Motoi (モトイ, Motoi) é um ninja de Kumogakure, que fica estacionado na Ilha Tartaruga.

Aparência

Motoi lembra muito o seu pai com o seu cabelo espetado de cor castanho escuro e olhos escuros. Sua característica mais proeminente é a marca verde escura que desce pelo seu nariz. Ele veste a roupa padrão de um ninja de Kumogakure, com caneleiras, assim como uma jaqueta. Ele também usa um lenço no pescoço.

História

Passado

Motoi indo matar B.

Quando Motoi tinha cinco anos de idade, ele e Killer B eram bons amigos. Depois que seu pai foi morto durante uma tentativa de subjugar o Hachibi que tinha se libertado de seu jinchūriki anterior, Motoi começou a odiar o Hachibi. Então, B foi logo escolhido para ser o próximo hospedeiro e Motoi, assim como muitos outros moradores de Kumo fizeram, concentrou sua raiva em B. Então, Motoi uma vez tentou assassinar B, mas B o desarmou facilmente. Apesar de ter o rosto coberto, Motoi supos que B sabia que era ele, como B o saudou como eles costumavam fazer. Após isso, Motoi nunca teve coragem de enfrentar B, e não tinha falado com ele por trinta anos, mas com o tempo ele passou a admirar B como um herói da aldeia.

Parte II

Quarta Guerra Mundial Shinobi: Contagem Regressiva

Artigo principal: Quarta Guerra Mundial Shinobi: Contagem Regressiva Motoi cumprimenta Naruto e seus companheiros de Konohagakure quando eles são levados para a ilha e os leva para os seus alojamentos. Depois de chegar, Naruto tenta fazer com que B treine-o no controle de seu Bijū. B recusa-se, então Naruto pede Motoi para fazer isso, afirmando que B era muito teimoso. Motoi fica com raiva de Naruto para insultá-lo e insiste que B devia ter uma boa razão. Ele leva Naruto e Yamato para a Cachoeira da Verdade e instruiu Naruto para como treinar na cachoeira.

Motoi e B se reconciliam.

Naruto encontra uma versão do mal de si mesmo que ele não pode derrotar. Ele fala pra Motoi perguntar como B derrotou seus demônios interiores, mas Motoi diz que ele não está em posição de pedir nada de B, depois de ter tentado matá-lo. Ele diz a Naruto sobre os fatos do passado e Naruto começa a pensar. Motoi é posteriormente atacado pela lula gigante que vive perto da ilha, mas B o salva. Ele pede desculpas por tentar matar B quando eram crianças, mas B revela que não exerce nenhum rancor e diz que ele o perdoa, levantando o punho. Motoi derrama uma lágrima quando ele percebe que B ainda é seu amigo, e eles batem os punhos. Depois de Naruto bater o seu lado escuro, Motoi deixou o grupo para apresentar um relatório para Kumogakure.

Motoi depois leva Might Guy e Aoba Yamashiro para a cachoeira da verdade. Quando eles chegam, eles encontram Kisame Hoshigaki fugindo da área. Motoi diz para eles pararem Kisame antes que ele possa deixar a ilha, ou então ele deixará de ser capaz de rastrear Kisame. Guy consegue pegar Kisame mas ele se mata antes que eles possam averiguar o que ele sabia. Eles tentam verificar o pergaminho que tinha com ele, mas estava cheio de armadilhas e eles são presos enquanto um tubarão nada para longe com o pergaminho. Quando B não consegue pegar o tubarão, Motoi envia um relatório dos acontecimentos para as Forças Aliadas Shinobi com uma de suas corujas.

Apesar da quebra de segurança, Motoi assegura para os ninjas de Konoha que, a Akatsuki não conseguiria rastrear eles, por que eles estavam em constante movimento. Então, quando Akatsuki logo em seguida ataca a ilha e para o movimento da ilha, Motoi vai para fora para ver o que está acontecendo. Eles acham Kabuto, que imediatamente vai atrás de Yamato. Kabuto foge com Yamato e Motoi informa o Terceiro Tsuchikage sobre a situação.

Quarta Guerra Mundial Shinobi: Confronto

Artigo principal: Quarta Guerra Mundial Shinobi: Confronto

Motoi ataca Blue B.

No anime, Motoi foi instruído para ir atrás de Naruto e B para dar apoio a eles. Depois de finalmente chegar até B, os dois velhos amigos têm uma disputa depois de Motoi percebeu que tinha apertado a mão de B, que tinha acabado de urinar. Como os dois fizeram o seu caminho em direção ao campo de batalha para recuperar o atraso com Naruto, eles são confrontados por Blue B que haviam sido invocado para o campo de batalha. Chocado ao ver o Jinchūriki que havia perdido o controle de Gyūki, e inadvertidamente, matar seu pai, Blue B se desculpou com Motoi para o que ele tinha feito. Mais tarde, quando os dois lados entraram em confronto, Motoi intercepta Blue B, a fim de ganhar tempo para B escapar ele usou a Liberação de Relâmpago: Teia de Aranha para capturar Blue B, que não teve problemas para se libertar do ataque. Motoi embora ferido, no último instante, compreende que foi Orochimaru que orquestrou todo o calvário que levou à morte de seu pai.

Habilidades

Motoi aparentemente é um ninja rastreador especialista, visto quando ele alega que, depois de Kisame ter sido descoberto, que mesmo com suas habilidades seria quase impossível encontrá-lo uma vez que ele tivesse saído da ilha.

Como o seu dever de supervisor da Ilha Tartaruga, Motoi aparentemente tem uma ligação com a barreira que envolve a totalidade da enorme criatura e suas imediações, o que lhe permite localizar com precisão a posição e/ou a quantidade de indivíduos que entra ou sai por esta estrutura, supostamente sem a necessidade de contato com aqueles que originalmente a construiu. No entanto, esta capacidade é restrita apenas ao momento de passagem através da barreira, o que significa que ele não pode sentir a presença de uma pessoa uma vez que estão no interior, e nem pode detectá-los se eles forem capazes de circunavegar a barreira inteiramente através de certos métodos.

Transformação da Natureza

No anime, Motoi tem demonstrado proficiência na Liberação de Relâmpago, usando uma técnica que pode atacar a área circundante do usuário, que foi aparentemente poderoso o suficiente para interromper temporariamente Blue B na 2 versão.

Técnicas de Invocação

Motoi tem um contrato que lhe dá autoridade para invocar corujas, que muitas vezes ele emprega como meio para facilitar a comunicação de longo alcance, utilizando-as como pássaros transportadores.

Curiosidades

  • Motoi é uma palavra japonesa que pode significar "base".