FANDOM

O Punho Gentil é uma forma de combate corpo-a-corpo usada principalmente por membros do clã Hyūga.

Visão Geral Editar

Este estilo de taijutsu provoca danos internos através de algum ataque ao Sistema de Circulação de Chakra do corpo, posteriormente ferindo os órgãos que estão estreitamente ligados com a área da rede que tenha sido atingida. Para fazer isso, o usuário cirurgicamente injeta uma certa quantidade de seu próprio chakra no sistema de circulação de chakra do oponente, causando danos aos órgãos adjacentes, devido à sua proximidade com o sistema circulatório de chakra. Mesmo o menor toque pode causar danos internos graves, daí o nome do punho "gentil".

Punho Gentil

O Punho Gentil.

Fechando os pontos de chakra, o usuário do punho suave pode controlar o fluxo de chakra, criando uma confusão na rede de chakra do adversário. Esses pontos especiais, 361 no total, são interceptações na rede circulatória do chakra, assim, pode-se, à força,  abri-los ou fechá-los da maneira que o usuário do Punho Suave quiser, assim, é uma poderosa opção tática para ter. O usuário pode aumentar o fluxo de chakra no corpo do oponente, ou interrompê-lo por completo, impedindo-os de usar técnicas, como visto na luta de Neji com Hinata durante os Exames Chūnin, e durante seu combate com Kidōmaru.

Neji observou que qualquer substância feita de chakra pode ser destruída por esta técnica. Como visto em sua luta com Kidōmaru, é feito por vazamento de chakra a partir das aberturas de chakra nas mãos e moldando-o em uma forma de agulha para cortar através do chakra.[1] No entanto não se sabe se esta técnica pode ser feito por qualquer usuário Punho Suave ou apenas aqueles que podem ver o tenketsu.

Como o sistema de circulação do chakra é invisível a olho nu, o Byakugan é necessário para este estilo ser utilizado de forma eficaz. Desde que o Byakugan é exclusivo para o clã Hyūga, ele se tornou o seu estilo de assinatura de combate.

A capacidade de infligir traumas internos é grave, com força externa mínima, combinada com a manipulação da rede de chakra, faz com que o Punho Suave seja o estilo de taijutsu mais respeitável ​​e temível conhecido em Konohagakure.[2] Em contraste com isto, a técnica também pode ser usada para fins complementares, tais como ajudar companheiros no campo de batalha. Isso foi exibido por Hinata durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi, quando ela usou a técnica para corrigir a articulação do ombro deslocado de Naruto.[3]

Outras Mídias Editar

  • Em Naruto: Path of the Ninja 2, Hinata utiliza uma versão extremamente rápida e potente da técnica, sendo capaz de estourar órgãos vitais e tenketsu.
  • Em Naruto: Ultimate Ninja 3, Neji é capaz de combinar essa técnica com os Oito Trigramas de outra técnica e executar uma sequência menor de golpes. Essa versão é conhecida como Oito Trigramas Palmas Dança da Tempestade (八卦掌嵐舞, Hakkeshō Ranbu).
  • Em Naruto Shippūden: Ultimate Ninja Storm 2, Hinata executa uma combinação do Punho Gentil mesclado com um chuto com ambas as pernas. Essa combinação é chamada de Arte do Punho Gentil: Exorcismo (柔拳法・祓い, Jūkenpō: Harai; Bandai: Punho Gentil: Exorcismo).

Curiosidades Editar

  • Este estilo de luta é baseado na arte marcial chinesa da vida real Baguazhang, um estilo de luta normalmente feito por movimentos circulares, permitindo que o praticante tenha uma gama mais ampla de movimentos e uso completo do momento, sem dar a seu oponente uma chance para um ataque direto. No Japão, é conhecido como Hakkeshō.
  • Técnicas desta linha também têm sido chamadas de "Arte do Punho Gentil" (柔拳法, Jūkenhō/Jūkenpō) ou "Passo Gentil" (柔歩, Jūho). Kenpō é também um termo popular japonês para artes marciais chinesas.
    • Embora a suposta leitura de "Arte do Punho Gentil" (柔拳法) é "Jūkenpō" devido à conversão constante, no nome desta técnica de acordo com o furigana é "Jūkenhō".

Veja Também Editar

Referências Editar

  3. Naruto capítulo 617, página 12-13

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Punho Gentil

  • Punho Gentil

    3 mensagens
    • Acho dificil outros clãs aprenderem, agora um não hyuga com o byakugan, seria até possivel, já que a tecnica é bem relacionada ao mesmo
    • Acho que não. O Boruto por exemplo, mesmo não sendo totalmente do Clã Hyuuga é um usuário em potencial, se vier a dominar o seu douju...
  • Juuken é a única maneira de enviar o chakra pelo corpo de alguém?

    3 mensagens
    • É estritamente proibido adicionar imagens à Wiki Naruto para uso exclusivo do Fórum. Leia as políticas de imagens.
    • Bem de taijutsu o juuken é o unico que eu conheço que usa a emissão de chakra para bloquear os tenketsus (não sei escrever) do inimi...