FANDOM

Hiden (Nara)

A técnica hiden de de sombras do clã Nara.

Hiden (秘伝; literalmente significa: Segredo)[1][2][3][4] ou Hijutsu (秘術; literalmente significa: Técnicas Secretas)[5] são técnicas transmitidas oralmente de geração em geração em determinados grupos sociais, como clãs ou vilas.

Os usuários de Técnicas Secretas normalmente tentam mantê-las em total sigilo, tecnicamente, estes usuários não ensinam a ninguém que não seja de seu mesmo grupo ou clã. Como visto, estas técnicas são transmitidas oralmente, ao invés de ser escritas ou registradas. Entretanto, muitas Técnicas Secretas necessitam de uma rara artimanha ou linhagem e, como tal, são geralmente o orgulho e a fama do clã usuário destas técnicas. A Técnica de Imitação pela Sombra do clã Nara e a Técnica de Insetos Parasitas Destrutivos do clã Aburame são amostras disto. Estas técnicas não são copiadas com uma mera observação do inimigo.

Elas não devem ser confundidas com a Kekkei Genkai, como tecnicamente, as Técnicas Ocultas não são ensinadas a ninguém.

Curiosidades Editar

  • Como visto, Chōza Akimichi verificou a ótima mestria em Hiden do clã Yamanaka.[6] Entretanto, as técnicas do clã Yamanaka não são vistas atualmente como Técnicas Secretas, bem como, anteriormente, o clã foi dito como não sendo usuário de nenhum Hiden.

Veja Também Editar

Referências Editar

  1. Primeiro Databook, página 159
  2. Segundo Databook, página 198
  3. Terceiro Databook, página 222
  4. Quarto Databook, página 228
  5. Glossário do Volume 9 de Boruto: Naruto Next Generations

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Hiden

  • É possível controlar sombras?

    6 mensagens
  • Jutsus dos clãs Nara, Yamanaka e Akimichi?

    7 mensagens