O Rasengan da Raposa Demoníaca (妖狐螺旋丸, Yōko Rasengan) é a forma aprimorada do Rasengan utilizada por Naruto mediante o uso do chakra da Raposa de Nove-Caudas.

Uso

Sendo um jinchūriki de Kurama, a Raposa Demoníaca de Nove-Caudas, Naruto tem acesso ao seu poderoso chakra vermelho enquanto sob sua influência ou cooperação. Esse chakra pode ser inserido em seu Rasengan de diferentes maneiras para ampliar seu poder de destruição e alcance, além das visíveis alterações visuais.

Após dominar a besta e despertar o Modo de Chakra do Nove-Caudas, Naruto passou a ter pleno acesso ao seu chakra e pôde utilizar essa técnica constantemente, com a possibilidade de substituir o uso de um clone das sombras por um braço de chakra, tornando o processo de produção da esfera mais prático, mantendo sua eficácia.[3]

Variantes

Rasengan Vermelho (朱い螺旋丸, Shui Rasengan)[4][5]

Yōko Rasengan (Naruto Uzumaki - AnimeHD).PNG

Essa variante é utilizada por Naruto após consumir grande parte de suas reservas de chakra, fazendo com que o chakra do Nove-Caudas vaze do selo e seu corpo seja coberto pelo Manto da Raposa Demoníaca. Enquanto nesse estado, Naruto tem uma melhoria na execução do Rasengan, podendo usar o manto de chakra para auxiliá-lo na estabilização da esfera, dispensando a necessidade de usar um clone, como ele normalmente faz. Com isso, ele é capaz de produzir um Rasengan que combina seu chakra restante juntamente ao do Nove-Caudas, tendo poder o suficiente para se igualar ao Chidori Batendo Asas de Sasuke Uchiha.[6]

Durante seu treinamento com Kakashi, onde tentava introduzir a Liberação de Vento em seu Rasengan, Naruto repetidas vezes liberou o chakra do Nove-Caudas por conta da exaustão e acidentalmente produziu essa variante.[7]

Rasengan Carmesim (紅蓮螺旋丸, Guren Rasengan)[8]

Rasengan da Raposa Demoníaca (Filme).PNG

Em filme, Naruto mostrou-se capaz de produzir um Rasengan a partir do chakra do Nove-Caudas, assumindo uma coloração vermelho-alaranjada. Apesar do uso de seu chakra, Naruto não sofre influência da besta em sua execução, visto que não há alterações visíveis em seus olhos ou chakra vermelho emanando de seu corpo. Em sua juventude, Naruto necessitava do auxílio de um clone das sombras para produzi-lo, porém anos mais tarde, em The Last, ele já era capaz de executar essa variante por conta própria.[9][10]

Rasengan Tornado (竜巻螺旋丸, Tatsumaki Rasengan)[11]

Tatsumaki Rasengan.PNG

Após expelir grandes quantidades do chakra do Nove-Caudas, Naruto aspira o chakra liberado em um poderoso Rasengan que ele cria com o auxílio de um clone. O Rasengan é o epicentro de um grande tornado de chakra, que pode ser compactado em uma esfera mais densa para romper defesas e então executar um golpe final. Mesmo o Zero-Caudas, cujo poder foi comparado ao de uma Besta com Cauda, foi incapaz de resistir ao impacto e foi lançado para longe.

Rasengan do Nove-Caudas (九尾螺旋丸­, Kyūbi Rasengan)[12]

Rasengan do Nove-Caudas (Anime).png

Enquanto em sua forma de uma cauda do Manto da Raposa Demoníaca, Naruto pode utilizar sua cauda como um braço ajudá-lo a formar um Rasengan de tamanho várias vezes maior, substituindo a necessidade de um clone das sombras. Essa variante pode ser utilizada à queima roupa para explodir seus inimigos ou disparada à longas distâncias de forma similar a Bola da Besta com Cauda. Ele ainda é capaz de formar e disparar várias esferas repetidas vezes.[13]

Outras Mídias

A variante de Minato.

Em Naruto Shippūden: Ultimate Ninja Storm Revolution e na sua sequência, durante a execução de um de seus combos, Minato cria um Rasengan e ativa seu Modo Kurama simultaneamente, reforçando-o com o chakra do Nove-Caudas. Sua variante pode ser empurrada contra o oponente, lançando-o para longe junto com a esfera, que causa uma explosão em larga escala após alcançar certa distância.

Curiosidades

  • Todo Rasengan produzido através do chakra de Kurama é classificável como uma variante dessa técnica, porém, no anime e no mangá, quando Naruto e Minato produzem um Rasengan enquanto no Modo Kurama, não há quaisquer mudanças estéticas. Indo na contramão dessa tendência, em The Last: Naruto o Filme, sempre que um Rasengan dentro desses critérios era produzido ele tinha uma cor vermelha-alaranjada.
  • Apesar do "Rasengan Vermelho" ter sido nomeado na série Naruto: Ultimate Ninja, essa variante na verdade assume uma coloração roxa no anime, provavelmente, devido a mistura visual do azul do Rasengan, com o vermelho do chakra das Nove-Caudas. Na versão do mangá colorido pela Shueisha, ele é opaco de cor amarelo claro.
  • Em Naruto Shippūden: Ultimate Ninja 4, o Rasengan do Nove-Caudas é de cor vermelha e gigantesco.[14]
  • Embora o Rasengan Carmesin tenha estreiado, em forma de anime, apenas no filme de 2005, a sua primeira aparição ocorreu de fato em Naruto: Ultimate Ninja 2, um game lançado em 2004, durante uma das "técnicas secretas" que Naruto possui no game.
    • Além disso, esse Rasengan de cor avermelhada em Naruto: Ultimate Ninja 2, foi a primeira aparição em qualquer mídia oficial de Naruto de um Rasengan com o chakra das Nove-Caudas.

Veja Também

Referências

  1. Naruto: Ultimate Ninja 3, moveset de Naruto
  2. Ougi de Naruto
  5. Naruto Shippūden: Ultimate Ninja Storm 4, moveset de Naruto Uzumaki (Parte I) (Despertar)
  6. Naruto capítulo 232, páginas 13-18
  7. Naruto capítulo 329, páginas 1-2
  8. Naruto Carddass, ID J-296
  9. Naruto: Grande Choque! As ruínas Subterrâneas Ilusórias
  10. The Last: Naruto o Filme
  11. Naruto Shippūden o Filme: Laços
  12. Naruto Shippūden: Ultimate Ninja 4, moveset de Naruto
  13. Boruto: Naruto Next Generations episódio 135
  14. Naruto Shippūden: Ultimate Ninja 4, Ougi de Naruto (Parte II) (Despertar)