FANDOM

Este artigo está sob revisão de Rodrigo Ōtsutsuki.
Não edite sem permissão.
Envie uma solicitação para editar nessa página.

O Rinnegan (輪廻眼; Literalmente significa "Olho Saṃsāra") é uma kekkei genkai de dōjutsu enraizado no Clã Ōtsutsuki. Ele é conhecido como o olho mais exaltado entre os Três Grandes Dōjutsu (三大瞳术, Sandai Dōjutsu),[3] junto com o Sharingan e o Byakugan.[1] O Rinnegan é caracterizado por um padrão de ondulações que se espalham por todo o globo ocular.

Visão Geral

Diz a lenda em tempos de conflito um detentor do Rinnegan é enviado dos céus para tornar-se o "Deus da Criação", que irá acalmar a desordem do mundo, ou o "Deus da Destruição", que irá reduzir tudo ao nada.[1][4] Aquele que tiver em si um único Rinnegan terá um poder esmagador, o suficiente para potencialmente fazê-lo perder o controle, mas seu verdadeiro potencial é mostrado quando com seu par.[5]

O Rinnegan é capaz de identificar chakra, bem como seu fluxo e tenketsu dentro do corpo,[6] mas não pode ver através de obstruções como bombas de fumaça.[7] Através dele é possível reconhecer padrões de códigos para decifrar línguas desconhecidas,[8] assim permitindo a completa leitura da tabuleta de pedra do clã Uchiha.[9] Além disso, o portador desses olhos pode aprender/usar essencialmente qualquer técnica e até mesmo dominar as cinco transformações básicas da natureza.[10][11]

Técnica dos Seis Caminhos Nagato

Nagato usando a Técnica do Seis Caminhos.

É dito que aqueles que possuem o Rinnegan são capazes de utilizar uma família de habilidades conhecidas coletivamente como Técnica do Seis Caminhos:[12] os poderes gravitacionais do Caminho Deva; uma coleção de animais que podem ser invocados com o Caminho Animal;[13] o potencial de absorção de chakra ilimitado do Caminho Preta; a capacidade de extrair almas com o Caminho Humano;[14] a capacidade de transformar seu corpo em armas e dispositivos do Caminho Asura; acesso ao Rei do Inferno através do Caminho Naraka.[15] Uma sétima capacidade, o Caminho Exterior, que é dito capaz de presidir a vida e a morte, e de conceder a capacidade de reviver os mortos,[12] além de invocar e controlar a Estátua Demoníaca do Caminho Exterior.[16] Apesar disso, poucos foram os que demonstraram o domínio sobre todas essas habilidades.

Graças ao Rinnegan, seu usuário adquire imunidade ao Tsukuyomi Infinito e,[17] com o auxílio do chakra das nove Bestas com Cauda, ele pode desfazer a técnica completamente.[18] Adicionalmente, o Rinnegan concede a seu usuário a capacidade de gerar agulhas negras a partir de seu corpo, que ele pode usar como uma arma branca ou para enviar seu chakra através de longas distâncias.[19]

Versões

Rinnegan (Hagoromo - Anime)

O Rinnegan de Hagoromo.

O Rinnegan de Hagoromo Ōtsutsuki se manifestou como uma kekkei mōra[Nota 1] derivada do Rinne Sharingan de sua mãe, Kaguya. No anime, ele o despertou ao ser forçado por sua mãe a lutar contra seu irmão.[20] Com seu Rinnegan, ele salvou o mundo da ira do Dez-Caudas e criou ninshū, o precursor do ninjutsu moderno. Por suas contribuições para o mundo shinobi, Hagoromo foi reverenciado como o Sábio dos Seis Caminhos (六道仙人, Rikudō Sennin) e passou a ganhar um status mitológico através dos séculos,[11] o que levou sua existência a ser considerada por muitos como uma lenda, enquanto seu Rinnegan uma mutação.[21]

Rinnegan de Madara

O Rinnegan de Madara.

O Rinnegan do Rikudō pode ser despertado através da combinação do chakra dos filhos de Hagoromo, Indra e Asura, a fim de manifestar o chakra de Hagoromo.[22] Madara Uchiha — reencarnação de Indra — realizou tal proeza, quando infundiu o DNA de Hashirama Senju — reencarnação de Asura — em si mesmo. Apesar disso, o Sharingan de Madara não se tornou um Rinnegan até décadas mais tarde, no final de sua vida natural.[23]

Antes de sua morte, Madara implantou ambos os seus Rinnegan em Nagato, sem que o mesmo soubesse,[24] tornando-o capaz de deter o uso efetivo do Rinnegan durante a sua vida devido à sua linhagem Senju. Após a morte de Nagato, o Rinnegan foi tomado por Obito,[25] que implantou o olho esquerdo em si e escondeu o outro devido a ele não suportar o poder de ambos os olhos simultaneamente.[5] Até então, ele foi capaz de usar um Rinnegan para causar efeitos devastadores na Quarta Guerra Mundial Shinobi.

Rinne Sharingan (Madara Uchiha - Anime)

O Rinne Sharingan de Madara.

Guidado pelas instruções da tábua de pedra do clã Uchiha, após tornar-se jinchūriki do Dez-Caudas e recuperar ambos os seus Rinnegan, Madara aproximou-se da Lua e despertou o Rinne Sharingan em sua testa. Com este olho, ele foi capaz de usar o Tsukuyomi Infinito e colocou todo o mundo em um sono eterno a fim de concluir seu plano final.[26][27]

Rinnegan do Rikudou de Sasuke

O Rinnegan de Sasuke.

Como uma reencarnação de Indra, Sasuke Uchiha tinha pré-disposição para despertar o Rinnegan e, após receber metade dos poderes do espírito de Hagoromo, ele despertou o "Rinnegan do Rikudō" em seu olho esquerdo. Seu Rinnegan é a prova de que no fundo de seu coração ele deseja salvar o mundo.[28] Com ele, Sasuke adquiriu uma ampla gama de habilidades que o Rinnegan concede, entre elas o Ame-no-tejikara, uma técnica que permite mover qualquer coisa no espaço-tempo.[29]

Rinnegan Sasuke(Anime)

O Rinnegan de Sasuke com o poder do Mangekyō Sharingan.

Como um diferencial, Sasuke é capaz de mesclar os poderes oculares do Mangekyō Sharingan em seu Rinnegan, fazendo com que ele adquira seis tomoes, que são distribuídos entre suas duas primeiras ondulações. Dessa forma ele é capaz de utilizar todos os poderes de seu Sharingan em conjunto com o Rinnegan, podendo criar chamas negras,[30] aplicar genjutsu[31] e abrir portais.[32] Apesar disso, ao usar muito chakra, ele será incapaz de manter seu Mangekyō ativo e seus tomoes sumirão, o impedindo de usar esses poderes até que ele recarregue,[33] porém as técnicas originais do Rinnegan continuam acessíveis.[34]

Rinnegan vermelho de Momoshiki

Rinnegan inicial de Momoshiki.

Diferente dos demais, Momoshiki Ōtsutsuki possui um par de Rinnegan de cor vermelha localizados na palma de suas mãos. Sua técnica assinatura, o Takamimusubi-no-kami, lhe permite absorver qualquer forma de ninjutsu através de sua mão direita e, em seguida, lançá-lo de volta pela esquerda.[35] Ele também é capaz de arrancar a alma de outrem e transformá-la em um fruto que, ao ser ingerido, irá lhe garantir seus poderes e aptidões.[36]

Momoshiki (Mangá Colorido)

Rinnegan final de Momoshiki.

Após alimentar-se da alma de Kinshiki e assimilar seus poderes, Momoshiki passou por uma horrenda transformação corporal e seu Rinnegan assumiu uma coloração dourada única — roxa no filme — e ele despertou um terceiro em sua testa.[37][38] Mediante ao uso simultâneo dos três olhos, Momoshiki é capaz de desencadear uma poderosa força repulsiva que ele usa tanto para fins ofensivos quanto defensivos.[39]

Rinne Sharingan (Urashiki)

O Rinnegan com tomoes de Urashiki.

Urashiki Ōtsutsuki ostenta uma coleção de dōjutsu, incluindo o Byakugan e duas formas distintas de Rinnegan, os quais ele alterna conforme a necessidade. Sua primeira forma de Rinnegan apresentada possui coloração vermelha e seis tomoes, assemelhando-se ao Rinne Sharingan de Kaguya. Através dele, Urashiki é capaz utilizar o Yomotsu Hirasaka para criar fendas no espaço-tempo e transitar de um lugar para outro entre as dimensões.[40]

Rinnegan azul (Urashiki)

O Rinnegan alternativo de Urashiki.

Em outros momentos ele alternou com uma forma de Rinnegan de cor azul sem tomoes, que parece lhe conceder poderes diferentes dos de seu Rinnegan anterior, como a capacidade de evitar ataques ao trocar de lugar com peças de origami,[41] além de poder prever acontecimentos alguns segundos no futuro.[42]

Rinnegan Dourado de Urashiki

Urashiki após sua transformação.

A fim de adquirir mais poder, Urashiki bebeu todo o chakra de sua cabaça e devorou ambos seus olhos, o que desencadeou em si uma poderosa transformação corporal. Após transformado, ele obteve novos olhos, sendo eles um par de Byakugan dourados e terceiro olho em sua testa, um Rinnegan dourado. Apesar de perder os poderes de seus olhos anteriores, graças a seu novo Rinnegan, Urashiki tornou-se capaz de manifestar receptores negros para auxiliá-lo em batalha, os quais ele pode alterar sua forma para melhor atender às suas necessidades.[43]

Jigen chega ao Dez-Caudas

O Rinnegan do Dez-Caudas.

O Dez-Caudas aprisionado por Isshiki possui um único olho que Sasuke identificou como um Rinnegan. Seu Rinnegan possuí seis tomoes distribuídos entre suas duas ondulações centrais.[44]

Formas

Formas Exclusivas
Formas Aprimoradas

Curiosidades

Rin'negan

A primeira versão do Rinnegan no anime.

  • Rinne (轮迴) é o termo japonês para Saṃsāra, o ciclo da reencarnação ou renascimento em várias religiões indianas. Isso se reflete nos nomes de todos os Seis Caminhos de Pain, que compartilham os nomes com reinos samsáricos de reencarnação.
  • O kanji "Rin" (輪, Literalmente significa "Roda") é também utilizado na escrita do Sharingan e Rinne Sharingan, potencialmente ligando os três termos etimologicamente.
  • No anime, o Rinnegan é capaz de ver através de objetos sólidos, semelhante ao Byakugan.[45]
  • No anime, após absorver o chakra senjutsu de Naruto Uzumaki, o Pain (Caminho Preta) entra no Modo Sábio poucos segundos antes de virar pedra. Nesse momento é possível ver o Rinnegan combinado com o padrão de olho do Modo Sábio dos sapos.[46]
  • No anime, o Rinnegan foi descrito como tendo cores multicoloridas em suas primeiras aparições. Uma vez que as ilustrações coloridas do Rinnegan no mangá foram liberadas, isso foi corrigido. No entanto, ao passo que o Rinnegan é retratado com um único tom de roxo no mangá, o anel de mais próximo ao centro é retratado com um roxo mais escuro no anime.
  • No episódio 203 de Naruto: Shippūden, uma silhueta do Rikudō Sennin é mostrada. Nesta silhueta, o Rinnegan é mostrado a ser vermelho em vez da cor habitual.
    • Após Deidara e Sasori levarem Gaara para o esconderijo da Akatsuki, o Rinnegan de Pain foi retratado com tomoe,[47] isso foi corrigido na versão tankōbon.[48]
  • O Rinnegan de Sasuke foi visto várias vezes com menos ou mais do que seis tomoe:
    • em sua estréia ele é visto com nove tomoe, muito semelhante ao Rinne Sharingan.[49]
    • quando visualizando o clone de Madara, ele é visto sem tomoe.
    • e na capa frontal de Jin no Sho, ele é retratado com três tomoe.
  • Antes do Rinnegan de Sasuke aparecer nas ilustrações coloridas por Masashi Kishimoto, ele era retratado como sendo vermelho em Naruto: Edição Colorida. Essa diferença é corrigida nos capítulos posteriores.
  • Em mídias alternativas, o Rinnegan de Sasuke tem sido identificado por diferentes nomes:
    • "Rinne Sharingan" (輪廻写輪眼; Literalmente significa "Olho Copiador Giratório de Saṃsāra"), nos games e em spin-off;
    • "Rinnegan Supremo" (至高の輪廻眼, Shikō no Rinnegan), em uma light novel;[50]
    • Porém ele é identificado apenas como "Rinnegan" dentro das obras principais de Kishimoto e Kodachi.
  • No anime, Hagoromo despertou o seu Rinnegan após lutar contra seu irmão.[20]
  • O Rinnegan de Momoshiki tem sido retratado de diferente maneiras em diferentes mídias:
    • No anime, filme e game, seu Rinnegan inicial é retratado com cor vermelha.
    • No mangá e novela, seu Rinnegan inicial é retratado com a cor roxa padrão.
    • No filme e game, após absorver Kinshiki seu Rinnegan assume a roxa padrão.
    • No anime e mangá, após absorver Kinshiki seu Rinnegan assume uma cor dourada única.

Notas e Referências

  1. No Quarto Databook, Hagoromo é classificado apenas como um usuário de kekkei mōra, sugerindo que seu Rinnegan não seja uma kekkei genkai.
  1. 1,0 1,1 1,2 Terceiro Databook, página 313
  5. 5,0 5,1 Naruto capítulo 675, página 4
  8. Boruto: Naruto o Filme (novela)
  11. 11,0 11,1 Naruto capítulo 425, página 9
  12. 12,0 12,1 Naruto capítulo 449, página 1
  13. Quarto Databook, página 248
  14. Quarto Databook, página 278
  15. Quarto Databook, página 254
  19. Quarto Databook, página 255
  20. 20,0 20,1 Naruto: Shippūden episódio 462
  23. Naruto capítulo 681, páginas 13-14
  24. Naruto capítulo 606, páginas 13-15
  26. Naruto capítulo 676, páginas 16-17
  27. Quarto Databook, página 63
  28. Quarto Databook, página 55
  29. Quarto Databook, página 230
  32. Boruto capítulo 6, página 38
  33. Naruto capítulo 700.8, página 17
  34. Naruto capítulo 700.6, página 3
  35. Novela Boruto capítulo 4, parte 3
  36. Novela Boruto capítulo 5, parte 2
  37. Boruto capítulo 7, página 47
  38. Boruto capítulo 8, página 1
  39. Boruto: Naruto Next Generations episódio 65
  44. Boruto capítulo 35, página 32
  45. Naruto: Shippūden episódio 435
  46. Naruto: Shippūden episódio 165
  48. Volume 29
  50. Sasuke Shinden capítulo 1, parte 2

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Rinnegan