Por favor, note que este é um artigo da Wiki Naruto sobre o Ninja Médico de Kirigakure. Caso você esteja procurando o artigo sobre a personagem de Monte Verde, você deve ir para Kiri (Monte Verde).

Kiri (キリ, Kiri) é um shinobi médico de nível chūnin de Kirigakure.

Personalidade

Kiri é um ninja focado no dever, embora esse foco não reduza sua preocupação com seus companheiros.[2] No anime, é revelado que Kiri tem uma hostilidade com os shinobi de Iwagakure por terem matado seu pai.[3]

Aparência

Kiri tem cabelo espetado curto de cor escura. Ele veste o traje padrão dos shinobi de Kirigakure que consiste de um colete, uma malha por baixo e aquecedores nos braços e pernas. Ele também usa o protetor de testa de sua vila que foi modificado pelo das Forças Aliadas Shinobi durante a guerra.

História

Parte II

Vida Paradisíaca em um Barco

Artigo principal: Vida Paradisíaca em um Barco

Kiri e seus companheiros atacam os mensageiros de Iwa.

Kiri estava entre o grupo de shinobi de Kirigakure que seguiram Ganryū para uma pequena ilha ao lado da costa do País da Água, com a intenção de matar o mensageiro de Iwagakure. Depois de ouvir que suas ações estavam indo contra a vontade da Mizukage, o grupo expressou seu descontentamento com isso. No entanto, eles se retiraram depois de serem atacados por clones de sombra de Naruto.

Quarta Guerra Mundial Shinobi: Confronto

Artigo principal: Quarta Guerra Mundial Shinobi: Confronto

Kankurō aponta Kiri para criar estratégias.

Durante a Quarta Guerra Mundial Ninja, Kiri foi designado para a Divisão de Ataque Surpresa, sob comando de Kankurō. O grupo se reuniu num local afastado antes de iniciar o primeiro movimento das Forças Aliadas Shinobi contra o inimigo. No anime, toda a divisão esteve reunida para ouvir o discurso do general, mas, devido ao rancor que Kiri guardava dos ninjas de Iwagakure, ele entra em conflito com Ittan e a briga só é apartada pela separação causada por Gaara. Mesmo após o discurso apaixonado de Gaara, Kiri ainda estava relutante com a aliança entre as vilas, mas seu sentimento é acalmado por Ganryū, que decide se juntar à aliança e convence o jovem Kiri a fazer o mesmo.

Kiri socorre Zaji.

Em seguida, a divisão se mobiliza para encontrar um local para montar acampamento e surpreender os inimigos com o primeiro ataque, então Kankurō e Kiri começam a formular estratégias de batalha. Mais tarde, quando o inimigo faz o primeiro movimento de emboscada, a divisão é salva da explosão pelo rápido movimento de Ittan e Kiri socorre Zaji, que fora severamente lesionado no tornozelo. Pouco depois, Kankurō designa Kiri para tratar dos feridos sob proteção de Ittan e presta os primeiros socorros com sucesso até o fim da batalha vencida por sua divisão.

A divisão foge com o cativo.

Enquanto voltavam com Deidara cativo, eles foram emboscados mais uma vez pelo Pelotão de Ataque Surpresa e Distração, sob uma nova formação, mas, devido à exaustão da última batalha, eles fogem. Quando Hanzō encontra uma distância ideal para sua técnica, ele invoca Ibuse, que lança uma Névoa Venenosa que atinge os aliados. Por sorte, toda a divisão é resgatada a tempo por uma parcela de samurais da Quinta Divisão, liderados por Mifune, que os leva para o acampamento da Divisão de Suporte Médico e Logístico a fim de que fossem tratados.

Quarta Guerra Mundial Shinobi: Clímax

Artigo principal: Quarta Guerra Mundial Shinobi: Clímax

Kiri e seus companheiros dificultam a visão.

Mais tarde, Kiri se junta às outras tropas das Forças Aliadas Shinobi e segue para o campo de batalha onde Naruto e seus companheiros lutavam contra os inimigos. Chegando ao campo de batalha Kiri logo entra em formação e cerca o Dez-Caudas para prendê-lo em cimento endurecido. No anime, ele ainda faz parte da equipe que ajuda a cegar os oponentes. No entanto, a tática falha quando o Dez-Caudas assume sua segunda forma.

Habilidades

Kiri curando Tokuma.

Como um ninja médico, Kiri tem um ótimo controle de chakra e conhecimento de primeiros socorros e técnicas de cura, que ele pode usar mesmo sob pressão, como em um campo de batalha. Sua habilidade foi o suficiente para tratar Tokuma e Ranka e,[2] no anime, tratar o tornozelo lesionado de Zaji.[4]

Ele também demonstrou habilidade de transformar seu chakra em água e liberar um preciso jato d'água,[5] bem como no anime a capacidade de produzir uma névoa densa.[6] Além disso, Kiri é um estrategista bastante habilidoso, uma vez que Kankurō o escolheu para planejar em conjunto a emboscada que definiria o destino das Forças Aliadas Shinobi.[7]

Curiosidades

  • Em Jin no Sho, Kiri é erroneamente referido como um ninja de Iwagakure.[1]
  • No mangá, embora Kiri estivesse em fuga com o resto da divisão, ele não aparece entre os afetados pela névoa de Ibuse.[8] No anime, no entanto, ele é visivelmente afetado.[9]
  • No anime, alguns que tiveram o chakra absorvido pela Árvore Divina que estava sob posse de Obito se pareciam com Kiri de costas.[10]
  • Em Naruto Shippūden: Ultimate Ninja Storm 3, a aparência de Kiri é usada como modelo de personagem dos shinobi de Kirigakure. No entanto, Kiri não desempenha nenhum papel relevante na história.

Referências

  1. 1,0 1,1 Quarto Databook, página 206
  2. 2,0 2,1 Naruto capítulo 518, página 9
  3. Naruto: Shippūden episódio 242
  4. Naruto: Shippūden episódio 262
  6. Naruto: Shippūden episódio 363
  7. Naruto capítulo 517, páginas 1-2 e 5
  8. Naruto capítulo 530, páginas 13-16
  9. Naruto: Shippūden episódio 272
  10. Naruto: Shippūden episódio 382