Kankurō controlando suas marionetes.

Marionetes (傀儡, Kugutsu) são usadas ​​como armas por marionetistas. Eles são, na maioria das vezes, criações de aparência humanoide, mas, dependendo do criador, pode se assemelhar com qualquer coisa. Eles são feitos com objetivo de portar armas, oportunizando uma infinidade de maneiras para manipulá-lo. As marionetes são armas do tipo de longa distância que podem ser usadas ​​ofensivamente, defensivamente ou, algumas vezes, suplementares, e são controladas por meio de fios de chakra. Devido ao seu design, o ponto fraco de qualquer marionete são suas juntas. Na maioria das vezes, as marionetes são seladas dentro de pergaminhos, para facilitar o transporte das mesmas.

Existem dois tipos de marionetes: aqueles feitos a partir de materiais como madeira e as marionetes humanas. Um famoso marionetista, Sasori, foi o inventor desse último tipo de marionetes, aprimorando as falhas da versão original, tais como o alcance de controle, resistência e versatilidade em ataques.

Marionete Humana

Veja Também: Prática de Marionete Humana Trata-se de marionetes com poucas reais diferenças da original. As marionetes humanas, feitas exclusivamente por Sasori, foram consideradas uma prática proibida por todas as vilas, sendo que o marionetista remove os órgãos do corpo de qualquer indivíduo e preserva seu corpo para manter o fluxo de chakra e suas naturezas de chakra, substituindo apenas os músculos por madeira. Durante esse processo, Sasori pôde incluir as mais variadas ferramentas dentro do corpo, como meios de dificultar um combate.

Enquanto usava seu próprio corpo como marionete humana, Sasori mantinha apenas um pedaço de carne como coração, o que, ao contrário das outras marionetes humanas, permitiu-lhe manter suas emoções e pensamentos. É possível observar um relativo aumento de resistência nas marionetes humanas, o qual mesmo um forte golpe de Sakura Haruno, no corpo de madeira de Sasori, não foi capaz de rachá-lo.

Lista de Marionetes

Outras Marionetes

  • Durante sua batalha contra Sasori, Chiyo usa Sakura como uma marionete, conectando fios de chakra em seu corpo.
  • Fū Yamanaka usa um boneco de palha simples, como meio de realizar a Técnica da Marionete do Selo Amaldiçoado de Transferência de Mente.
  • No anime, algumas versões diferentes de marionetes aparecem, como:
    • Alguns marionetistas jovens de Sunagakure usam uma marionete em forma de cobra. A mecânica por trás do brinquedo foi comparada à Espada de Garian, por Kankurō.[2]
    • Os três Irmãos Ryūdōin usaram um tipo diferente de marionete, feita de madeira vermelha sem aspectos físicos. Eram controladas por selos ligados aos fios de chakra.
      • No laboratório de armas de , marionetes semelhantes a essas foram sendo usadas como uma medida de defesa.[3]
    • Shuradō, durante sua vida, carregava uma marionete de criança que tinha seis braços e capacidade de girar rapidamente, bem como emitir tenebrosos ruídos infantis.[4]
    • Korobi e Yaoki usam marionetes capazes de usar sua natureza de afinidade, a Liberação de Água, através delas.
  • Kokuyō pôde usar grandes marionetes mecânicas como distrações para realizar sua técnica. Das únicas vistas, uma delas tinha um compartimento aberto da qual ele se senta para controlar, enquanto a segunda foi uma enorme máquina roxa de captura.[5]
  • Araya utiliza uma marionete moldada à sua própria aparência para lutar contra inimigos desavisados e, desta forma, ficar longe de perigo durante uma batalha, bem como isso possibilita que ele analise uma batalha à distância e utilize os melhores contra-ataques contra seus oponentes.[6] Além disso, ele ainda usa uma marionete em forma de salamandra, forte o suficiente para carregar um adulto[7] e com ótima capacidade de escavação.[8]
  • Hako Kuroi, desde a Academia, tinha a capacidade de usar uma marionete, um coelho cor-de-rosa que está sempre ao seu lado.[9] Diferente da maioria dos usuários de marionetes, ela não usa suas mãos, capaz de mantê-las livres para outras tarefas enquanto ainda faz sua marionete se mover como se estivesse sozinha.[10]
  • Entre os filmes:
    • Em Naruto Shippūden o Filme, Setsuna fez uso de uma marionete com suas características para um ninja de Konoha não identificá-lo.
    • Em Naruto Shippūden 4: A Torre Perdida, Mukade ainda humano, utiliza inúmeras marionetes — algumas tendo, inclusive, o chakra de Ryūmyaku incorporado — diferentes, sendo:
      • Marionete Veloz — uma marionete com braços giratórios e extensíveis, olhos penetrantes e escondendo nove espadas em sua barriga. Uma vez destruída, papéis explosivos conectados em seu corpo explodem para aniquilar o adversário.
      • Marionete Golem — a segunda marionete, que usa o chakra de Ryūmyaku, permitindo-lhe voar e disparar mini-feixes do chakra de Ryūmyaku por meio de suas bocas. É capaz de disparar kunai ou conectar ao chakra para controlá-las. Nessa versão, as variantes se baseiam numa de garras rotativas; outra com canhão de chakra de Ryūmyaku no braço direito; e, por fim, aumento dos braços protéticos.
      • Marionete Guardiã — a terceira marionete, que dispara várias kunai a partir do peito, com lâminas escondidas no braço direito e uma velocidade lenta, mas uma força considerável. Uma vez que o alvo está cercado por várias dessas marionetes, o usuário pode mesclar todas e criar uma prisão gigante, para aprisionar a vítima.
      • Marionete Guardiã Gigante — a última marionete semelhante a terceira, mas numa versão maior, criada através da fusão de várias outras normais. Nessa versão, a marionete é capaz de absorver o chakra do inimigo.
    • Em The Last: Naruto o Filme, Toneri utiliza as marionetes do clã Ōtsutsuki, que agem de acordo com seus pensamentos, também capazes de utilizar as Bolhas Esféricas. Porém, essas marionetes dependem do Recipiente de Energia para obter energia, e por isso perdem todas as funções após a destruição dele. Depois, já em Boruto, Urashiki utiliza essas marionetes contra Sasuke e Gaara.[11]
    • Em Boruto: Naruto o Filme, Shinki usa sua marionete para se defender dos ataques de Metal Lee. A marionete possui característica esquelética, com olhos redondos amarelos, dois chifres, além de ter seu corpo dividido por cores; seu lado direito possui cor branca e o esquerdo, preto. Shinki cria um casaco feito de areia de ferro para ele e a marionete.
  • Por fim, suas aparições em jogos:
    • Em Naruto: Uzumaki Chronicles 2, o clã Shirogane utiliza de várias marionetes, com diferentes habilidades e características:
      • Marionete Peão — uma marionete simples garras afiadas.
      • Marionete Suicida — uma marionete de autodestruição, que explode ao contato.
      • Marionete Mecânica — uma marionete com capacidade de liberar feixes de luzes através dos braços e peito.
      • Marionete Inseto do Zumbido da Abelha Rainha — variante em forma de abelha com ataques elétricos. Elas podem ferir o inimigo com ferrões, como as de abelhas comuns.
      • Marionetes Elementais — versão comum capaz de utilizar elementos. Cada qual corresponde com a natureza, sendo que a vermelha é capaz de usar fogo e a azul expelir água.
      • Marionete Lagarto — semelhante a Salamandra, tem a forma dum largato e respira fogo. É capaz de girar rapidamente no ar e descer rolando. Apenas membros exclusivos do alto-escalão do clã Shirogane poderiam usar essa marionete.
      • Marionete Mestre — a mais poderosa marionete do clã Shirogane. Tem seis braços e quatro rostos. Seus ataques são elevados, como ataques elementais e regeneração ultra-veloz.
    • Em Naruto Shippūden: Legends: Akatsuki Rising, uma marionete conhecida como Marionete Vampira é encontrada em uma missão de rank B e, mais tarde, em uma de rank A. Assim como as marionetes do clã Shirogane, parece ter vontade própria e ataques poderosos.

Referências

  1. Naruto: Shippūden episódio 319
  2. Naruto episódio 217
  3. Naruto: Shippūden episódio 184
  4. Naruto: Shippūden episódio 127
  5. Naruto: Shippūden episódio 235
  6. Boruto: Naruto Next Generations episódio 60