FANDOM

Tsukuyomi é notado por ser um dos genjutsu mais poderosos que existem.[2] Diz-se representar o "Mundo Espiritual e a Escuridão" (精神界と闇, Seishinkai to Yami), o antípode de Amaterasu — um ninjutsu de poder similar.[1]

Uso

O Tsukuyomi requer contato visual para ser executado, prendendo o alvo dentro de uma ilusão completamente sob o controle do usuário. As proezas de Itachi com a técnica permitiram-lhe alterar a percepção do tempo com facilidade dentro do genjutsu para fazer alguns segundos parecerem muitos dias como forma de torturar o alvo. Isto resulta na vítima sofrendo trauma psicológico que os incapacita por um período de tempo considerável. Depois de Itachi usar em Kakashi na Parte I, Kisame ficou surpreso que a mente de Kakashi ainda estava intacta.[3] Apenas Tsunade foi mostrada capaz de curar este dano psicológico.[4]

No anime durante a Parte I, o uso de Itachi do Tsukuyomi era tipicamente caracterizado com uma lua vermelha lançando uma luz vermelha em toda a ilusão com uma atmosfera muito nublada, dando ao fundo uma aparência vermelho-sangue, enquanto a vítima dentro da ilusão é retratada em uma escala de cinza invertido.

Essa técnica poderosa não fica sem seus inconvenientes no entanto. Devido à complexidade da ilusão e a rapidez com que é executada, uma enorme quantidade de chakra é necessária e uma quantidade adicional de stress é colocada sobre o olho esquerdo, deixando a visão de Itachi mais turva. Antes de usá-lo em Kakashi na Parte I, Itachi afirma que o Tsukuyomi só pode ser quebrado por um usuário do Sharingan que compartilha o mesmo sangue que ele;[5] como demonstrado quando Sasuke superou o Tsukuyomi de Itachi em sua batalha.[6]

Outras Mídias

Em diversos jogos da franquia, Itachi usa o Tsukuyomi de maneiras diferentes das mostradas no mangá e anime, explorando a versatilidade da criação de diferentes ilusões. As diferentes ilusões criadas foram:

  • Em Naruto: Ultimate Ninja 2 e Naruto: Ultimate Ninja Storm, ele faz o chão afundar as pernas do oponente e logo em seguida ele vê através do reflexo do chão uma lua vermelha caindo do céu esmagando-o logo depois, enquanto a imagem da lua deforma em uma cópia do Mangekyō Sharingan de Itachi. Em Naruto: Ultimate Ninja 2, ele chama essa técnica de Sonho Negro (黒夢, Kuroyume; Bandai: Pesadelo Negro).
  • Em Naruto: Clash of Ninja Revolution 2, ele combina essa técnica com Kisame Hoshigaki e sua Samehada. Itachi anda por trás do oponente e apunhala-o, deixando-o de guarda baixa. Kisame então emerge da água e finaliza com um golpe da Samehada contra o inimigo, revelando o genjutsu assim que ele se torna bolhas ao ser cortado.
  • Em Naruto Shippūden: Ultimate Ninja 4, ele coloca o oponente em uma ilusão onde Itachi desaparece e um buraco negro aparece no céu, devorando todo o ambiente circundante e tornando-se cada vez maior. Em seu ápice, ele ganha lentamente a forma do Mangekyō Sharingan de Itachi, devorando o oponente e deixando-o inconsciente na realidade. Essa versão é conhecida como Dōjutsu: Calma Poderosa (瞳術・威凪, Dōjutsu: Isanagi; literalmente significa: Técnica Ocular: Calma Poderosa; Bandai: Jutsu Visual: Calma Poderosa).

Influência

Puxando do antigo mito japonês de Amaterasu, Tsukuyomi, Susanoo e, onde, quando Izanagi lavou o rosto, depois de escapar do submundo seu olho direito se tornou Tsukuyomi, o deus da lua. Curiosamente, como Tsukuyomi é a Lua, que está também associado com o passar do tempo e, às vezes citado sendo o Deus do Tempo (ou pelo menos do calendário), cabendo a habilidade do genjutsu para alterar a percepção da passagem do tempo.

Veja Também

Curiosidades

  • Na novela, Itachi usa essa técnica para matar Izumi Uchiha, apesar de que na série um genjutsu não pode matar o alvo por conta própria.
  • No uso em Naruto: Ultimate Ninja Storm desta técnica, a forma que Itachi afunda o oponente no chão parece a mesma de Jiraiya, apesar de ser apenas parte do genjutsu.
  • Embora todas as representações da técnica sejam descritas como escala de cinza invertida, o céu vermelho-sangue nem sempre é representado dessa cor nos games.

Referências

  1. 1,0 1,1 Segundo Databook, páginas 252-253
  4. Naruto capítulo 172, páginas 15, 18

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Tsukuyomi