravitacionais e defende o ataque de longo alcance de Naruto. Gamabunta e os outros sapos continuam a atacar Pain com as suas armas, mas ele facilmente as evita.[12] Os três sapos em seguida, tentam atacar Pain novamente, mas ele aparece no meio dos três e usa seu Shinra Tensei para enviá-los voando para fora das fronteiras de Konoha.[13]

Quando ele estava caído na floresta, ele afirmou que parecia que todos os seus ossos foram quebrados. Gamabunta foi visto mais tarde, aparentemente inconsciente na estrada de volta para Konoha por Neji com seu Byakugan, que se referiu a Gamabunta como um dos sapos de Jiraiya.[14] Ele disse ao Time Guy que Pain atacou Konoha, quando eles se aproximaram dele.

Gamamaru e Gamabunta assistem o fim da batalha

Gamabunta e o Grande Sapo Eremita assistindo o resto da batalha.

Mais tarde ele foi visto de volta no Monte Myōboku. Lá, ele tinha sido envolvido em ataduras em toda a sua parte superior do corpo e braços e sentou-se junto com o Grande Sapo Eremita que usou a Técnica do Telescópio para observar o resultado da batalha contra Pain e viu a discussão entre Naruto e o real Pain, Nagato, que, em seguida, utiliza o resto de seus poderes, por sua vez, sacrificando-se, para reviver as pessoas que ele matou durante a invasão. Quando o Grande Sapo Eremita disse que estava tudo acabado, Gamabunta pergunta o que estava acontecendo e, o Grande Sapo Eremita diz-lhe o que tinha acontecido foi predito, embora a criança da profecia tinha sido os dois alunos de Jiraiya, e dizendo que, talvez, tudo foi feito para ser como Jiraiya decidiu, não desistindo e que o primeiro livro que ele escreveu era realmente a chave para mudar o mundo.[15]

Quarta Guerra Mundial Shinobi: Clímax Editar

Artigo principal: Quarta Guerra Mundial Shinobi: Clímax Durante a batalha contra o Dez-Caudas, Naruto invoca um sapo, e fica surpreso ao ver que, em vez de invocar Gamabunta, invocou Gamakichi, que explica que seu pai está ocupado, então ele veio em seu lugar.

Habilidades Editar

Gamabunta cai sobre a Kyūbi

Gamabunta é invocado para segurar Kurama.

Em todas as suas batalhas Gamabunta tem provado ser um lutador forte, independentemente de estar ou não ao lado de seu invocador. Gamabunta também exibe um comportamento sábio e conhecedor, como pode ser visto durante a luta contra o Shukaku, onde demonstrou sua vasta experiência, ordenando Naruto forçosamente a despertar Gaara.

Taijutsu Editar

Apesar de seu grande tamanho, ele possui uma agilidade surpreendente, como mostrado quando ele pulou para fora do penhasco que Naruto tinha invocado ele, chegando a uma altura considerável do chão antes de cair de volta para a floresta. Gamabunta mostrou grande habilidade em combate em pleno ar com um número de chutes sucessivos. O arsenal de Gamabunta inclui uma grande tantō, que ele pode exercer para infligir danos colossais devido ao seu imenso tamanho e força. Gamabunta foi capaz de usar sua enorme massa para prender temporariamente Kurama. Sua durabilidade é muito elevada, capaz de ser atingido diretamente pela Liberação de Vento: Bala de Ar Perfuradora de Shukaku e se levantar imediatamente.

Kenjutsu Editar

Gamabunta é muito habilidoso quando se trata de kenjutsu, como mostrado quando ele usou a Decapitação da Espada do Sapo para cortar o braço do Shukaku.

Transformação da Natureza Editar

Suiton Teppodama - Gamabunta

Gamabunta usando a Liberação de Água: Tiro da Arma.

Gamabunta é um usuário de Liberação de Água, capaz de usar técnicas de Água, como a Liberação de Água: Tiro da Arma de sua boca, fazendo-o uma força formidável contra usuários de Fogo. Bem como técnicas de água, Gamabunta também pode expelir óleo de sua boca para uso sincronizado com outra técnica, chamada de Liberação de Vento: Projétil de Chamas do Óleo de Sapo, em colaboração com o seu invocador. Enquanto seu invocador prepara uma técnica de fogo (ou outra fonte de ignição), Gamabunta, irá preparar o óleo em sua boca para pressionar o fogo. Quando Gamabunta está pronto, ele atira o óleo para o alvo, enquanto seu invocador, (Jiraiya ou Naruto), inflama o óleo. O óleo, agindo como um acelerador, alimenta o fogo, criando uma conflagração de muito maior magnitude e força que o ninjutsu da Liberação de Fogo original tinha usado.

Curiosidades Editar

  • O nome de Gamabunta vem do ator japonês famoso Bunta Sugawara, que é mais conhecido por seus papéis em filmes de Yakuza. Ele ficou especialmente famoso por seu papel como um membro da Yakuza na série de filmes Batalhas Sem Honra e Humanidade (仁義なき戦い, Jingi Naki Tatakai), dirigido por Kinji Fukasaku de Tora! Tora! Tora!, que deu seu nome à Fukasaku.
  • Gamabunta foi visto pela primeira vez no episódio de estreia da série, onde ele e o Quarto Hokage enfrentaram Kurama. Mas ele não foi visto falando até que ele foi invocado pela primeira vez por Naruto.
  • O kanji na parte de trás do casaco de Gamabunta, 虾 (ebi), significa literalmente "camarão". No entanto, quando ele é usado em conjunto com outro kanji 蟇, torna-se 虾 蟇 (gama), que significa "sapo".
  • Gamabunta ser um sapo que ajuda a invocar guerreiros humanos provavelmente foi influenciado pelas histórias e imagens de Ōgama (大虾蟇) durante o período Edo.
  • Gamabunta tem uma cicatriz proeminente sobre seu olho esquerdo. No mangá, essa cicatriz não estava presente nos flashbacks do treinamento de Jiraiya com os sapos. No entanto, a cicatriz aparece na adaptação do anime.
  • Gamabunta faz uma aparição no final do Episódio 9 de Naruto: Shippūden em um omake, ele aparece esmagando Naruto e Sakura, quando Naruto o invocou.

Referências Editar

  1. Primeiro Databook, página 61
  2. Segundo Databook, página 60
  3. Quarto Databook, página 82
  5. Naruto: Shippūden episódio 127
  7. Naruto: Shippūden episódio 127
  8. Naruto capítulo 503, páginas 8-10
  9. Naruto capítulo 431, páginas 15-16
  10. Naruto capítulo 432, páginas 14-17
  12. Naruto capítulo 434, páginas 7-8
  15. Naruto capítulo 449, páginas 5-6