FANDOM

Este artigo no momento está sendo editado pelo usuário Rafael Uchiha, portanto, apenas ele tem conhecimento de onde parou de revisar.
Símbolo - Rafa
Peça permissão aqui
Símbolo - Rafa

Embora haja variações de aldeia em aldeia, a estrutura organizacional geral e a hierarquia dos sistemas de cada aldeia ninja é o mesmo. No topo da organização encontra-se o chefe da aldeia, ou o intitulado Kage no caso dos Cinco Grandes Países Shinobi,[1] que governam a vila e seus shinobi juntamente com um conselho, geralmente composto de shinobi de alta classe e anciãos.[2]

Liderança Editar

A Liderança (リーダーシップ, Rīdāshippu)[3] de uma vila é composta por pessoas poderosas e influentes dentro dela e rege a vida dos shinobi e cidadãos.[4]

Kage Editar

Artigo principal: Kage Um Kage (影; literalmente significa: Sombra)[4] é o líder de uma das cinco vilas ocultas mais poderosas e geralmente é reconhecido como o mais poderoso ninja nas suas respectivas aldeias. Eles são conhecidos coletivamente como os Gokage (五影, Cinco Kage; literalmente significa: "Cinco Sombras").[4]

Estado-Maior Editar

O Estado-Maior (参謀; Sanbō)[5] é um grupo de Conselheiros (ご意見番, Goikenban)[6] deste sistema encarregado de aconselhar e ajudar o atual líder da vila a comandá-la, dentro dos interesses do governo e da população.[7] Cada vila possui seu próprio conselho e geralmente ele é composto por seus anciãos e outros ninjas experientes e de alta confiabilidade.[2]

Força Militar Editar

A Força Militar (戦力, Senryoku)[8] se refere ao poder militar de uma vila e engloba todas as classes de shinobi, como o Corpo Médico, a Anbu e as Forças regulares em variados graus.[9]

Forças Regulares Editar

Forças Regulares

As Forças Regulares Shinobi de Konoha.

As Forças Regulares (正規部隊, Seiki Butai)[5] formam a base da vila e seu sistema shinobi. A maioria dos shinobi são uma parte dessas forças e, individualmente ou em equipes, eles executam a maioria das missões que a aldeia recebe.[9] Eles também têm a tarefa de várias funções dentro da organização, tais como treinamento e funções administrativas.[10]

Quando um estudante da Academia é graduado, ele geralmente torna-se uma parte dessas forças, assumindo o posto de genin.[11] Através de vários exames e testes, eles podem ser promovidos a postos mais elevados, primeiro a chūnin[12] e depois disso a jōnin.[13] Às vezes, quando um shinobi é especializado em uma habilidade muito específica, ele pode assumir o posto de tokubetsu jōnin,[14] que é uma classificação entre chūnin e jōnin.[15]

Graduação Editar

Dentro da formação de um shinobi, é possível alcançar diferentes Graus (等級, Tōkyū; Panini: Patente)[15] que ele pode ascender com estudos, testes e indicações.

Estudante da Academia (忍者学校学生, Akademī Gakusei; literalmente significa: Estudante da Escola Ninja):[16]

Artigo principal: Estudante da Academia Os estudantes da Academia compõe o corpo discente da Academia, onde são treinados e preparados para a vida como um shinobi.[17] Eles não são uma parte real da força shinobi,[11] como estão ainda no processo de dominar o básico do estilo de vida de ninja. Após o término dos estudos na Academia, é possível seguir a carreira shinobi e se tornar um genin ou seguir com estudos especializados ou ainda trabalhar em outra área independente do currículo militar.[18]

Genin (下忍; literalmente significa: Ninja Baixo):[19]

Artigo principal: Genin Após a formação na Academia, os novos genin são colocados em times de três sob a liderança de um jōnin e completam incontáveis missões,[11] normalmente entre o Rank D e o Rank C.[20] No entanto, quando a vila estiver com os ninjas de nível superior em falta, ocasionalmente é necessário enviar genin em missões mais bem classificadas.[21] Os genin são quem proporcionam a base que determina a escala de operações da vila e, embora seja a menor patente, os genin não são meros soldados, pois cada um possui uma característica muito única que dá suporte à sua vila durante cada batalha.[19] Quando o genin cumpre os requisitos necessários para tornar-se um chūnin, ele é autorizado a ser recomendado pelo jōnin responsável a participar dos Exames Chūnin e,[22] caso aprovado pelo Estado-Maior, ele pode assumir o posto de chūnin.[23]

Chūnin (中忍, literalmente significa: Ninja Médio; Panini "Ninja Qualificado"):[19]

Artigo principal: Chūnin Chūnin é a classificação central entre as patentes e comumente possuem uma habilidade além dos genin,[19] por isso, costumam completar missões classificadas entre o Rank C e o Rank B.[20] Eles são ninjas qualificados para orientar outros ninjas e liderar em missões,[24] portanto, um chūnin precisa atingir um nível de habilidade e maturidade mais alto,[25] em especial em áreas táticas e de liderança.[26] Alguns deles, no entanto, deixam de lado o exercício militar e optam pela docência na Academia,[27] passando por um teste de aptidão.[28] Além disso, os chūnin particularmente habilidosos podem ser convidados a monitorar os Exames Chūnin em qualquer etapa dos testes.[19]

Tokubetsu Jōnin (特別上忍, Literalmente significa: Ninja Alto Especial; TV Brasileira: Jōnin de Elite)

Artigo principal: Tokubetsu Jōnin São ninjas que, tem todo o treinamento jōnin e habilidade de nível jōnin em uma área específica ou habilidade, assim como subtenentes no mundo real. Eles são especialistas de elite em suas áreas e frequentemente são designados como subordinados a regular quando seus serviços são necessitados.

Jōnin (上忍, Literalmente significa: Ninja Alto; Panini: Ninja de Elite)

Artigo principal: Jōnin São geralmente shinobi altamente experientes com grande habilidade individual que servem como capitães militares. Eles são muitas vezes enviados em missões de Rank A, e um Jōnin experiente pode até mesmo ser enviado em missões de Rank S (que são considerados a maior dificuldade). Não é incomum para um Jōnin ir em missões sozinhos. Os Jōnin geralmente são capazes de usar pelo menos dois tipos de chakra elemental,[29] alguns usam habilidades de genjutsu e taijutsu acima da média.

Patentes e Funções Especiais Editar

Além das fileiras padrão de genin, chūnin, tokubetsu jōnin e jōnin, existe alguns shinobi que carregam um escalão especial ou função. Por exemplo, Kumogakure tem uma classificação entre jōnin e Raikage que é conhecida como "Ninja Chefe". Esta pessoa ajuda a liderar as forças shinobi e é capaz de representar a aldeia oficialmente. Konohagakure tem o Jōnin Comandante, que é selecionado a partir da população jōnin para representar as forças regulares nas reuniões do Conselho e, provavelmente, ajuda a comandar as forças regulares.

Equipes Editar

Embora os membros de alta patente das forças regulares, muitas vezes realizam missões sozinhos, a maioria é feita em equipes. A equipe mais básica é quando um genin é colocado após a graduação. Esta célula assim chamado de três homens consiste em três genin sob a orientação de um comandante Jōnin. Estas equipes são destinadas a dar novas habilidades práticas para o novo shinobi, ao já ser um membro produtivo da organização. Normalmente, os laços fortes são cultivados entre os membros de uma equipe como essa, com duração de suas vidas inteiras. Devido a estes títulos e ao fato de que trabalhar com um companheiro de longa data de equipe é geralmente mais eficiente, essas equipes muitas vezes duram mesmo depois de todos os membros forem promovidos à chūnin ou a superior.

Além dessas equipes básicas, há também equipes e os grupos criados para as missões específicas. Às vezes estas são equipes para o caso que só existem até o fim da missão, tal como o Time de Resgate de Sasuke, mas em certos casos estas equipes são mais organizadas e duram mais, tal como a Nijū Shōtai, que foi criada para lutar contra a ameaça da Akatsuki.

Anbu Editar

Artigo principal: Anbu, Raiz, e Oinin

Símbolo ANBU

A Anbu (暗部; TV "Operações Negras Anbu", literalmente significa "Lado Negro"), abreviação de Ansatsu Senjutsu Tokushu Butai (暗殺戦術特殊部隊; literalmente significa "Esquadrão Especial de Assassinato e Tática"), recebem ordens diretamente do Kage, realizando missões especiais de alto nível, tais como assassinatos e torturas. A Anbu geralmente trabalha em equipes formadas com os requisitos da missão, garantindo o máximo de sucesso. Os shinobi da Anbu são escolhidos a dedo pelo Kage, escolhidos por suas capacidades individuais e habilidades especiais. Idade, sexo, história, ou classificação anterior não carrega nenhum peso nesta decisão. Os membros também podem deixar a organização, como Kakashi que saiu por razões desconhecidas para retornar às forças regulares. Eles usam máscaras mesmo em sua próprias aldeias, suas identidades como agentes Anbu são conhecidas apenas pelos Kage e anciãos da aldeia, com a exceção dos membros da Anbu "raiz" de Konohagakure, a menos que ordenam, de outra forma apenas exercem ordens de Danzō Shimura.

Aparentemente, há verdadeiras fileiras dentro da Anbu, ao contrário de dentro das forças regulares. As equipe são lideradas e hierarquizadas, e são baseadas no mérito e experiência. Os líderes das equipes são chamados de líderes de esquadrão (分队长, Buntaichō), uma posição tida em alta consideração.[30]

Grupos Editar

Existem vários grupos dentro da Anbu, destinados a várias funções diferentes e tarefas. Kirigakure, por exemplo, tem os Oinin — um grupo criado exclusivamente para caçar e eliminar um Nukenin. Konohagakure tem a Força de Tortura e Interrogação de Konoha Anbu, que interroga prisioneiros e trabalha para reunir informações. Embora eles fossem oficialmente licenciados, outra facção Anbu chamada Raiz realizava missões extremamente secretas e não estavam sob a autoridade direta do Hokage anterior.

Corpo Médico Editar

Artigo principal: Corpo Médico e Iryō-nin

Símbolo Time Médico

O Corpo Médico (医療科, Iryō-ka)[9] ou Unidade Médica (医療部隊, Iryō Butai) ou ainda Time Médico (医療班, Iryō-han) é um grupo de ninjas médicos que prestam auxílio que vão desde primeiros socorros até complexas cirurgias e trabalham em conjunto com as forças regulares. Eles consistem de iryō-nins, trabalhando nos bastidores para curar shinobi doentes e feridos, e asseguram-se de que os recursos de organização estejam sempre em condições máximas. Os iryō-nin são semelhantes a médicos de Hospitais militares ou HM na vida real. Eles também fazem uma extensa pesquisa sobre novas técnicas, medicamentos, doenças e corpo humano. Apesar de não serem vistos, muitas vezes, eles são altamente respeitados. Mesmo para um jōnin, as habilidades avançadas destes shinobi parecem mágica.

Nem todos os iryō-nin são membros das equipes médicas, no entanto. Existem também iryō-nin dentro das forças regulares, que vão em missões padrão para aumentar a taxa de sucesso, conhecida como campo iryō-nin. Embora os iryō-nin do hospital sejam enviados para o campo de vez em quando, como visto quando um grupo de iryō-nin foram enviados depois do Time de Resgate de Sasuke. No entanto, na aldeia, são as equipes médicas que dirigem-se ao hospital para tratar os feridos.

Curiosidades Editar

  • Entre o fim da Quarta Guerra Mundial Ninja e os eventos de The Last: Naruto o Filme, Sai muda seu rank de "Anbu" para Chūbu (柱部, Literalmente significa: Divisão de Suporte). Atualmente, não se sabe o que esta mudança implica exatamente, nem onde este rank deve ser alocado no sistema organizacional.

Referências Editar

  2. 2,0 2,1 Naruto capítulo 93, páginas 4-6
  3. Primeiro Fanbook, página 16
  4. 4,0 4,1 4,2 Primeiro Fanbook, página 14
  5. 5,0 5,1 Primeiro Fanbook, página 54
  6. Primeiro Databook, página 69
  8. Segundo Fanbook, página 115
  10. Naruto capítulo 9, páginas 6-8
  11. 11,0 11,1 11,2 Naruto capítulo 3, página 9
  15. 15,0 15,1 Primeiro Fanbook, página 55
  16. Primeiro Fanbook, página 57
  18. Boruto: Naruto Next Generations episódio 35
  19. 19,0 19,1 19,2 19,3 19,4 Primeiro Fanbook, página 56
  20. 20,0 20,1 Naruto capítulo 9, página 7
  26. Naruto capítulo 235, páginas 11-15
  27. Segundo Databook, página 55
  28. Naruto episódio 145

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Sistema Organizacional Shinobi