FANDOM

Sakumo Hatake (はたけサクモ, Hatake Sakumo), também conhecido como o Canino Branco de Konoha (木ノ葉の白い牙, Konoha no Shiroi Kiba) foi um shinobi renomado e de alto nível de Konohagakure.

Personalidade Editar

Sakumo e Kakashi (Passado)

Sakumo indo para casa com seu filho.

Sakumo era um homem muito gentil e leal. Ele amava muito seu único filho afetuosamente, e muitas vezes ele buscava-o no final do dia depois que Kakashi brincava com seus amigos. Apesar de sua enorme fama e poder como um ninja, ele era um homem muito humilde, o que fez Kakashi realmente olhar para cima e idolatrá-lo. Ele tinha uma profunda devoção a Konoha e um compromisso ainda maior com seus aliados e entes queridos para o ponto que ele iria colocar o seu bem-estar antes de qualquer outra coisa; seu compromisso era tão grande que ele iria sacrificar a conclusão de uma missão para salvar seus companheiros, que o levou a ser uma figura pública de ódio e escárnio. Ele também foi mostrado sendo um homem perspicaz, notando a condição desgastada de Guy e a partir desse discernimento definiu o caráter de Guy, prevendo corretamente que Guy tinha um início tardio e que mais tarde teria um grande crescimento em seu futuro como um ninja.

Aparência Editar

Sakumo era um homem de face amável com olhos escuros que tinham linhas profundas correndo debaixo deles. Ele tinha cabelo espetado, de cor prata com uma franja que pairava sobre seu protetor de testa e um rabo de cavalo, que descia até o meio de suas costas. Ele usava um uniforme padrão dos shinobi de Konoha, composto por um par de luvas, colete, ataduras em seu braço direito, e também possuía uma manga branca curta distinta que possuía bordas vermelhas e o símbolo padrão de Uzushiogakure nele. Ele também carregava um coldre usado na diagonal por cima do ombro direito, no qual ele carregava o Sabre de Chakra da Luz Branca.[3] Em geral, seu filho, Kakashi tem uma grande semelhança com ele, ao ponto de ele ser confundido com seu pai em várias ocasiões.[4][5]

História Editar

Passado Editar

Sakumo era um ninja famoso e poderoso de Konoha, que, durante sua vida, era considerado ser tão forte quanto os Sannin.[6] Seu filho, Kakashi, o idolatrava e procurava se tornar um grande shinobi como seu pai, sua esposa tinha morrido quando Kakashi era muito jovem.[7] Em algum momento de sua vida, Sakumo matou os pais de Sasori, ganhando o ódio de Chiyo.[8][9] Cinco anos antes dos eventos do Kakashi Gaiden, Sakumo e sua equipe foram enviados em uma missão de grande importância para Konoha. Quando a vida dos seus companheiros ficaram em perigo, Sakumo optou por abandonar a missão, a fim de salvá-los. O impacto do fracasso da missão fez com que Sakumo ficasse difamado por todo o País do Fogo, os aldeões de Konoha, e até mesmo aqueles que ele tinha salvado. Desonrado, Sakumo caiu em uma depressão profunda, bem como a queda de suas habilidades. Eventualmente, ele se suicidou, o que levou Kakashi a viver estritamente de acordo com as Regras Shinobi durante o tempo antes de sua última missão com Obito Uchiha.[10] Por muitos anos, Sakumo permaneceu no limbo, à espera do dia em que ele poderia buscar o perdão de seu filho.

Parte II Editar

Ataque de Pain Editar

Artigo principal: Ataque de Pain (Arco)

Kakashi com o seu pai

Sakumo conversando com Kakashi.

Depois de Kakashi morrer, depois de ter usado o seu chakra restante para salvar Chōji do míssil do Caminho Asura durante a Invasão de Pain, ele chega em uma área escura com uma única fogueira, onde Sakumo o cumprimenta e o convida para partilhar a sua história de vida com ele.[11] Sakumo lamenta que ambos morreram jovens; embora não tão jovens como sua esposa. Kakashi diz que ele compreende o sacrifício que Sakumo tinha feito para o bem de todos os aldeões, o que choca Sakumo. Kakashi, então, perdoa Sakumo e diz que ele têm orgulho pelo que seu pai tinha feito, fazendo Sakumo agradecer Kakashi. Quando um raio de luz brilha sobre Kakashi, Sakumo diz à Kakashi que parece que ele ainda tem um monte de coisas para fazer no mundo dos vivos, ele fica contente por ter sido capaz de falar com seu filho, e fica grato que ele o perdoou. Depois de Kakashi desaparecer, Sakumo afirma que ele pode finalmente seguir em frente e ver sua esposa novamente.[12]

Habilidades Editar

Sakumo foi considerado ser um gênio shinobi,[6] e foi elogiado por seu talento nas artes ninja até mesmo por Minato Namikaze, o futuro Quarto Hokage. Em batalha, Sakumo era um shinobi realmente poderoso, e em seu tempo, os seus poderes foram ditos serem maiores do que o dos Sannin.[6] Obito Uchiha chegou a se questionar quem seria mais poderoso entre seu próprio sensei Minato e Sakumo, uma vez que ambos eram igualmente famosos por suas habilidades. A mera ideia de enfrentar Sakumo trazia medo aos seus inimigos, como mostrado a partir da reação de um shinobi de Iwagakure quando inicialmente confunde Kakashi com seu pai.[5]

Kenjutsu Editar

Ele também era aparentemente muito hábil em kenjutsu, com a sua principal arma durante a batalha sendo um tantō chamado Sabre de Chakra da Luz Branca que emitia chakra branco quando empenhado, o que lhe rendeu o apelido de "Presa Branca da Folha". Depois que ele morreu, ele deixou sua tantō para seu filho.[5]

Legado Editar

Apesar de ser desonrado por suas ações durante a sua última missão, quando os shinobi acreditavam que a missão era para ser colocada acima da vida de até mesmo seus companheiros, o nome de Sakumo ainda tinha boa reputação em todo o mundo shinobi, como exibido quando o Daimyō do Fogo parecia satisfeito quando Kakashi foi recomendado para se tornar o sexto Hokage observando que este último era filho do Presa Branca da Folha.[13]

O Terceiro Tsuchikage também identificou Kakashi como filho de Sakumo quando os Kage estavam decidindo em quem eles queriam que representasse Konoha na Aliança.[14] Obito Uchiha também respeitava muito Sakumo por suas crenças de que a vida de seus companheiros estava a ser colocada antes do resultado de uma missão ou das regras shinobi.[15]

Esta linha de pensamento, eventualmente, tornou-se um grande impacto para seu filho, levando-o a acreditar que aqueles que quebram as regras são lixo, mas aqueles que abandonam seus companheiros são piores que lixo. Esse idealismo, por sua vez, acabou impactando Naruto e a maior parte do mundo shinobi, mudando a opinião de muitos ninjas que pensavam que a missão era mais importante do que a vida de seus companheiros.

Um exemplo proeminente disto foi exibido durante os exames Chūnin e a conversa entre Izumo Kamizuki e Kotetsu Hagane, onde observou que um chūnin, para ser um líder, deve pensar em como usar as habilidades de seus companheiros a seu favor, em vez de concluir com sucesso uma missão, mas perdendo seus companheiros, como resultado.[16][17]

Curiosidades Editar

  • O nome 'Sakumo' é possivelmente derivado da palavra "sakumotsu" (作物), que significa "produto agrícola" ou "cultivo". Este seria o vinculo de seu nome com o nome de seu filho, Kakashi (案山子), que significa "espantalho", e seu nome de família, Hatake (畑), que significa "terra agrícola".
  • Em Naruto Shippūden: Ultimate Ninja Heroes 3, Kakashi executa um movimento combinando a Lâmina da Luz Branca e o Chidori, o qual é denominado como Lenda do Canino Branco (白い牙の伝説, Shiroi Kiba no Densetsu), em referência ao uso de Sakumo que possuía o título de Canino Branco e ter sido o primeiro empunhador conhecido do Sabre de Chakra da Luz Branca.

Referências Editar

  1. Quarto Databook, página 142
  2. Capítulo 240, página 17
  4. Naruto capítulo 253, página 9, 12
  5. 5,0 5,1 5,2 Naruto capítulo 242, página 12
  9. Naruto: Shippūden episódio 23
  10. Naruto capítulo 240, páginas 18-19
  12. Naruto capítulo 449, páginas 6-9

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Sakumo Hatake

  • sakumo hatake

    2 mensagens
    • Não impossivel sakumo ser mais fortes que os tres sannins pelo que eu saiba não conheçemos as tecnicas dele
    • bem se você pensar no kakashi criança ele tinha lamina branca de chakra + jutsus de terra,(shidori e invenção dele não conta) então pode...
  • Sakumo Hatake

    2 mensagens