FANDOM

Senpo Goemon

Exemplo de um konbijutsu.

Konbijutsu (コンビ術, Literalmente significa Técnica Colaborativa), em alguns casos chamado de Ninjutsu Cooperativo (連携忍術, Renkei Ninjutsu), é um ramo de técnicas que envolvem combinações de duas ou mais técnicas pré-existentes. Quando iniciadas no tempo correto, cada uma contribuirá com a outra a fim de tornarem-se uma só técnica de poder maior do que a soma de suas partes.

Apesar de konbijutsu sincronizados terem sido vistos em uso no mangá (como por exemplo, a Liberação de Fogo: Projétil de Chamas do Óleo de Sapo), eles não foram muito explorados na trama. No anime, durante a Aparição do Três-Caudas, o conceito de konbijutsu foi mais explorado. Assim como Jiraiya explicou à Naruto Uzumaki, um poder maior pode ser trazido por dois usuários de ninjutsu que combinam dois ninjutsu de diferentes elementos. Isso pode ocorrer tanto no poder destrutivo como no nível da largura e/ou nível da extensão do ataque.

Fundamento Editar

Jujin Bunshin

Konbijutsu único de cão do clã Inuzuka.

Konbijutsu envolvem tudo sobre trabalho em equipe. Apesar dessas técnicas poderem ser usadas por ninjas que possuem simplesmente uma boa cronometragem, os melhores resultados são vistos quando konbijutsu são efetuados por usuários de pensamento parecido e com uma boa compreensão dos movimentos e caráter de cada um; quanto mais tempo eles gastam juntos, maior pode ser a potência da sincronização com cada um.

Ninjas como Kiba Inuzuka e Akamaru, cujo estilo de luta envolve konbijutsu, são amigos próximos e por isso possuem uma disposição natural para konbijutsu, já que eles podem trabalhar juntos na execução dessas técnicas; assim como também aqueles com mentes parecidas, tais como Naruto Uzumaki e Gamatatsu, que são mutuamente ‘simples’ e ‘idiotas’. Assim que uma dupla de ninjas chega a um entendimento e estabelecem um elo, eles serão capazes de trabalharem com konbijutsu.

Uso Editar

A aplicação mais elementar de um konbijutsu simplesmente envolve dois usuários executando a mesma técnica ao mesmo tempo (por exemplo, o taijutsu de Kiba Inuzuka e Akamaru: Presa Passando Presa). Isso duplica o poder de sua técnica precedente feita por um usuário (no caso, Presa Passando). Isso seria um konbijutsu coordenado e sincronizado em dupla.

Alguns konbijutsu funcionam porque um elemento é mais fraco do que o outro. Porém, existem também elementos que possuem uma boa afinidade entre si. Vento e Água também foram vistos com uma boa afinidade entre eles em konbijutsu. A técnica Gufū Suika no Jutsu de Naruto e Yamato é uma combinação de vento e água criada a partir das técnicas da Liberação de Vento: Rasengan e a Liberação de Água: Torrente Dilacerante. Esse seria um exemplo de konbijutsu de combinação elementar e sincronizado em dupla.

Veja Também Editar