Wiki Naruto
Advertisement
Wiki Naruto
Geral Jutsu Equipamentos Galeria Frases

Isshiki Ōtsutsuki (大筒木イッシキ, Ōtsutsuki Isshiki) é um membro da família principal do clã Ōtsutsuki, antigo parceiro de Kaguya e verdadeiro líder da organização Kara.

Personalidade

Isshiki é arrogante, pragmático e rude. Não é totalmente claro quando a personalidade de Jigen termina e a de Isshiki começa, Isshiki não se importa com os danos que seu poder pode causar com o corpo de Jigen, zombando de suas lágrimas e o chamando de um receptáculo defeituoso e inútil. Ele tem uma forte fixação por Kawaki que ele preparou para ser seu próximo receptáculo e demonstrou um certo interesse em Boruto Uzumaki, que carrega o Karma de Momoshiki.

Apesar disto, Isshiki se apresenta como alguém frio e paciente, além de seguir algum tipo de código de honra, como quando se aproximou de Koji, que havia sido derrotado e estava quase morto, para ouvir melhor as suas "últimas" palavras.

Aparência

Aparência original completa de Isshiki Ōtsutsuki.

Isshiki herdou as características do clã Ōtsutsuki, incluindo a pele pálida e um longo chifre curvado oriundo do lado esquerdo de sua testa, que enrola-se em torno da parte de trás de seu crânio antes de se projetar para fora, pelo lado direito, assemelhando-se a uma coroa. A íris e pupila de seu olho direito eram amarela com formato oito retas pretas vindo do centro para fora, enquanto possuía um Byakugan em seu olho esquerdo. Ele tinha tatuagens que combinavam entre si: no peito, havia uma coluna vertical de seis magatamas em seu abdômen e um emblema semelhante a um marreta preta em seu peito, e em suas costas, havia uma coluna vertical de seis emblemas de marretas pretas menores. Seu cabelo, sobrancelha direita e cavanhaque eram azuis pálidos penteados e divididos em zigue-zague, semelhantes a forma usada por outros membros de seu clã, enquanto que suas unhas eram pintadas de preto.

Isshiki preferia vestir-se com um elegante casaco branco de corte fino com mangas compridas, tendo um forro escuro avermelhado, assim como na região do fim das mangas, tendo por fim, uma gola enorme que se dobrava para trás sobre si mesma. Isshiki usava um par de calças pretas largas que muitas vezes cobriam seus pés descalços. O casaco foi bordado com padrões que combinam com suas tatuagens, com colunas verticais compostas por oito desenhos de magatamas nas mangas e um padrão semelhante na parte de trás, com a segunda magatama substituída pelo emblema da marreta preta.

História

Passado

Isshiki e Kaguya chegam à Terra.

Há mais de um milênio, Isshiki veio à Terra ao lado de Kaguya com o objetivo de semear uma Árvore Divina e colher o seu Fruto de Chakra. Kaguya, sendo de uma classe inferior, seria o sacrifício para criar o Fruto de Chakra. Em vez disso, ela traiu Isshiki em um momento em que ele estava de guarda baixa, resultando na completa destruição de seu corpo da cintura para baixo, deixando-o à beira da morte. Isshiki, em um ato desesperado, encontrando Jigen, e não tendo a força para implantar um Karma nele, Isshiki improvisou um plano de sobreviviência e encolheu-se para entrar no ouvido do monge, a fim de sobreviver à sua lesão absorvendo os nutrientes de Jigen. Com o tempo, Isshiki veio controlar todo o corpo de Jigen e incorporou um Karma, tornando-o seu hospedeiro e Jigen seu receptáculo. Com a traição de Kaguya e seu eventual selamento séculos depois, deixando Isshiki em paz, ele ficou sem outra opção a não ser utilizar de si próprio, por meio de Jigen, como sacrifício para o Dez-Caudas, a fim de fazê-lo florescer em uma Árvore Divina. Com essa intenção, ele se preparou para encontrar um novo receptáculo para o renascimento, uma vez que ele alimentasse a Besta com Jigen e si próprio.[2] Isshiki notou que usar Jigen para renascer não seria viável, visto que corpo do mesmo não seria capaz de suportar a intensidade total de seu chakra. Portanto, ele optou por cultivar o corpo de Jigen o tanto quanto possível como um Ōtsutsuki, para ser alimentado ao Dez-Caudas. Ao mesmo tempo, Isshiki começou a buscar e preparar um novo receptáculo.[3]

Isshiki treinando Kawaki para ser seu novo receptáculo.

Após a formação da Kara, Isshiki, através de Jigen, tornou-se seu líder, e os seus membros concordaram coletivamente em obter o Fruto de Chakra[4] pelo cultivo de uma nova Árvore Divina grande o suficiente para devorar toda a vida na Terra.[5] Eventualmente, Isshiki encontrou Kawaki; depois que Delta testou e validou o sangue do garoto como um candidato para ser um receptáculo, no anime. [6] Ele se aproximou do pai abusivo de Kawaki com uma grande quantia de dinheiro, para comprar o menino para seus planos. Depois de tomar a custódia do menino, Isshiki apresentou Jigen como seu novo pai e o tranquilizou. [7] Com a ajuda de Amado, que em algum momento fez modificações no corpo do receptáculo de Isshiki com Ferramentas Ninja Científicas,[8] os dois tentaram transferir o Karma para Kawaki, Code[9] e outros treze meninos em um experimento. Kawaki foi o único com sucesso,[10] enquanto Code ganhou um Karma Branco incompleto, enquanto os outros treze pereceram. Apesar de prometer-lhe segurança, Isshiki forçou Kawaki através de um treinamento cansativo para dominar o Karma e constantemente o oprimia, mostrando que tinha valor apenas como um receptáculo, golpeando o menino sempre que ele o questionava.[11] Enquanto isso, Code foi recrutado como seu subordinado mais leal.

Arco de Kawaki

Artigo principal: Arco de Kawaki

A batalha contra Naruto e Sasuke.

Na tentativa de recuperar seu futuro receptáculo, Kawaki, Isshiki invade a casa de Naruto Uzumaki, porém em discordância ambos travam uma batalha a fim de reivindicar a posse do garoto. Em uma tentativa de pôr um fim rápido à batalha, Isshiki leva Naruto até um outro espaço-tempo, com o intuito de abandona-lo lá, porém antes que seu plano fosse concretizado Sasuke Uchiha aparece e ele, juntamente com Naruto, batalham contra Isshiki. Embora a luta estivesse em constante equilíbrio, Naruto e Sasuke pressionam Isshiki que se vê obrigado a utilizar seu Karma para a Tranformação Ōtsutsuki, tendo assim um aumento exponencial de poder. Por fim, Isshiki deixa a dupla em completa desvantagem e consegue capturá-los, mas com a ajuda de Naruto, Sasuke abre um portal e foge para a Vila da Folha, enquanto que Naruto é selado em uma chaleira gigante que Isshiki logo encolhe com ele dentro. Isshiki percebe que o corpo de Jigen não está sendo o suficiente para suportar seu poder quando o vê chorar de dor, então ele o repudia como um receptáculo fraco e defeituoso.

O corpo de Jigen chega ao limite.

Após a tamanha batalha contra Naruto e Sasuke, Isshiki prepara-se para entrar em repouso, afim de que o corpo de Jigen se recupere, o que levará um tempo significativo dadas as condições em que seu corpo se encontrara após a luta. Neste mesmo tempo, Amado e Koji Kashin entendem que é o momento certo para pôr seu plano em prática, que é matar Jigen, o receptáculo de Isshiki, com a intenção de forçar o renascimento do Ōtsutsuki em um corpo inadequado e defeituoso, para que dessa forma, haja uma maneira de exterminá-lo para sempre. Enquanto Amado deserta da organização e se dirige à Vila da Folha, afim conseguir asilo e proteção, Koji se prepara e vai até às instalações da Kara prosseguir com seu plano. Chegando ao encontro de Isshiki, que se encontrava em repouso, Koji inicia uma breve discussão, colocando em cheque alguns assuntos à respeito das verdadeiras intenções de Isshiki, a fim de pressioná-lo, o que de maneira alguma acontece, já que Isshiki se mantém calmo e frio. Os dois iniciam uma tremenda batalha, a qual se manteve por um bom tempo equilibrada, com uma aparente vantagem de Koji sobre a situação, mesmo com Isshiki utilizando a Transformação Ōtsutsuki, já que Koji havia planejado cada passo de seu plano com Amado. Koji então utiliza uma série de técnicas para acabar de vez com a luta e destruir o corpo de Jigen, começando com o Estilo Terra: Pântano do Submundo, para supostamente prender Isshiki, que consegue se soltar logo em seguida, observando que a verdadeira intenção de Koji era utilizar o Estilo Terra para marcar o chão logo abaixo de Isshiki e realizar a Invocação: Chamas da Montanha Flamejante, conhecendo a capacidade do Karma de absorver apenas Ninjutsu.

Koji então incendeia o corpo de Jigen. Mesmo quando Isshiki utiliza o Sukunahikona numa tentaiva de diminuir as chamas, o corpo de Jigen começa a rachar, indicando que já havia chegado ao seu limite de chakra e que a sua morte naquelas condições seria inevitável. Isshiki então se vê sem opções e começa a renascer através do Karma colocado em Jigen. No meio das chamas, Isshiki Ōtsutsuki finalmente renasce e apaga todas as chamas em um único instante, reduzindo-as à nada mais que cinzas e fumaça, revelando entre elas a sua verdadeira forma.

Após renascer, Isshiki começa a encolher tudo à sua volta, incluindo as colunas que ornamentavam o local, o que põe fim ao sapo olheiro de Koji. Isshiki logo subjuga Koji sem nenhuma dificuldade, mesmo com este utilizando o Modo Sábio, deixando clara a gigantesca diferença entre as habilidades Ōtsutsuki e as do shinobi. Neste momento Isshiki também revela a verdadeira identidade de Koji como um clone genético criado por Amado a partir das células de Jiraiya.

Isshiki demonstra sua técnica.

Utilizando sua técnica secreta Daikokuten, Isshiki põe um fim na batalha, trazendo as colunas que havia encolhido anteriormente e usando-as para prender Koji ao solo, esmagando boa parte de seus membros, deixando-o numa situação muito delicada. Isshiki então explica sobre o funcionamento de sua técnica secreta, que consiste em armazenar qualquer coisa encolhida pela sua outra técnica numa dimensão onde o tempo não passa, podendo retirá-las à vontade e na condição em que foram armazenadas, como faz com suas vestes e quando retira uma taça de vinho. Após mencionar o quão astuta e depravante foi a rebelião de Amado, Isshiki decide escutar as últimas palavras de Koji antes de morrer, para então dizê-las à Amado quando o encontra-se. Porém, neste mesmo momento, Koji realiza o Técnica de Invocação para invocar seu sapo e fugir.

Habilidades

O poder de Isshiki é tão vasto que o corpo de Jigen, apesar das várias melhorias que ele ganhou para ser monstruosamente poderoso apenas por si, tem dificuldade em contê-lo, impedindo-o de usar toda a extensão desse poder por muito tempo. Enquanto se limitava, ele conseguia pressionar simultaneamente tanto Naruto Uzumaki, quanto Sasuke Uchiha, os dois shinobi mais fortes da história, e ao se esforçar mais, derrotando decisivamente ambos, selando Naruto enquanto quase matava o último.[12] Amado descreveu o poder de Isshiki sendo tão imenso que se ele fosse capaz de aproveitar plenamente seus verdadeiros poderes, ele poderia destruir a Terra sem ninguém ser capaz de detê-lo.

Proezas de Chakra e Físicas

Isshiki supera a defesa do Susano'o de Sasuke em um único movimento.

Isshiki é um homem muito resiliente, capaz de sobreviver mesmo tendo sido bisseccionado pela sua cintura, resistindo tempo suficiente até encontrar um novo hospedeiro e parasitá-lo. Enquanto possuía Jigen, Isshiki exibiu incrível proeza em combate corpo a corpo. Mesmo sem ter pleno acesso ao seu poder por conta do corpo de Jigen, ele mostrou tremenda velocidade e força. Foi capaz de enviar Naruto para longe com um chutechutando Naruto, impressionando o Hokage com o feito, além de ter facilmente segurando um soco de Kawaki quando ele tinha o seu Karma ativado, causando visível dor em Kawaki ao ter apenas torcido levemente seu braço. Possui grande vigor físico, visto que não sofreu ferimentos de um chute direto de Naruto em seu Modo Sábio dos Seis Caminhos. Mesmo muito enfraquecido de sua batalha contra Naruto e Sasuke, ele manteve-se totalmente capaz de equiparar-se contra Koji Kashin em combate corpo a corpo.

Isshiki também apresentou notável maestria em bōjutsu, capaz de facilmente combater o manejo magistral de Sasuke com sua espada, aparando vários de seus golpes de kenjutsu. Isshiki também tem sentidos aguçados, pois foi capaz de sentir a presença do sapo de Koji que passou despercebido até mesmo por Naruto. Em sua verdadeira forma, a força e a velocidade de Isshiki estão em níveis tão extremos, que ele foi capaz de superar completamente Naruto em seu Modo Sábio dos Seis Caminhos, chutando-o através de edifícios sem que o Hokage fosse capaz de reagir.

Isshiki carrega um chakra tremendamente poderoso, sendo comparado por Kawaki com Naruto no Modo Sábio dos Seis Caminhos. Suas reservas e força em pleno poder, são capazes de sobrecarregar o corpo de Jigen com a intensidade pura dele. Mesmo se limitando, seu chakra sinistro já era forte o suficiente para aterrorizar Ino Yamanaka ao ponto de quase colapsá-la. Ao liberar mais de seu poder através do Karma em Jigen, seu chakra foi tal que intimidou Sasuke a fugir e, mais tarde, preocupar tanto ele, quanto Naruto. Como observado por Amado e pelo próprio Isshiki, seu chakra é tão massivo que requer um receptáculo adequado para resistir, visto que se ele renascesse no corpo de Jigen, o mesmo morreria em poucos dias. Isshiki acredita que três dias seriam o limite.

Ninjutsu

Isshiki usando Ninjutsu Espaço-Tempo.

Ele pode usar uma absorção de chakra poderosa o suficiente para absorver o Amaterasu de Sasuke e levitar. Utilizando o Estilo Yin, ele pode se comunicar com outros usando genjutsu. Os bastões de Isshiki também são capazes de drenar chakra da vítima, o que é facilmente feito através de selos de mãos. Ele é capaz de usar Ninjutsu Espaço-Tempo, podendo acessar o que parece ser sua dimensão pessoal, um mundo composto por nuvens tempestuosas roxas e terras brancas ressecadas.[13] O campo de batalha em forma de cratera também é um gigantesco caixão de selamento, com sua tampa suspensa acima das nuvens. Ele também pode usar essa tampa para executar um fūinjutsu potente, capaz de selar até indivíduos como Naruto. Apenas o próprio Isshiki é capaz de quebrar o selo e quebrá-lo só destruirá o que estiver dentro.

Karma

O Karma de Isshiki em Jigen.

Como um Ōtsutsuki, Isshiki pode aplicar o Karma nas pessoas. Este selo, agindo como um arquivo de backup comprimido dos dados biológicos de Isshiki, concede ao receptáculo seus poderes e técnicas, incluindo um enorme aumento nas capacidades e habilidades físicas, bem como nos níveis de chakra e a capacidade de absorver chakra. Enquanto usa um receptáculo com seu Karma aprimorado, Isshiki exibe um nível tão tremendo de força física e velocidade que ele foi capaz de evitar, sem esforço, os ataques do Susaano — Corpo Completo de Sasuke e do Modo da Besta com Cauda de Naruto e mandá-los para fora com um único ataque, bem como acertá-los severamente com apenas socos e chutes. Ele também é resistente o suficiente para manter-se completamente tranquilo enquanto era queimado pelo Amaterasu, algo que prejudica até mesmo as Bestas com Cauda, procedendo em absorvê-lo calmamente. Ele também pode utilizar do Karma selado em outro indivíduo para deslocar-se até sua posição, por meio de uma fenda dimensional.

O verdadeiro propósito do Karma é transcrever e substituir a informação genética do hospedeiro pela de Isshiki, permitindo que ele transcenda a morte e renasça às custas da individualidade do receptáculo. Isshiki aplicou o Karma em Jigen depois de quase morrer por conta do ataque de Kaguya, mas sabendo que o corpo de Jigen morreria dias após servir ao renascimento de Isshiki, o mesmo usou o Karma para controlar melhor o corpo de Jigen como um receptáculo. No entanto, Jigen sofria grandes danos ao acessar muito do poder de Isshiki por longos períodos de tempo.

Através da ajuda da ciência, Isshiki foi capaz de transferir seu Karma para um receptáculo mais apropriado, embora com uma taxa de sucesso muito baixa, tendo Kawaki sozinho dentre outras quinze crianças, sobrevivido ao processo. Ao mesmo tempo, Isshiki ainda teria que capacitar Kawaki através de um árduo treinamento para garantir que ele pudesse ressuscitar em seu corpo. Isshiki também é capaz de sincronizar o Karma que ele colocou em Jigen com o aplicado em Kawaki para abrir fendas no espaço entre os dois receptáculos.

Como em qualquer Karma, Isshiki não teria controle sobre seu progresso uma vez que ele fosse aplicado. Assim, quando ele e Jigen foram queimados até a morte por Koji, Isshiki foi forçado a reencarnar em um estado incompleto usando o cadáver carbonizado de Jigen. No momento da reencarnação, todos os outros Karma que Isshiki colocou desapareceram, impedindo Isshiki pudesse usar outros receptáculos de reserva para reencarnar de novo, deixando-o vulnerável a uma morte permanente, a menos que ele pudesse aplicar outro Karma.

Tendo deixado um Karma Branco em Code, o espírito de Isshiki foi capaz de se manifestar temporariamente através dele para dizer suas últimas palavras para seu receptáculo fracassado antes de desaparecer por completo.

Dōjutsu

Byakugan

O Byakugan de Isshiki.

Isshiki possui um Byakugan no seu olho esquerdo, que não é capaz de ser ativado através de um receptáculo. O Byakugan lhe concedia uma visão próxima a 360° (presumindo a exceção de um pequeno ponto cego pela vértebra torácica superior), visão de raio-x e a capacidade de ver o Sistema de Circulação de Chakra, mesmo não tendo sido capaz de enxergar através de algumas barreiras especiais, tal como a instalação subterrânea presente em Konoha, que foi feita utilizando esses mesmos recursos. Além disso, seu Byakugan não foi capaz de ver através da bomba de fumaça mineral de Sasuke.

Dōjutsu de Isshiki

O dōjutsu de Isshiki.

Através de seu olho direito único, Isshiki é capaz de usar Sukunahikona, uma técnica que o permite encolher instantaneamente a si mesmo ou qualquer outro alvo não vivo que ele ver, bem como restaurar rapidamente seu tamanho para o original. Depois de encolher um alvo, ele pode usar Daikokuten, que permite que ele armazene qualquer um de seus alvos encolhidos em um espaço onde o tempo parou, que ele pode invocar e em tamanho real a qualquer momento. Ele costuma fazer um uso regular dessa técnica, manifestando substitutos para móveis destruídos e outros itens, como uma mesa, comida e bebida, e até mesmo velas acesas.[14]

Isshiki é capaz usar essa combinação em combate para causar grandes efeitos. Encolhendo armas e objetos e, em seguida, trazendo-os de volta ao seu tamanho total, Isshiki pode infligir graves danos surpresas aos inimigos. Além disso, ele pode reduzir o tamanho de ataques elementais e armas de projéteis para impedi-los de afetá-lo, tornando esses tipos de ataque desprezíveis. Sua tática mais comum é invocar repentinamente grandes hastes negras para empalar seus inimigos. Apesar da simplicidade desta técnica, Isshiki pode desenvolver diferentes movimentos com ela, como quando, estando desesperado em achar Kawaki, invoca milhares de hastes negras, as amplia e as lança para todas as direções, com a finalidade de encontrar seu receptáculo perfeito. Ele pode até reduzir o tamanho de edifícios para causar danos colaterais graves naqueles presentes nos seus interiores, bem como remover o chão dos seus oponentes para tirar a estabilidade deles. Isshiki pode manifestar cubos pretos maciços que interferem nas habilidades sensoriais, os quais ele pode manipular livremente, ampliando-os e reduzindo-os à seu bem querer. Ele também pode ver a força vital dos seres vivos, incluindo a sua própria, que se assemelha ao formato de chamas.

Curiosidades

  • Assim como os outros membros do clã Ōtsutsuki, o nome de Isshiki foi inspirado por um personagem do folclore japonês cujo nome inclui "Tarō", nesse caso Issun Kotarō, um herói com apenas uma polegada de altura, popularmente conhecido como Issun-bōshi. Ele embarcou em uma jornada para resgatar uma garota das mãos de um ogro, triunfando depois de ser engolido por ele e usado sua espada — uma agulha — para atacá-lo por dentro. Ele então reivindicou o martelo mágico do ogro, Uchide no kozuchi, e usou dele para transformar-se em um adulto de tamanho real.

Referências

  1. Edição Nº 4 de Borukura JC: A Ligação Entre a "Kara" e Konoha
  2. Boruto: Naruto Next Generations capítulo 51
  3. Boruto: Naruto Next Generations capítulo 46, páginas 17-35
  5. Boruto: Naruto Next Generations capítulo 39, página 18
  6. Boruto: Naruto Next Generations episódio 192
  10. Boruto: Naruto Next Generations capítulo 27, página 18-32
Advertisement