Wiki Naruto
Advertisement
Wiki Naruto

Os três elementos do Chakra do Senjutsu.

Senjutsu (仙術; Literalmente significa "Técnicas Sábias") se refere à um campo especializado de técnicas que emprega o chakra sábio.

Visão Geral

Os praticantes de Senjutsu aprendem a atrair a energia da natureza para dentro deles, misturando-a com o seu próprio chakra (criado a partir da energia mental e física dentro do shinobi). Isso acrescenta uma nova dimensão de poder, resultando na criação do "Chakra do Senjutsu". Este novo chakra permite ao usuário entrar em um estado poderoso chamado Modo Sábio, que pode aumentar drasticamente a força de todos ninjutsu, genjutsu e taijutsu. Uma pessoa que é capaz de usar senjutsu é chamado Sennin (仙人, Sábio). Atualmente, existem duas formas conhecidas para aprender senjutsu: Sendo uma delas aprender com os sapos do Monte Myōboku como Jiraiya, Minato e Naruto fizeram, e a outro das cobras da Caverna Ryūchi onde Orochimaru e Kabuto Yakushi aprenderam. Os selos amaldiçoados que Orochimaru usou na série apresentam também o chakra do senjutsu. Uma terceira forma de senjutsu é também conhecida, usada por Hashirama Senju. Ao contrário dos métodos anteriores, Hashirama não apresenta quaisquer traços animais. Não se sabe onde obteve seu estilo de senjutsu.

Treinamento de Jiraiya para dominar o senjutsu.

De acordo com Fukasaku, apenas aqueles que já possuem "níveis de chakra extremos" podem utilizar a energia natural para invocar o senjutsu.[1]

Ao recolher a energia natural, o coletor deve permanecer absolutamente imóvel, a fim de ser um com a natureza. Se o praticante puder alcançar um perfeito equilíbrio entre as energias físicas e espirituais de seu próprio chakra, e as energias da natureza, elas podem produzir um novo e mais forte chakra, chamado de chakra do senjutsu.

Senjutsu do Seis Caminhos

O Senjutsu do Seis Caminhos (六道仙術 ou 六道の仙術, Rikudō Senjutsu ou Rikudō no Senjutsu) é uma variante de Senjutsu regida por Hagoromo, o Sábio dos Seis Caminhos. Ele pode ser aflorado ao assimilar o chakra das nove Bestas com Cauda, que corresponde ao poder do Dez-Caudas, garantindo acesso às Esferas do Caminho da Verdade, uma técnica dotada das cinco naturezas básicas e Yin-Yang.[2][3] Esse Senjutsu também está presente no Poder Yang do Seis Caminhos, uma fórmula que, quando combinada ao Poder Yin do Seis Caminhos, permite a ativação de um poderoso selamento, o Seis Caminhos — Chibaku Tensei, que Hagoromo podia transferir para que terceiros usassem a técnica em seu lugar.[4]

Veja Também

Curiosidades

  • No anime, o som da energia natural sendo reunida para formar o chakra do senjutsu é o mesmo que o utilizado para o chakra verde de cura da Técnica da Palma Mística.
  • A palavra senjutsu (仙術) usa o mesmo hiragana: せんじゅつ, como a arte japonesa de vidência (占術), possivelmente uma alusão para as habilidades de sentir as pessoas dos Sábios enquanto estiver no Modo Sábio.

Referências

  2. Quarto Databook, páginas 209
  3. Quarto Databook, páginas 268-269
  4. Quarto Databook, página 249
Advertisement