FANDOM

A Técnica de Cintilação Corporal é uma técnica de movimento em alta velocidade, permitindo que um ninja mova-se de uma curta para uma longa distância a uma velocidade quase indetectável.[2] Para um observador, ele aparece como se o usuário tivesse teletransportado. Uma baforada de fumaça é ocasionalmente usada para disfarçar os movimentos do usuário. Ela é realizada usando chakra para vitalizar temporariamente o corpo e se mover em velocidades extremas. A quantidade de chakra necessária depende da distância total e elevação entre o usuário e o destinatário.

Uso

Diferentes vilas ocultas usualmente têm variações da Técnica de Cintilação Corporal, que envolvem algum elemento extra além do próprio movimento. O elemento extra é normalmente algum tipo de substância usada para distrair o oponente, como folhas ou areia.

Shisui Uchiha, que era conhecido por seu uso desta técnica, era temido como "Shisui da Cintilação Corporal" (瞬身のシスイ, Shunshin no Shisui). Sempre que ele empregou esta técnica, Shisui desaparecia de vista, não deixando nenhum vestígio de sua presença.

Melhorias

Cintilação Corporal na Névoa (霧瞬身, Kiri-Shunshin)[1]
Cintilação Corporal na Névoa
Muito comum entre os ninjas de Kirigakure, essa variante lhes permite locomoverem-se entre a névoa sem serem detectados, podendo assim desferir ataques furtivos e eliminar seus alvos com a guarda baixa. Quando em ambientes pobres de névoa, é possível utilizar a Técnica de Ocultação na Névoa, assim gerando uma névoa artificial para tornar a técnica possível.[3]
Cintilação Corporal na Areia (砂瞬身, Suna-Shunshin)[1]
Suna-Shunshin
  • Classificação: Ninjutsu
  • Classe: Suplementar
  • Selos Manuais : Confronto
  • Usuários: Gaara, Rasa (Apenas Game)

Trata-se de uma variante exclusiva de Gaara que, através do seu controle sobre a areia, oculta-se em uma tempestade de areia, permitindo que ele se desloque de um lugar o outro sem que seus movimentos sejam vistos. Nos games, Rasa é capaz de fazer o mesmo com seu Pó de Ouro.[4]

Cintilação Corporal na Folha (木ノ葉瞬身, Konoha-Shunshin)[1]
Cintilação Corporal na Folha

É normalmente empregada por ninjas de Konohagakure, em que eles fazem as folhas dançarem pelo ar e desaparecem num estante, como se fossem névoa. Isso permite que eles fujam ou se infiltrem em ambientes sem chamar atenção. Essa variante é geralmente utilizada em locais próximos à vegetação, tornando a fuga ainda mais efetiva.[5]ref>Naruto capítulo 109, página 12-16</ref>

Cintilação Corporal na Água (水瞬身, Mizu-Shunshin)[1]
Cintilação Corporal na Água (Kisame)

Mediante ao uso da Cintilação Corporal em ambiente aquático, o usuário pode alcançar grandes velocidades de nado, obtendo grande vantagem na água.[6] Alternativamente, também é possível esconder-se sob a água lançar-se para fora como um torpedo em direção ao seu alvo na superfície.[7]

Cintilação Corporal na Névoa de Tinta (墨霞瞬身, Sumigasumi-Shunshin)[8]
Técnica da Névoa de Tinta
  • Classificação: Ninjutsu
  • Classe: Suplementar
  • Selos Manuais: Confronto
  • Usuários: Sai

Consiste no uso da Técnica da Névoa de Tinta em conjunto com a Técnica de Cintilação Corporal, criando uma cortina de fumaça que oculta os movimentos do usuário enquanto foge sem ser notado.[9]

Cintilação Corporal de Liberação de Relâmpago (雷遁の瞬身, Raiton no Shushin)[10]
Cintilação Corporal de Liberação de Relâmpago (Kinshiki - Filme)

É uma forma avançada que permite que seu usuário se locomova a velocidades ainda mais elevadas que a Cintilação Corporal, deixando um rastro de relâmpagos pelo caminho. Com isso, é possível se esquivar de técnicas extremamente velozes, como o Amaterasu e o Rasenshuriken.[11]

Poucos foram capazes de acompanhar a velocidade dessa técnica, apenas Minato com sua Técnica do Deus Voador do Trovão[12] e Naruto Uzumaki enquanto que em seu Modo de Chakra do Nove-Caudas mostraram-se mais rápidos do que ela.[13]

Cintilação Corporal da Liberação de Vento (風の瞬身, Kaze no Shunshin)
Kaze no Shunshin

Ao executar o selo de mão o usuário convoca um feroz turbilhão de ar que rodeia seu corpo, o que pode ser usado para obstruir a visão do inimigo e permitindo-lhe fugir do local. Não fica claro se isso proporciona melhorias significativas na velocidade do usuários, mas ele aparentemente move-se junto ao vento.[14]

Cintilação Corporal de Liberação de Fogo
Katon-Shunshin
  • Classificação: Ninjutsu
  • Elemento: Símbolo Katon Liberação de Fogo
  • Classe: Suplementar
  • Selos Manuais: Desconhecido → Desconhecido → Desconhecido
  • Usuários: Kabuto (Apenas Anime)
É utilizada através da execução de uma sequência de selos de mãos, que faz com que seu usuário seja aparentemente engolido por um tornado de chamas, servindo como uma distração para fugir na surdina. Apesar de utilizar a natureza fogo, essa variante pode ser usada em cima da água sem ter sua eficiência prejudicada.[15]

Outras Variantes

  • A técnica empregando o uso de fumaça.
  • A técnica empregando o uso de corvos.
  • A técnica empregando o uso de pétalas.
  • Cortina de Fumaça: A fim de retirar-se de um local sorrateiramente, o usuário desencadeia uma cortina de fumaça para ocultar-se e fugir sem deixar rastros.[16]
  • Corvos: Com os auxílio dos seus corvos para se ocultar, Itachi é capaz de mover-se sem ser notado, surpreendendo seu oponente com um ataque furtivo.[17]
  • Pétalas: Nos jogos, Ino utiliza uma forma singular de Cintilação Corporal em que seus movimentos desencadeiam um rastro de pétalas por onde ela passa.

Curiosidades

Veja Também

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 Primeiro Databook, página 197
  2. 2,0 2,1 Naruto capítulo 395, página 9
  3. Naruto capítulo 26
  4. Naruto Shippūden: Ultimate Ninja Storm Revolution
  6. Naruto capítulo 472
  8. Shikamaru Hiden
  9. Terceiro Databook, página 276
  14. Naruto episódio 53
  15. Naruto: Shippūden episódio 104
  17. Naruto: Shippūden episódio 137

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Técnica de Cintilação Corporal

  • O uso geral do Técnica de Cintilação Corporal

    11 mensagens
    • Não estou disendo que as técnicas tem poder semelhante mas sim que o Shunshin e um componente destas técnicas pelo menos e isso que d...
    • Sei que o tópico é antigo, mas achei o assunto em pauta muito interessante, então gostaria de expressão meu entendimento acerca do tema. C...
  • O Shunshin do Shisui é o mais rápido de todos?

    2 mensagens
    • Gostaria de saber se o Shunshin do Shisui é a técnica de velocidade mais rápida de todas, levando em consideração o raiton no yoroi ...
    • Depende. Não dá pra comparar o Shunshin com o Hachimon ou o Raiton no Yoroi, pois são completamente diferentes um do outro e seguem ...