Um exemplo das cinco transformações da natureza básicas.

Transformação da Natureza (性質変化, Seishitsu Henka)[1] é uma forma avançada de controle do chakra. Isso implica na moldagem e definição do chakra em um tipo de inato de natureza elemental, alterando suas propriedades e características. A transformação da natureza é um dos dois conceitos necessárias para a criação de uma técnica, sendo o seu homólogo a transformação da forma.[2] Enquanto a transformação da natureza muda as propriedades do chakra, a transformação da forma muda a forma e o movimento.[3] A emissão do chakra elemental é normalmente sufixada com "Liberação" (遁, Ton, TV brasileira: Estilo).

Tipos Básicos

Um diagrama circular das fraquezas de diferentes elementos.

Cinco Naturezas Básicas (五大基本性質, Godai Kihon Seishitsu) em que o chakra pode ser convertido e são a base para todo ninjutsu elementar. Eles são tão vitais para o estilo de vida shinobi que cada um dos Cinco Grandes Países Shinobi tem em sua nomeclatura um dos cinco.[4] Essas naturezas estão todas conectadas em um círculo, onde cada uma é mais fraca que uma e mais forte que outra:

Basicamente, isso significa que se uma técnica elemental é usada contra uma outra do mesmo nível, porém uma é de natureza superior, a de natureza inferior será sobrepujada. Porém, uma técnica de natureza inferior pode prevalecer sobre uma de natureza superior se tiver um nível maior, por exemplo, uma técnica que emprega apenas a Liberação de Água não pode extinguir uma técnica de Fogo reforçada pelo Vento, como visto quando Kakashi tentou apagar a técnica de Fogo e Vento combinados de Kakuzu com a Liberação de Água: Formação da Parede de Água e falhou, foi no entanto contrariada por uma combinação de Água e Vento: Técnica do Vórtex do Tufão de Água.

Contrabalança

Nas relações entre as naturezas de chakra existe o conceito conhecido como Lógica da Contrabalança (相殺の理, Sōsai no Ri).[5] Este princípio afirma que duas técnicas da mesma natureza se cancelam se ambas possuem a mesma quantidade de chakra usado. Por exemplo, na luta de Kakashi e Kakuzu, ele cancelou a Liberação de Relâmpago: Gian de Kakuzu com sua própria técnica, o Corte Relâmpago.

Porém, se uma das técnicas tiver mais chakra, ela prevalecerá sobre a outra. Não apenas isso, mas a técnica mais forte iria absorver a mais fraca, e o usuário da técnica mais fraca receberia mais dano do que o normal. Por exemplo, na luta de Sasuke e Itachi, ambos se atacam com a Liberação de Fogo: Técnica da Grande Bola de Fogo, e a técnica de Sasuke começa a ultrapassar a de Itachi quando ele ativa sua Marca da Maldição. Itachi reage ativando seu Amaterasu, que acaba consumindo todo o fogo criado com as duas técnicas, o absorve e cresce ao ponto de cegar o campo de visão de Sasuke.

Afinidade

O resultado do chakra de Kakashi em contato com o papel especial: amassa.

No geral, toda pessoa possui chakra com afinidade com uma das cinco naturezas básicas. Isso parece ser um fator genético, visto que existem clãs cujos membros possuem a mesma afinidade em comum; a maioria dos membros do Clã Uchiha, por exemplo, possui afinidade com Fogo.[6] A afinidade de uma pessoa pode ser determinada usando "Papel Indutor de Chakra" (チャクラ感応紙, Chakura Kannōshi), que é feito de uma árvore que é cultivada e alimentada com chakra. Quando o indivíduo infunde seu chakra no papel, ele reage de acordo com a natureza latente do chakra:[7]

  • Fogo: o papel vai inflamar e virar cinzas.
  • Vento: o papel será dividido em dois.
  • Relâmpago: o papel vai amassar.
  • Terra: o papel vai virar a barro e esfarelar.
  • Água: o papel vai ficar molhado/úmido.

Um ninja terá maior facilidade em aprender e controlar a natureza que corresponde com a afinidade natural de seu chakra, embora mesmo assim possa levar alguns anos para dominá-la. Apesar disso, ele não está restrito a utilizar apenas a natureza com qual ele tem afinidade, na verdade quando alguém alcança a patente de jōnin, é comum que já tenha dominado uma segunda.[8] Embora seja tecnicamente possível dominar todas as cinco naturezas básicas, isso é muito raro devido à quantidade de treinamento envolvida, por isso há poucos ninjas conhecidos que tenham alcançado tal feito por meios naturais, como é o caso de Hiruzen Sarutobi.

Tipos Avançados

Enquanto a maioria das pessoas nascem com uma afinidade para uma natureza específica, há casos raros em que o indivíduo herda uma linhagem sanguínea que lhe concede afinidade com múltiplas naturezas que, ao serem combinadas simultaneamente, geram uma completamente nova com propriedades únicas.[9] Aqueles que nascem com kekkei genkai elementar são detentores de duas afinidades naturais, enquanto os que possuem kekkei tōta tem afinidade com três.[10]

Liberação de AçoLiberação de ÁguaLiberação de CalorLiberação de ChamaLiberação de CristalLiberação de EscuridãoLiberação de ExplosãoLiberação de FervuraLiberação de FogoLiberação de GeloLiberação de Gelo (Yukigakure)Liberação de LamaLiberação de LavaLiberação de MadeiraLiberação de MagnetismoLiberação de PoeiraLiberação de RelâmpagoLiberação de TerraLiberação de TempestadeLiberação de TufãoLiberação de VelocidadeLiberação de VentoLiberação de YangLiberação de YinLiberação de Yin-YangDiagrama de Naturezas Avançadas.svg

Símbolo Hyoton.svg

  • Liberação de Gelo (氷遁, Hyōton) — é criada pala combinação simultânea das naturezas Água e Vento. É famosa por ser uma kekkei genkai transmitida dentro do clã Yuki de Kirigakure.

Símbolo Mokuton.svg

  • Liberação de Madeira (木遁, Mokuton) — é criada pela combinação simultânea das naturezas Terra e Água. Essa kekkei genkai fez fama juntamente com Hashirama do clã Senju e pode ser obtida por aqueles que assimilam suas células.

Símbolo Yoton.svg

Símbolo Ranton.svg

  • Liberação de Tempestade (嵐遁, Ranton) — é criada pela combinação simultaneamente das naturezas Relâmpago e Água. Essa kekkei genkai é extremamente comum em Kumogakure, sendo Darui um de seus detentores.

Símbolo Futton.svg

Símbolo Jinton.svg

  • Liberação de Poeira (塵遁, Jinton) — é criada pela combinação simultânea das naturezas Fogo, Terra e Vento. Uma kekkei tōta herdada por e Ōnoki de Iwagakure, bem como os humanos sintéticos produzidos com o material genético desse último.

Símbolo Bakuton.svg

Símbolo Shakuton.svg

Símbolo Jiton.svg

Símbolo Enton.svg

Símbolo Taiton.svg

Símbolo Shoton.svg

  • Liberação de Cristal (晶遁, Shōton) — sugere-se que seja criada através da natureza Terra, mas não se sabe se há um segundo componente. O único detentor conhecido dessa kekkei genkai é Guren. (Apenas Anime)

Símbolo Kōton.svg

Símbolo Deiton.svg

  • Liberação de Lama (泥遁, Deiton) — é criada pela combinação simultânea das naturezas Água e Terra. Seu único usuário conhecido é Ameyuki. (Apenas Novela)

Símbolo Meiton.svg

  • Liberação de Escuridão (冥遁, Meiton) — sua composição é desconhecida. É uma kekkei genkai que foi obtida por Hiruko após roubá-la de um ninja desconhecido. (Apenas Spin-offs)

Símbolo Jinton (velocidade).svg

  • Liberação de Velocidade (迅遁, Jinton) — sua composição é desconhecida. É uma kekkei genkai que foi obtida por Hiruko após roubá-la de um ninja desconhecido. (Apenas Spin-offs)

Combinando com a Transformação de Forma

Enquanto a Transformação da Natureza muda a natureza atual do chakra, a Transformação da Forma permite que o ninja mude a forma atual e as ações do chakra, alterando suas habilidades. Por causa disso, uma técnica como o Rasengan pode se tornar na Liberação de Vento: Rasengan ou na Liberação de Vento: Rasenshuriken, pelo vento ser adicionado ao movimento do chakra. A natureza cortante desse chakra é usada em conjunção com a forma de milhões de lâminas minúsculas em uma formação em espiral, resultando numa técnica muito mais poderosa, assim visto quando esta foi usada em Kakuzu.

Yin e Yang

O chakra Yin e Yang da Nove-Caudas.

À parte dos cinco tipos básicos de transformação da natureza, existe um sexto tipo: o Elemento Yin-Yang (陰陽遁, Onmyōton ou também In'yōton), que é a combinação do Yin (陰, In), a base da imaginação e da energia espiritual, usado para executar a Liberação de Yin (陰遁, Inton; "Estilo Sombra"); e do Yang (陽, ), a base da vitalidade e da energia física, usado para executar a Liberação de Yang (陽遁, Yōton; Viz "Estilo Luz"). Yamato sugeriu que o Yin-Yang é a fonte das técnicas não-elementares, como genjutsu, Ninjutsu Médico, Técnica de Imitação pela Sombra, Técnica do Tamanho Múltiplo, etc.[11]

A transformação do Yin-Yang tem a ver com alterar a quantidade e a balança entre a energia física e espiritual no chakra. Assim como foi explicado por Shikamaru, os vermes de Tayuya eram formas de energia espiritual que tinham pequenas quantidades de energia física, portanto eles eram sedentos de energia física para assim ganharem estabilidade. Shikamaru também disse que Tayuya era o mesmo tipo de ninja que ele, sendo capaz de usar tipos de "chakra especial" em combate, fortalecendo a ideia de que as técnicas de sombras do clã Nara são baseadas em Yin-Yang.[12]

Curiosidades

  • O conceito de Transformação da Natureza é baseado na arte do Onmyōdō (陰陽道, literalmente Caminho do Yin-Yang), que mistura ciência naturais com ocultismo.
  • Técnicas como Projétil do Óleo de Sapo e a Técnica da Nuvem de Veneno mencionam a "conversão" ou "mistura" de chakra em materiais ou substâncias, mas nunca mencionaram algum uso de naturezas do chakra. Além disso, essas técnicas não são naturezas avançadas justamente por possuírem ranks, e portanto não podem ser Kekkei Genkai.
  • Outras técnicas envolvendo manipulação de substâncias também são confundidas com naturezas do chakra, tais como seda, osso, e tinta. Porém essas substâncias não podem ser produzidas somente com chakra, o que significa que o chakra não muda sua natureza, e sim é usado para mudar substâncias pré-existentes.
  • No anime, durante o episódio 63, Yamato disse a Naruto que nenhum shinobi conhecido jamais dominou todas as cinco naturezas básicas. Isso foi mais tarde provado incorreto, como Hiruzen Sarutobi demostrou tal no capítulo 662. No entanto, no caso da declaração de Yamato, era exclusivo do anime e feito cinco anos antes do lançamento do capítulo.
  • Algumas naturezas, tais como Explosão e Magnetismo, não foram reveladas como naturezas avançadas até muitos capítulos após suas estreias.
  • É dito que o Espelho Yata contém todas as transformações da natureza para mudar suas características para defletir qualquer ataque.[13] Porém não se sabe se isso quer dizer que ele contenha elementos avançados também.
  • Depois de se tornarem o jinchūriki do Dez-Caudas, Obito Uchiha e Madara Uchiha utilizaram um novo tipo de transformação da natureza, que foi uma combinação de pelo menos quatro naturezas de chakra. Eles poderiam aplicar a transformação da forma a esta natureza e usar uma técnica única.

Referências

  1. Terceiro Databook, página 214
  2. Naruto capítulo 314, páginas 11-12
  3. Naruto capítulo 321, páginas 4-5
  5. Terceiro Databook, página 236
  8. Terceiro Databook, página 214
  9. Naruto capítulo 316, páginas 4-7
  10. Naruto: Shippūden episódio 55
  12. Naruto capítulo 207, páginas 8-9
  13. Terceiro Databook, páginas 274-275