Este ninjutsu médico permite ao usuário acelerar o processo de cura natural do corpo, enviando chakra de suas mãos em uma ferida ou aflições das partes do corpo. Isso permite que o utilizador cure um paciente sem a necessidade de equipamento médico ou cirúrgico, o que torna a técnica muito útil no campo de batalha. Ele pode ser usado para tratar ambos os ferimentos externos e internos. É vital para corresponder à quantidade de chakra utilizado para a gravidade da doença ou lesão. Isso requer uma grande quantidade de controle de chakra. Devido a isso, apenas alguns ninjas médicos altamente qualificados são capazes de usar esta técnica. Kabuto Yakushi demonstrou a capacidade de usá-la à uma curta distância do alvo, em vez do contato direto.[7]

Ao enviar uma quantidade excessiva de chakra ao corpo do paciente, o usuário pode sobrecarregar a circulação normal do paciente, aprisionando-o em um estado de coma.[8] Embora esta é geralmente indesejável, Kabuto, uma vez efetivamente utilizou esse efeito colateral para obter Kiba Inuzuka fora do seu caminho.

Curiosidades

  • Em Konohagakure, ninjas médicos parecem aprender esta técnica praticando com peixes.[9]
  • Quando Rin Nohara usou esta técnica no mangá, ela foi apresentada com uma coloração branca semi-transparente.[10]
  • Em Naruto Shippūden: Dragon Blade Chronicles, quando Sakura utiliza esta técnica, sua coloração é branca emanando uma aura rosa, devido ao aprimoramento de seu traje especial.
  • Embora a última parte do nome desta técnica é escrita da mesma forma que o senjutsu, não se referem à mesma coisa. Senjutsu se refere às técnicas utilizadas pelos sapos e cobras sábias enquanto o nome desta técnica refere-se ao segredo da imortalidade que os lendários sábios reais supostamente tinham.
  • Esta técnica é possivelmente derivada da prática da vida real, o Reiki.
  • No anime, durante a aula de Sakura Uchiha, alguns genin praticaram a cura em bonecos especiais, galhos de árvore de cerejeira e peixes. Hako Kuroi e Iwabee Yuino são os únicos a não completarem a cura nos respectivos alvos.[11]
    • Embora Wasabi Izuno já tenha demonstrado a capacidade de curar um companheiro antes de se formar na Academia, ela não foi vista tendo êxito com os itens, em especial com o galho. Ainda assim, posteriormente ela está com um boneco curado enquanto conversa com Iwabee Yuino.[11]

Ver Também

Referências

  1. Primeiro Databook, página 198
  2. Naruto Shippūden: Ultimate Ninja 4
  3. Naruto: Ultimate Ninja Online
  4. Naruto CCG, ID POPJ-768
  5. Naruto CCG, ID RARJ-132
  6. Naruto CCG, ID DLJ-207
  7. Naruto capítulo 296, páginas 12-13
  8. Naruto capítulo 103, páginas 9-10
  9. Naruto capítulo 238, páginas 5-6
  11. 11,0 11,1 Boruto: Naruto Next Generations episódio 152