FANDOM

Rádio (無線, Musen) é um equipamento muito comum usado para manter contanto entre os ninja aliados através de grandes distâncias. Este rádio pode aceitar múltiplas frequências e, para ativá-lo, é necessário apertar o botão que fica anexado ao pescoço do utilizador.[2]

Aparições Editar

Foi usado a primeira vez quando o Time Kakashi teve a missão de capturar o gato Tora, utilizando-o para comunicarem entre si.[3]

No anime, Hinata Hyūga, Sukea e Kiba Inuzuka usam este rádio para comunicar-se em uma tentativa de ajudar o Time Kakashi a desmascarar Kakashi Hatake.

Em Naruto o Filme: Lenda da Pedra Gelel, Naruto usou para comunicar-se com Temujin.[4]

No anime, este equipamento foi utilizado pelo Time Ebisu, no qual utilizaram para comunicar-se entre si, para que pudessem capturar Tora, assim como o Time Kakashi anteriormente.[5]

Isto foi usado também quando os membros do Time Guy tiveram que separar-se do Time Kakashi com o objetivo de remover os selos anexados em diversos lugares, abrindo assim a passagem do esconderijo da Akatsuki.[2] Após separar-se uns dos outros, os utilizadores continuaram tendo contato entre si através deste equipamento, usando-o de forma inteligente para entrarem em acordo e derrotar seus receptivos clones falsos.[6][7][7]

No anime, foi usado mais uma vez pela Divisão de Selamento do Time de Procura a Orochimaru para comunicar-se a uma longa distância, devido à distância que cada usuário tem que ficar com a Barreira de Selamento de Quatro-Cantos.[8]

Os 11 de Konoha em conjunto com Sai, Kakashi e Guy usaram para comunicar-se enquanto confrontavam os falsos membros da Akatsuki.[9]

Anos mais tarde, os genin do Time Konohamaru usaram para comunicar-se nos Exames Chūnin, sendo uma importante ferramenta de auxílio.[10][11]

Curiosidades Editar

  • No anime, por algum motivo, o rádio de Guy foi mostrado levando um golpe fatal de taijutsu, entretanto, ele ainda sim continuava a funcionar.[7]
  • No anime, foi mostrado acidentalmente por Naruto e posteriormente por Rock Lee que esse rádio pode ser usado para atordoar os usuários de outros rádios conectados com o seu quando em um volume extremamente alto.[12][13]
  • Embora o Time Konohamaru tenha usado os rádios durantes os Exames Chūnin no filme[11] e no mangá,[10] não fica claro se foi usado durante a novela.[14]
  • No mangá e em Boruto: Naruto o Filme um dos genin de Kirigakure também estava equipado com o rádio, porém não usou-o.[11][15][16]
  • Um cientista do Time Científico de Armas Ninja também é visto usando um para comunicar-se com a central.[17]
  • No mangá, Shinki faz um movimento semelhante ao movimento para apertar o botão para falar no rádio, porém o rádio não foi visto e o mesmo não falou nada.[18]
  • Apesar de todos os membros da equipe que lutava contra os falsos membros da Akatsuki usarem um rádio para comunicar-se, não ficou claro se Shino portava um também, devido à sua quantidade excessiva de roupa.[9]

Referências Editar

  1. Naruto CCG, ID FRJ-450
  2. 2,0 2,1 Naruto capítulo 263, páginas 8-10
  3. Naruto capítulo 9, páginas 2-3
  4. Naruto o Filme: Lenda da Pedra Gelel
  5. Naruto: Shippūden episódio 1
  6. Naruto capítulo 263, páginas 13-15
  7. 7,0 7,1 7,2 Naruto: Shippūden episódio 24
  8. Naruto: Shippūden episódio 103
  9. 9,0 9,1 Road to Ninja: Naruto o Filme
  10. 10,0 10,1 Boruto capítulo 3, páginas 33-45
  11. 11,0 11,1 11,2 Boruto: Naruto o Filme
  12. Naruto, episódio 6
  13. Naruto: Shippūden, episódio 18
  14. Boruto: Naruto o Filme novela
  15. Boruto capítulo 3, página 36
  16. Boruto capítulo 3, página 40
  17. Boruto capítulo 3, página 46
  18. Boruto capítulo 3, página 32