FANDOM

Jiraiya usando Kekkai Ninjutsu

Jiraiya usando Kekkaijutsu.

Kekkaijutsu (結界術; Literalmente significa "Técnica de Barreira"), também conhecido como Kekkai Ninjutsu (結界忍術; Literalmente significa "Técnica Ninja de Barreira"), é a incorporação de barreiras dentro das técnicas. Essencialmente, estas técnicas permitem que os usuários manipulem barreiras. O usuário pode levantar barreiras que podem ser usadas para se proteger ou para interceptar um oponente entre outras várias utilizações.

Há também várias espécies de animais que fazem uso de kekkaijutsu, como o Sapo Prisão do Monte Myōboku que usa a Barreira: Prisão do Sapo Cabaça. Barreiras também foram incorporadas na forma de selos para fins tanto ofensivos como defensivos.

A força e a eficiência das barreiras aparentemente depende do tipo de técnica utilizada para criar a barreira em si e a capacidade dos outros para perceber, insira ou destruir a barreira. O Sanjūroku-jū no Saisei Kekkai, criado por uma matriz sincronizado de vários shinobi, é supostamente capaz de conter um jinchūriki e seu biju, mas foi mostrada para ser incapaz de lidar com os esforços combinados dos dois jinchūriki. No entanto, mesmo as barreiras mais poderosas, destinadas a evitar a deteção por estranhos, podem ser contornadas pelo uso de Ninjutsu de espaço-tempo, como a Kamui de Tobi, que ele usou para acessar o lugar onde Kushina Uzumaki estava dando à luz a Naruto Uzumaki.

Barreiras podem ser usadas para uma variedade de finalidades, tais como a impedir pessoas de fora, como acontece com a barreira de cinco-selo; para evitar que aqueles dentro de sair dos limites da barreira e até mesmo para evitar que os presos dentro do uso de certas técnicas, como foi feito para impedir que Dan Katō utilize a técnica Reika no Jutsu erguendo a Formação das Quatro Chamas Violeta ao redor dele.

Alguma barreira de ninjutsu parece ter um Ninjutsu de espaço-tempo, manipulando a barreira muito continuo do espaço-tempo em si: os exemplos incluem o interior da prisão da cabaça de sapo, que é uma barreira de um mundo diferente, enquanto Kamui transfere o alvo para outra dimensão e a barreira do espaço-tempo, usado a Kunai do Deus Voador do Trovão, que permite à dobra o alvo para o local da outra kunai.

Veja Também