Liberação de Explosão (爆遁, Bakuton; Panini "Estilo da Explosão") é uma natureza de kekkei genkai transmitida em Iwagakure, tendo usuários conhecidos dentro do Corpo de Explosão. Sugere-se ser composta pela natureza Terra, sendo associada ao selo cobra.[1] Com isso, o usuário é capaz de utilizar chakra explosivo em combate, permitindo-lhe explodir objetos com os quais ele entra em contato, ou produzir explosivos de argila que são acionados remotamente.

Por conter Terra em sua composição, técnicas de Liberação de Explosão podem ser neutralizadas pela natureza Relâmpago, ou outras fontes de energia elétrica.[2] No caso específico dos explosivos de argila, basta expor a mesma a uma corrente elétrica antes que exploda para desarmá-la. Outra alternativa é induzir a eletricidade diretamente no corpo do usuário antes que ele libere uma técnica, perfurando-o com uma arma eletrizada.[3][4] Esse último método, no entanto, pode ser facilmente contornado se o usuário agarrar um objeto condutor fincado no solo para dispersar a eletricidade.[2]

Formas

  • A Liberação de Explosão de Gari consiste em estabelecer contato físico com seu oponente ou matéria através de um simples soco, e então, posteriormente gerar uma enorme explosão a partir do ponto inicial de contato. A explosão é poderosa o suficiente para obliterar completamente um adversário muito maior do que o usuário.[5]
  • Deidara utiliza o kinjutsu de Iwagakure para amassar o seu chakra explosivo em uma argila explosiva. Esta argila pode ser moldada em uma grande variedade de formas e tamanhos, o que lhe permitiu criar explosivos vivos para atacar os adversários à distância, e então detoná-los com o comando Katsu (喝).
  • Sekiei utiliza a argila explosiva de forma semelhante a Deidara, a fim de criar diferentes formas para atacar à distância. No entanto, Sekiei não utiliza o kinjutsu da vila e não usa o maneirismo de comando.[6]

Curiosidades

  • No anime, mesmo não tendo argila em sua posse, Deidara foi capaz de explodir a marionete Formiga Negra na qual ele estava confinado. Isso pode sugerir que ele também conseguia liberar explosões ao contato físico, embora logo em seguida tenha procurado por mais argila antes de continuar a lutar.[2]

Referências

  2. 2,0 2,1 2,2 Naruto: Shippūden episódio 280
  4. Sasuke Shinden: Livro da Alvorada capítulo 3
  5. Naruto capítulo 522, páginas 12-13
  6. Boruto: Naruto Next Generations episódio 77