FANDOM

O Kata do Sapo (蛙組手, Kawazu Kumite) é um estilo de luta utilizado exclusivamente por aqueles que dominam Modo Sábio e treinaram com os sapos do Monte Myōboku.

Uso Editar

O chakra do senjutsu utilizado durante Modo Sábio "ativa" o corpo de várias formas, aumentando a velocidade do usuário, reflexos, força, resistência e durabilidade. Isso permite que um sábio consiga proezas incríveis que incluem pular grandes distâncias, quebrar materiais cortantes com as mãos, bem como levantar objetos várias vezes o seu tamanho.

Ao utilizar o Kata do Sapo, a energia natural utilizada pelo praticante cria chakra do senjutsu, também envolvendo o usuário em uma aura de essa mesma energia natural. Essa aura pode atuar como uma extensão do seu corpo e não pode ser vista por qualquer outra pessoa além daqueles que treinaram senjutsu. Ao utilizar a aura, o usuário pode ampliar o alcance e a força de seus ataques físicos. Ataques que aparentam ou seriam normalmente desviados vão realmente fazer contato com o alvo. Um soco foi mostrado tendo força suficiente para incapacitar completamente e acabar com um oponente, não muito diferente do Punho Adamantino.

Além disso, a maior velocidade, reflexos e sensoriamento de chakra aumentado do Modo Sábio, combinado com os movimentos de corpo hábeis do Kata do Sapo, permite ao praticante esquivar ataques inimigos no último momento possível.[2]

Movimentos Editar

Colisão do Sapo (蛙たたき, Kawazu Tataki)[3]
Kawazu Tataki

O golpe com a mão aberta.

Enquanto executa a Kata do Sapo, Naruto dá um poderoso golpe de mão aberta, enviando ondas de energia natural que emanam através do alvo atingido a partir do ponto inicial de contato.[4]
Kata do Sapo: Arremesso do Sapo (蛙組手・投球, Kawazu Kumite: Tōkyū)[5]
Arremesso do Sapo (Naruto - Anime)

Naruto lançando um oponente pesado.

Graças ao aumento de força concedido pelo chakra do senjutsu, Naruto é capaz de agarrar e arremessar seus oponentes à longas distâncias. Ele foi capaz de arremessar até mesmo um Rinoceronte Gigante para o céu.[6]

Outras Mídias Editar

  • Divisão do Chão (地面割り, Jimenwari): Com o Modo Sábio ativado, Naruto bate o pé no chão, fazendo-o criar uma rachadura gigante.[7]
  • Kata do Sapo: Ataque do Rugido (蛙組手・咆撃, Kawazu Kumite: Hōgeki): Naruto ataca com uma série de chutes e socos usando alguns clones. O penúltimo ataque joga o oponente no ar, jogando ele de volta ao chão, mas o original Naruto ataca o oponente, estendendo o seu punho com energia natural, jogando o seu oponente no ar.[5]

Curiosidades Editar

  • Kata é um termo de artes marciais referindo-se a um padrão de defesa e ataque.
  • Referente à pronúncia japonesa da Colisão do Sapo, Tataki (たたき, "bateu" ou "bater em pedaços") é uma maneira de preparar peixe ou carne na culinária japonesa, que recebe seu nome do gengibre usado no tempero, sendo o chão ou esmagado em uma pasta.
  • No anime, Naruto usou o Kata do Sapo para romper o manto de chakra Versão 2 do Clone do Nove-Caudas.[8]

Referências Editar

  1. Quarto Databook, página 244
  2. Naruto capítulo 555, páginas 13-15
  3. Quarto Databook, página 244
  5. 5,0 5,1 Naruto Shippūden: Ultimate Ninja Storm Generations, moveset de Naruto
  7. Naruto Shippūden: Ultimate Ninja Impact, moveset de Naruto
  8. Naruto: Shippūden episódio 294