FANDOM

ATENÇÃO
Ícone-Aviso-Amarelo
Este artigo está a ser criado ou revisado pelo gerenciador Lukas Pessoa Dantas. O mesmo tem conhecimento de onde parou de adicionar conteúdos ou onde deixou de revisar, caso realmente precise editar esta página, contate-o por seu Mural de mensagens.
Por favor, note que este é um artigo da Wiki Naruto sobre o jutsu conhecido do clã Ōtsutsuki. Caso você esteja procurando o artigo sobre o capítulo com o mesmo nome, você deve ir para Kāma. Para outros usos, veja Kāma (desambiguação).

Kāma é um selo amaldiçoado concedido voluntariamente por membros do clã Ōtsutsuki, marcando o corpo do destinatário como um "receptáculo" (器, Utsuwa) cujo o chakra Ōtsutsuki irá possuir e, se bem-sucedido, transformando-o em um "Ōtsutsuki perfeito". Uma vez que as informações sobre o selo são conhecidas apenas pela organização Kara, tudo a seu respeito permanece um grande mistério, mas sabe-se que envolve a Árvore Divina.

Atributos Editar

Quando ativado, o Kāma aumenta significativamente as habilidades físicas do usuário e de suas técnicas. Também pode absorver ataques do inimigo, como ninjutsu, fūinjutsu e explosões em larga escala. Quando próximos, o Kāma de Boruto de Kawaki ressoam, manifestando-se involuntariamente e permitindo-os liberar técnicas que o outro absorveu. A ressonância ( 共鳴, kyōmei) entre os selos ocorre, mesmo se suas origens sejam diferentes já que Kawaki conseguiu o dele de Jigen, enquanto Boruto conseguiu após derrotar Momoshiki.

Atualmente, somente Jigen e Kawaki conseguem ativar seus Kāma livremente, enquanto Boruto só consegue acessá-lo inconscientemente ou através da ressonância forçada de Kawaki. Entretanto, anos mais tarde é demonstrado Boruto ativando de forma consciente.

Através de meios científicos, Jigen foi capaz de passar o Kāma a suas cobaias, mesmo que a taxa de sobrevivência seja quase nula, já que doze crianças acabaram morrendo no processo.[1]

Versões Editar

Jigen recebeu o selo em seu queixo, tornando-se receptáculo de Isshiki Ōtsutsuki.[2] Quando ativado, ele se espalha gradativamente por seu rosto e parte do seu corpo na forma de padrões simétricos. Em sua forma final, um longo chifre idêntico ao de Isshiki cresce sobre sua cabeça.

Kawaki recebeu o selo na palma da mão esquerda através de experimentos científicos realizados por Jigen,[3] tornando-se o próximo receptáculo de Isshiki. Quando ativado, ele se espalha pelo lado esquerdo de seu corpo, formando padrões geométricos curvos e angulares que se estendem até seu olho e brilham em vermelho. Em sua forma final, um longo chifre idêntico ao de Isshiki cresce sobre sua cabeça.

Boruto Uzumaki recebeu o selo de Momoshiki Ōtsutsuki na palma da mão direita de depois de lhe dar um golpe fatal. Inicialmente, o Kāma de Boruto permaneceu dormente e tudo a seu respeito era um mistério, mas foi em uma situação de batalha que a primeira ativação do selo ocorreu espontaneamente, fazendo com que marcas surgissem a partir do selo na palma da mão, provocando fortes dores em Boruto e o impediu de usar chakra por um curto período de tempo.[4]

Nas vezes seguintes em que o Kāma voltou a ativar, especialmente em momentos de forte tensão, os padrões do selo avançaram ainda mais, se espalhando pelo lado direito do corpo na forma de padrões geométricos curvos e angulares que se estendem até o olho e brilham em azul.[5] Nesse estágio Boruto tem um aumento de força, velocidade e o poder de seus ninjutsu é aprimorado.[6] Além disso, ele também torna-se capaz de absorver técnicas baseadas em chakra.[7]

Quando próximo à Kawaki, os selos dele e de Boruto ressoam, sincronizando entre si, então se um ativá-lo o outro também irá ativar involuntariamente.[8] A ressonância entre os selos auxilia na execução de técnicas colaborativas, como visto quando Boruto ajudou Kawaki na abertura de um portal para outra dimensão,[9] ou quando Kawaki canalizou o poder explosivo de seu Kāma em Boruto para aprimorar o poder destrutivo do Rasengan, resultado em uma variante ainda mais poderosa.[10]

Uma vez que Boruto esgotou todo o seu chakra e quase foi morto por Boro, a consciência de Momoshiki contida no Kāma tomou controle de seu corpo ao atingir a forma final, ocasionando em uma transformação corporal onde um chifre semelhante ao de Momoshiki cresce sobre a cabeça e os padrões do selo se alteraram.[11] Enquanto no controle, Momoshiki demonstrou a capacidade de flutuar, absorver chakra de outras pessoas para reabastecer as próprias reservas, uma força física avassaladora capaz de estourar partes do corpo do inimigo com meros chutes, além de poder utilizar técnicas do Boruto em proporções colossais.[12]

Curiosidades Editar

  • Embora o kanji em si seja normalmente traduzido como "Chave" (楔, Kusabi), os furigana indicam a leitura "kāma" (カーマ). "Kāma" significa "desejo", "desejo" ou "desejo" na literatura hindu, mas em japonês também é uma maneira incomum de escrever "Carma".
  • Sugere-se a existência de certos requisitos para que alguém torne-se um "receptáculo" para a marca e, aparentemente, Naruto não os possuí. Sasuke por outro lado foi sugerido possuir tais atributos.[13]

Referencias Editar

  1. Boruto: Naruto Next Generations capítulo 27, páginas 21-26
  2. Boruto capítulo 38, página 40
  3. Boruto capítulo 15, página 17-30
  4. Boruto capítulo 15, página 6-7
  5. Boruto capítulo 23, página 18-22
  6. Boruto capítulo 29, página 23
  7. Boruto capítulo 30, página 18-21
  8. Boruto capítulo 29, página 15-16
  9. Boruto capítulo 39, página 32-34
  10. Boruto capítulo 41, página 28-31
  11. Boruto capítulo 43, página 21-26
  12. Boruto capítulo 43, página 27-34
  13. Boruto: Naruto Next Generations capítulo 34, pagina 23

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Kāma