Wiki Naruto
Advertisement

Kamui é um poderoso Ninjutsu Espaço-Tempo utilizado através do Mangekyō Sharingan.

Visão Geral

O Kamui permite que seu usuário transporte objetos ou a si mesmo para outro espaço-tempo. Essas transferências são frequentemente caracterizadas por um vácuo em espiral que envolve o alvo, distorcendo sua imagem conforme se move entre os espaços. Pessoas que adentram o espaço-tempo do Kamui são completamente indetectáveis, já que nem mesmo seu chakra pode ser rastreado enquanto eles estão lá.[5] Alvos que saem de seu espaço-tempo podem ser ejetados com força variável, simplesmente surgindo no ponto de ejeção[6] ou sendo disparados a partir dele; se armas, como shuriken, forem armazenadas dentro do espaço-tempo, a possibilidade de ejetá-las com força dá aos usuários de Kamui uma aplicação ofensiva para a técnica.[7]

Usar o Kamui é o único meio conhecido de viajar para o interior de seus espaço-tempos. Isso significa que os alvos transferidos para lá ficam presos, forçados a permanecer até que o usuário da técnica os deixe sair; Obito as vezes usa genjutsu naqueles que ele aprisiona.[6] Isso também torna seu espaço-tempo eficaz como um refúgio, já que qualquer um que se abriga lá só pode ser alcançado usando o Kamui[8] ou através de um outro ninjutsu espaço-tempo utilizando as coordenadas específicas. Uma vez que ambos os Mangekyō de Obito compartilhavam do Kamui e cada olho passou anos com usuários diferentes — o próprio Obito e Kakashi Hatake — isso torna Obito e Kakashi essencialmente imunes ao Kamui um do outro:[9] embora um deles possa usar o Kamui no outro, o outro pode simplesmente usar o Kamui neles mesmos para escapar.[10] Isso também significa que eles podem bloquear ou contrariar as tentativas uns dos outros de usar Kamui em terceiros.[11]

O Kamui normalmente conecta a Terra apenas com seu próprio espaço-tempo, porém se um usuário sincronizar seu Kamui com outro ninjutsu espaço-tempo, quando ele é ativado, o Kamui pode viajar para o espaço de outro ninjutsu.[12] Mas se o ninjutsu original não estiver acessível para pegar carona, viajar entre seus espaços torna-se extremamente difícil, pois eles não pertencem originalmente ao Kamui. Os usuários podem gerar portais para espaços sincronizados manualmente com o Kamui, embora o gasto de chakra seja extremamente elevado.[13] Além disso, Obito no Purgatório foi capaz de usar o Kamui para retornar temporariamente sua alma à Terra para continuar ajudando Kakashi, concedendo a ele o uso de seu Sharingan por um curto período de tempo.[14]

Versões

Kamui de Obito

Ambos os olhos de Obito obtiveram acesso ao Kamui após ascenderem ao Mangekyō Sharingan. Mesmo com seu olho esquerdo em posse de Kakashi, ambos evoluíram simultaneamente, de modo que tanto Obito, quanto Kakashi, tiveram acesso a essa técnica. Cada olho tinha uma forma distinta de realizar o Kamui, mas ainda assim estavam conectados a um mesmo espaço-tempo.

Olho Direito

Obito enviando Torune para seu espaço-tempo.

Com o Mangekyō direito de Obito, era possível realizar uma versão de curto alcance do Kamui. Obito costumava usar essa versão em si mesmo, sugando-se em seu olho direito para entrar no espaço-tempo do Kamui e, em seguida, ele retornava para qualquer local que desejasse. Obito podia realizar este teletransporte sem a necessidade de predeterminar seu destino,[15] levando outros a considerá-lo superior à Técnica do Deus Voador do Trovão.[16] Outros indivíduos podiam ser sugados para dentro de seu espaço-tempo juntamente com Obito ou até mesmo sem ele.[17][18] Obito geralmente fazia contato físico para transportar outras pessoas com o Kamui,[19] mas isso nem sempre se faz necessário.[20]

Obito utilizando a intangibilidade em batalha.

A outra aplicação do Mangekyō direito de Obito, quando ativado, permite que ele torne seu corpo "intangível", transferindo automaticamente para o espaço-tempo do Kamui partes de seu corpo quando são sobrepostas por matéria.[21] Nesse momento, tudo o que ele estivesse tocando, incluindo peças de roupa, armas e outras pessoas, tornavam-se intangíveis também.[22] Obito costumava usar essa habilidade defensivamente, fazendo com que todos os ataques passem por ele sem lhe causar danos;[21] durante as primeiras aparições, enquanto usava a persona "Tobi", Obito comumente fingia estar ferido ou sentir dor para confundir os oponentes.[23] Alternativamente, Obito usava essa habilidade para passar por barreiras ou outros obstáculos,[24] para viajar através do subsolo e surpreender oponentes com ataques de baixo,[25] ou para estender o alcance de seus ataques e emboscar seus inimigos.[11]

Uma vez que a intangibilidade era feita inconscientemente, a desvantagem desta versão é que Obito não podia interagir fisicamente com qualquer coisa com a qual não estava em contato antes da ativação da habilidade, forçando-o a ficar sólido se desejasse entrar em combate usando taijutsu; no entanto, é possível moldar chakra e utilizar ninjutsu mesmo enquanto sobreposto por matéria.[21] Além disso, Obito só conseguia manter seu corpo intangível por aproximadamente cinco minutos e, enquanto nesse estado, ele não podia usar o Kamui para teletransporte; nesse breve momento em que ele se solidificava para se teletransportar, ele se tornava vulnerável a ataques.[18][21]

Olho Esquerdo

Kamui usado à distância.

Com o Mangekyō esquerdo de Obito, era possível realizar uma versão de longo alcance do Kamui. Ao focar sua visão em um alvo, o usuário cria uma "barreira espacial" ao redor dele, sugando-o para dentro do espaço-tempo do Kamui.[1] Devido a sua inexperiência, quando Kakashi começou a usar essa versão de Kamui, era necessário um grande esforço para que ele obtivesse maior precisão, mas ainda assim ele frequentemente errava o alvo. Mesmo quando ele acertava, ele ainda tinha dificuldades em produzir uma barreira grande o suficiente para puxá-lo por inteiro, de modo que apenas partes do corpo eram arrancadas e sugadas.[26] Com o tempo, ele teve um grande aumento de precisão e potência, sendo capaz de teletransportar grandes projéteis em pleno voo,[27] ou até mesmo produzir uma barreira grande o suficiente para envolver a Estátua Demoníaca do Caminho Exterior.[11] Kakashi eventualmente aprendeu a criar a barreira ao redor de si, permitindo-lhe se teletransportar, assim como Obito.[10]

Por não ser um Uchiha, essa técnica exigia uma grande quantidade de chakra de Kakashi,[1] por isso ele precisava de um longo período de tempo acumulando chakra o suficiente antes de utilizá-la.[11] Essa limitação reduzia a quantidade de utilizações para três vezes ao dia, antes que seu chakra se esgotasse completamente,[28] mas depois é aumentado para um número não especificado. Uma vez que o Kamui era usado através do Mangekyō Sharingan, o uso repetido acabou danificando a visão do olho, eventualmente chegando ao ponto de sangrar.[29] Quando Kakashi recebeu chakra do Nove-Caudas, ele foi capaz de usar o Kamui com maior velocidade, mais frequência e em alvos tão grandes quanto o Oito-Caudas; ele estimou que o chakra do Nove-Caudas tornou Kamui três vezes mais poderoso do que o normal.[30]

Ambos os Olhos

Versão de longo e curto alcance em uso simultâneo.

Quando o Kamui de ambos os olhos eram usados em um mesmo alvo, a velocidade de teletransporte era dobrada.[31] Alternativamente eles podiam podem ser gerados separadamente para um propósito unificado: Obito usou o Kamui esquerdo para produzir uma ressonância com Yomotsu Hirasaka, em seguida o Kamui direito para se teletransportar para seu respectivo espaço-tempo.[32] Quando teve posse dos dois Mangekyō, Kakashi foi capaz de manifestar o Susanoo, por meio do qual ele podia utilizar o Kamui Shuriken.[33]

Kamui de Shin

Shin tenta teletransporta-se.

Após despertar o Mangekyō Sharingan, Shin obteve acesso a uma versão de curto alcance do Kamui através de seu olho direito, com o qual ele era capaz de criar uma barreira dimensional para rapidamente teletransportar todos em seu alcance para praticamente qualquer local de seu interesse, bem como um espaço-tempo exclusivo que lhe serviu de esconderijo. Para adequar-se à situação, a forma e o tamanho da barreira podiam ser manipulados de acordo com a sua vontade.[34]

Um de seus clones biológicos que lhe serviam também tinha acesso ao Kamui e lhe auxiliava em fugas, caso a necessidade surgisse. Após ser temporariamente incapacitado pelo ataque furtivo de Sakura durante a sua batalha contra Sasuke e Naruto, o clone foi capaz de resgatá-lo com o Kamui ao mesmo tempo em que arrastava Sakura antes que qualquer um pudesse reagir.[34]

Influências

Kamui é um termo referente a um ser divino da mitologia Ainu, embora quase nunca seja escrito em kanji nos tempos modernos. Em um contexto japonês mais geral, Kamui se refere ao poder e majestade dos deuses, particularmente o Shintō Kami.

Curiosidades

  • Obito observou que não era mais capaz de usar o Kamui para ficar intangível após tornar-se jinchūriki do Dez-Caudas.[35] Apesar disso, ainda assim era possível usá-lo para se teletransportar para seu espaço-tempo, conforme demonstrado por Madara após roubar o olho esquerdo que estava na posse de Kakashi.[36]
  • A barreira espacial do Kamui é capaz de deformar massas de chakra,[34] característica que Obito tirou proveito para executar o Estilo Fogo: Dança Selvagem da Onda Explosiva.
  • Madara relata que ao resgatar Obito nos escombros da Ponte Kannabi, ele percebeu o garoto atravessando as pedras, sendo esse o motivo de sua sobrevivência. Isso indica que possivelmente Obito usou o Kamui sem estar ciente disto, apesar de que na época ele ainda não tinha despertado o Mangekyō Sharingan.[37]
  • Em várias mídias, Obito foi visto utilizando o Kamui sem que seu Mangekyō Sharingan estivesse ativo.[38]
  • Diferente dos demais usuários de Mangekyō Sharingan, Obito fazia constante uso do dōjutsu por conta do Kamui e mesmo assim não demonstrava perda de visão ou cansaço.
  • Embora o teletransporte à distância seja uma habilidade de seu olho esquerdo, Obito usou o olho direito para teletransportar os Ossos das Cinzas Mortais.[39]
  • No anime e no mangá, quando Shin usa essa técnica, ela é referida apenas como um ninjutsu espaço-tempo. Em Naruto: Ultimate Ninja Online, é revelado se tratar do Kamui.

Veja Também

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 Terceiro Databook, páginas 240-241
  2. Quarto Databook, página 242
  3. Naruto Shippūden: Ultimate Ninja Storm 4, moveset de Tobi (Grande Guerra Ninja)
  5. Naruto capítulo 395, páginas 9-10
  6. 6,0 6,1 Naruto capítulo 520, página 9
  7. Naruto capítulo 598, páginas 4-6
  10. 10,0 10,1 Naruto capítulo 608, páginas 3-7
  11. 11,0 11,1 11,2 11,3 Naruto capítulo 595, páginas 12-13
  12. Naruto capítulo 683, páginas 14-15
  13. Naruto capítulo 685, páginas 3-8
  14. Naruto capítulo 688, páginas 3-5
  15. Naruto capítulo 395, páginas 9-10
  16. Naruto capítulo 502, página 11-12
  17. Naruto capítulo 475, páginas 10-11
  19. Naruto capítulo 467, páginas 6-8
  20. Naruto capítulo 675, páginas 1-2
  22. Naruto capítulo 467, páginas 6-8
  23. Naruto capítulo 357, páginas 9-10
  24. Naruto capítulo 502, página 11-12
  25. Naruto capítulo 475, páginas 10-11
  26. Naruto capítulo 276, páginas 4-11
  27. Naruto capítulo 424, páginas 16-17
  30. Naruto capítulo 617, páginas 3-4
  31. Naruto capítulo 666, páginas 13-15
  32. Naruto capítulo 685, páginas 3-4
  33. Naruto capítulo 689, páginas 1-2
  34. 34,0 34,1 34,2 Naruto capítulo 700+6, página 16
  36. Naruto, capítulo 674, página 17
  39. Naruto capítulo 686, páginas 17-19
Advertisement